segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fatalidade na Fórmula 2


Um grave acidente na Fórmula 2 tirou a vida do jovem piloto Henry Surtees, de apenas 18 anos. A categoria que voltou a ser disputada neste ano estava na quarta etapa, em Brands Hatch. Após Jack Clarke bater na barreira de pneus, a roda traseira de seu carro soltou e atingiu a cabeça de Henry que vinha mais atrás. Com a forte pancada, o piloto ficou inconsciente e acabou batendo na curva seguinte.

Henry Surtees era filho de John Surtees, campeão mundial de Fórmula 1 pela Ferrari em 1964. John é conhecido por ganhar títulos tanto na categoria máximo do automobilismo quanto no motociclismo (1956, 1958, 1959 e 1960).

Diante da tragédia deste domingo, me pergunto se realmente o quesito seguraça é confiável nas categorias de acesso como a Fórmula 2, GP 2, entre outras. Muito se fala disso na Fórmula 1, mas e aquelas que são portas para a maior categoria do automobilismo mundial? Acredito que é assunto para ser revisto e discutido pelas autoridades competentes.

Leandro Montianele

8 comentários:

Felipão disse...

Uma pena em razão das circunstãncias. Fico com pena do Surtees, que sobreviveu a uma carnificina para perder um filho em uma época segura. RIP Henry!!!

Unknown disse...

creio q Henry estava no momento errado na hora errada...comparo esse acidente com o de Tom Pryce pela forma q aconteceu...mas faço as palavras do Felipão a minha quando ele diz que "...que John Surtees sobreviveu numa carnificina pra perder um filho em uma ápoca segura."

Anônimo disse...

com certeza, para John ter pedido seu filho dessa forma tão "banal" deve ter sido duro demais. E vc tem toda razão Leandro, eu fiquei me perguntando "aonde está o raio do cabo de aço que deveria ter segurado akela roda".

Net Esportes disse...

Acho que foi uma grande fatalidade, acho que foi muita falta de sorte do piloto, a roda entra na pista e do nada pula mais alto bem na cabeça do piloto e depois já pula lá pro outro lado da pista ..... foi um fato muito lamentável, muito trsite ... acredito que essas coisas infelizmente acontecem e talvez agora eles façam um esforço maior para uma roda jamais soltar do carro, soltou muito rápido, na primeira pancada, e se não me engano não qualquer tipo de proteção na árvore .....

Leandrus disse...

Concordo com o que já disseram aqui. A roda do carro se desprendeu facilmente tanto na batida do Clarke quanto na batida do Surtees, e ambos não tiveram uma batida tão forte para que isso acontecesse. É claro que a segurança atualmente é muito melhor do que antigamente (acho que isso não chega a ser muito diferente nas categorias de acesso), mas é uma coisa a ser revista.

OBS: Raphael, quando vi o Surtees já inconsciente no carro ainda em movimento, também não tive como não lembrar do Tom Pryce. Só que o acidente de 77 foi bem pior!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Fico com extremo pesar pelo velho John, grande piloto das antigas, único a ser campeão das categorias top sobre 2 e 4 rodas.

Marcelonso disse...

Leandro,


É sempre muito triste acidentes fatais no automobilismo,e neste caso foi uma terrivel falta de sorte.
Um garoto de 18 anos ter a vida ceifada tão cedo é cruel demais.

abraço

Anselmo Coyote disse...

Amigos,

Segurança em primeiro lugar evita muitas dores de cabeça.

Mas, quando a gloriosa aponta o alvo e o trajeto... não tem jeito.

Lamentável.

Abs.