quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nova geração

Neste Grande Prêmio da Itália presenciamos o piloto mais jovem a vencer uma corrida na Fórmula 1, consolidando de vez esta nova geração que possui uma qualidade impressionante.

O pódio em Monza foi a prova da revelação de novos pilotos no cenário da categoria máxima do automobilismo, todos os três conquistaram vitórias inéditas nesta temporada. Com apenas 21 anos de idade, o alemão Sebastian Vettel venceu pela primeira vez e se tornou o piloto mais jovem a ganhar uma corrida. Vettel tem mostrado um grande talento com o trabalho desenvolvido na STR. Heikki Kovalainen foi outro que obteve seu primeiro triunfo neste ano, mas não é dos mais talentosos da categoria. E por fim uma das maiores revelação, o polonês Robert Kubica, que vem se consolidando como o grande nome da Fórmula 1. Kubica, com apenas 23 anos, é uma das promessas para o futuro e em breve estará lutando por títulos.

Além desses três nomes, não podemos deixar de citar também o inglês Lewis Hamilton. Atualmente com 23 anos, Hamilton está em sua segunda temporada e já conquistou um vice-campeonato. Apesar da pouca idade, o talento do inglês é indiscutível e ele tem tudo para se tornar um dos maiores pilotos da Fórmula 1. Neste campeonato mundial, Lewis briga novamente pelo título e mostra que não se abalou com os acontecimentos do ano passado.

Está é a nova geração que tem deixado a Fórmula 1 um pouco mais charmosa. Mas, é claro que não se compara aos anos de glória da categoria. Infelizmente, mesmo com esta excelente safra de pilotos, o que ainda fica muito em evidência são os equipamentos, transformando o espetáculo mais em um show de tecnologia do que propriamente um show de talentos.

Abraços.

Leandro Montianele

14 comentários:

Thiago Raposo disse...

Pois é...já tem tempo que o equipamento fala tão alto, ou até mais, que o talento do piloto...
abraços

Marcelonso disse...

Leandro,

O piloto ainda é a diferença,podemos ver em exemplos práticos dentro das equipes como McLaren,Renault,Toro Rosso entre outras.
Mas fica nisso,dentro dos times.
Como vc bem falou um talento dentro de um carro sofrível,não tem muito o que fazer,a não ser em condições adversas,fora isso é muito dificil.Já um piloto mediano num carro de ponta,basta não fazer bobagens que tudo dá certo.

A categoria precisa encontrar um modo de equilibrar mais as forças,deixando a diferença para aquele que fica entre o volante e o banco.

abraço

Leandrus disse...

A gente fica até triste quando lembra que o que mais faz a diferença atualmente é o carro. Mas pelo menos, ano após ano, estão tentando achar uma maneira de priorizar o talento dos pilotos.

Anônimo disse...

cara, eu sei q muita gente, q le seu blog, gostaria d baixar videos d corridas, qem sab ate vc mesmo. pois eh, eh q exist um site q vc pod baixar nao so videos como tb corridas completas d todos os tempos(todos os tempos mermo tem ate coisa dos anos 50´). a 1 vitoria de senna, a 1 d piquet, a ultima do massa, enfim tudo e se der sorte ainda em portugues.... e melhor tudo d graça. so q o site nao permite q se coloq o link direto. mas a gent pod passar por email. entao q vc podia colocar uma msg do tipo. qer baixar tudo do mundoda f1 e ainda d graça me mande um email. mas c vc kiser colocar o link direto aí eh com vc.


sei q o texto ta meio louco, mas tou sem tempo d corrigir. pra qem se interessou eh so me mandar um email

cadunittARROBAhotmail.com

Raúl disse...

hay una nueva generacion q viene tirando fuerte pero cada vez llegan mas jovenes a la f1

Daniel Leite disse...

Para mim, o melhor destes todos é Hamilton. Ele é o único capaz de reinventar a própria corrida, fazendo coisas e ultrapassagens incríveis. É um tanto estabanado às vezes, um problema que ele resolverá com a experiência acumulada.
Vettel pode vir a ser o melhor. O feito dele em Monza foi impressionante. E as coincidências com Schumacher, também. Vencendo na Itália, com uma equipe italiana, regendo o hino italiano com o boné e sendo alemão, ele tem pedigree.

Até mais!

GiglioF1 disse...

Leandro,

Bom post!
Concordo com os colegas...a chave é como a formula 1 equilibra os carros, mas mantendo-se na vanguarda da tecnologia, algo que fascina na categoria...nao pode virar uma Indy com tanques a alta velocidade mas com tecnologia nao muito avancada...
abraco!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Sou fã e nunca escondi isso de pilotos-espetáculo e por isso tenho gostado cada vez mais do Hamilton, o Vettel despertou muito minha atenção, o Massa tem demonstrado arrojo na hora certa, mas o Kubica tem caído cada vez mais em meu conceito, ele não faz corridas de encher nossos olhos, não opõe resistência a um carro quando está prestes a ser ultrapassado...sei lá tá faltando um algo mais nesse polonês para que eu possa listá-lo no meu rol de pilotos que mais gosto. Tomara que ele comece a dar show brevemente porque depositei muita esperança nele em um passado recente...

Anônimo disse...

Finalmente, a F1 tem uma nova geração talentosa. Hamilton eh mesmo a grande estrela da nova geração, mas precisa de maior cuidado.
Não concordo com o Giglio. Só pq a Indy tem carros defasados em aerodinâmica e não tão altamente tecnológicos, não quer dizer que sejam "tanques". Foi a forma que eles encontraram justamente pra não acontecer por lá o que está tão presente na F1, lá o que importa é o "braço" do piloto e nem tanto o carro. E ainda dão uma boa freada nos custos de desenvolvimento.Pilotos ótimos, bons, médios e ruins tem q ser virar com o mesmo equipamento. Então vence o melhor piloto, ainda bem.

Carlinhos Horta disse...

Esse último GP foi emocionante demais. Até que enfim o talento dos pilotos foi posto a prova.

Muito interessante o blog.
Parabéns!

Anônimo disse...

PA CIME DELES FELIPE MASSA.
RUMO AO TITULO.

Daniel Médici disse...

Tenho buscado uma explicação para essa avalanche de pilotos jovens fazendo sucesso na F1. Porque nem sempre foi assim. Clark penou três anos no fundo do grid pra se tornar um cara de ponta.

Acho que é um processo meio flusseriano (pra quem entende, Flusser). Um charutinho demandava experiência para ser conduzido. Esses carros de hoje exigem bons funcionários.

Anônimo disse...

Talvez seja o ano com mais GP sob chuva, será ?? muta emoção mesmo aliada a essa nova geração que ta surgindo...........

Histórias da F-1 I

Pâm Cristina LF* disse...

eu amo o Hamilton
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

meu adoro vim no seu blog o seu topo é showwwwwwwwwwww
rsrsrsrsrs

=D