quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Augusto Maiolo marcou presença no Brasileiro de Kart

I Festival de Kart Amador de Guará homenageia Tchê, preparador dos kart de Ayrton Senna

Tchê recebe placa de homenagem das mãos de Flávio

Muita velocidade, diversão e emoção marcaram a realização do I Festival Brasileiro de Kart Amador, no Kartódromo Internacional de Guaratinguetá durante o último fim de semana, com a disputa de quatro categorias: RD 135 Original, RD 135 Preparado, Pró-400 livre e original 125 cc Livre (ar e água).

As disputas na pista foram de tirar o fôlego, principalmente na Rd 135 Preparada que encerrou o Festival. No entanto, além de dar oportunidade aos pilotos amadores de mostrarem seu potencial, também visa homenagear figuras importantes no meio automobilístico, e nada mais justo que na primeira edição o homenageado fosse um dos mais conceituados preparadores de kart do país.

Aos 72 anos, Lucio Pascual, conhecido como Tchê, continua sendo referência quando o assunto é preparação de kart. Na década de 70, o “Espanholo”, como é conhecido entre os amigos e colegas, morando no Brasil há 49 anos, conheceu um mirrado e tímido garoto. Falante, Tchê foi procurado pelo pai do menino para arrumar o motor do famoso kart 42.

Quando seu Milton voltou à oficina de Tchê, questionou o preço baixo cobrado, afirmando que o serviço não deveria ter ficado bom. O “Espanholo” foi enfático e disparou: “Se seu filho andar direitinho, vence a corrida”. Ayrton 42 venceu!

Foto de arquivo pessoal de Tchê, junto com Senna

Durante sete anos, Pascual trabalhou na preparação dos karts de Ayrton Senna da Silva, que anos depois conquistaria três títulos mundiais na Fórmula 1 (1888, 1990 e 1991). O contato de Tchê com o pupilo foi ficando cada vez mais escasso, principalmente depois que Senna foi para a Europa. Por telefone ou cartas, eles trocavam confidencias, mas, Ayrton já era profissionalmente independente.

O último contato pessoal entre o mestre da preparação e Senna foi no GP do Brasil de 1994, corrida anterior ao fatídico fim de semana em Imola. Tchê conta que Senna era uma pessoa triste, sem alegria no rosto e a imagem que guardou foi o forte abraço ao “filho” antes de se despedirem.

Emocionado Tchê relembra Senna durante homenagem

No domingo dia 26/10, em Guará, Tchê recebeu uma placa de homenagem e emocionado agradeceu. “É muito gratificante receber o prêmio. Agradeço muito a todos vocês pelo momento”, afirmou, ainda com o sotaque espanhol forte.

O responsável pelo kartodromo, Alexandre Oliva, explicou a iniciativa. “O Flávio trouxe a idéia e resolvemos abraçar. Nossa intenção é dar oportunidade aos piloto amadores, estes que são os pilotos de verdade, com custos reduzidos para a participação em um campeonato”.

“Nós queremos tirar esta visão de que o automobilismo é apenas um esporte de elite. Nosso objetivo é reunir pilotos que gostam desta ‘arte’ e realizar um evento bonito como foi”, afirmou Flávio, idealizador do Festival. A primeira edição do evento reuniu 43 pilotos de Guará. Pilotos dos estados de Santa Catarina, Goias, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo também marcaram presença.

Provas foram recheadas de disputas e ultrapassagens.

Entre esses pilotos, nomes importantes como o piloto Candeu e Lampadinha e ainda os preparadores de motores RD Reginaldo e Moa que estiveram presentes com suas equipes.

Um dos vencedores, Daniel Buck, na categoria 125 cc livre, que reuniu 16 pilotos no grid, foi um dos que curtiu o momento. “A organização está de parabéns pela grande estrutura oferecida e que este festival se firme cada vez mais”.

Daniel Buck comemora vitória em bandeirada de Tchê

Piloto profissional e atual vice-líder da Stock Jr. Lucas Finjer, também marcou presença, conquistando o terceiro lugar na categoria Pró-400, após largar na 9ª posição.

Augusto Maiolo em sua categoria FIREBALL largou em terceiro, mas seu kart na décima segunda volta quebrou a mangueira de combustível, “é uma pena, pois vinha muito forte para segurar a posição, mas infelizmente kart é isso aí, treinei bem na sexta, no sábado e domingo e cheguei na corrida com esperanças, mas hoje não deu” comentou o piloto que não poderia desmotivar, pois ainda iria correr na F14 pró livre.


Augusto Maiolo no pódio, quinto colocado

Mas vocês pensam que parou por aí, é claro que não Augusto também se preparou para outra categoria que é a F14 PRÓ karts de 13 hp onde foi o inicio do kart para ele e o mesmo não desperdiçou a oportunidade, concorrendo com 13 pilotos, fez o terceiro melhor tempo e foi para cima dos outros pilotos, logo no inicio teve uma batida que veio de trás para frente onde Augusto Maiolo foi atingido e um Kart voando por cima dele, ficou em último lugar e começou uma prova de recuperação mesmo com o cansaço e o calor muito forte da pista, voou baixo :

Resultado : 5º lugar na categoria F14 PRÓ 13 hp livre onde Maiolo comentou “foi muito difícil pois os pilotos estão muitos competitivos” comentou o piloto

Agora cada vez mais Augusto Maiolo vai se preparar, pois já foi convidado novamente a correr nas 6 horas de kart em Atibaia que vai ocorrer no dia 29 de novembro no kartódromo em Atibaia. O esporte que gera muita adrenalina e competitividade vem cada vez mais tomando espaço na vida do piloto, onde o mesmo comentou sobre seu sonho e não revelou ainda qual é, mas disse que já está bem próximo de ser realizado, pois comentou que as dificuldades são imensas, mas para Augusto isto é apenas como adversários na pista, tem que passar um a um e como é o ditado nas corridas, chegar é uma coisa e ultrapassar é outra, o piloto está a cada dia mais se dedicando a este esporte, pois com certeza acreditar é o primeiro passo para a realização.


Augusto Maiolo no Campeonato Amigos do Fireball, conta com os patrocínios : Golden Gate Transportes e Logística, Tim representante Alexandre e Érica e UFI

6 comentários:

Henry disse...

Loucos,
Incluídos no Blogroll - leituras obrigatórias...

Bem lembrado o legendário TCHÊ

Fotos BRUNO SENNA/Honda:
http://henrychannel.blogspot.com/2008/11/bruno-sennafotos-gigantes.html

Um abraço,
Henry

GiglioF1 disse...

Pessoal,

Bela lembrança e foto histórica...Sem duvida as memórias de Senna emocionam sempre aqueles que viveram próximo dele...

Belo post!!

Henry disse...

Atenção que hoje tem entrevista ao vivo com o BRUNO SENNA!!!
http://henrychannel.blogspot.com/2008/11/felipe-motta-entrevista-bruno-senna-e.html
Será sábado, às 13 HORAS!!!

Anônimo disse...

Já corri duas vezes nessa pista!! é sensacional!! sem nenhuma ondulação!!

F1 NA GERAL disse...

Sem dúvida uma bela homenagem a esse que também é uma lenda viva do esporte a motor no Brasil.

Giovanni / Thiago / Rubens disse...

Valeu pela publicação da minha matéria no blog de vcs...é bom ver o exemplo deste homem difundido em várias mídias

Abraço

Giovanni Romão