domingo, 23 de agosto de 2009

Barrichello vence e entra para a história


Este GP da Europa entrou para a história do automobilismo nacional, pois Rubens Barrichello venceu e conquistou a vitória de número 100 para o Brasil na Fórmula 1. Muitos não esperavam um triunfo do brasileiro nas ruas de Valência, mas em uma bela corrida o piloto da Brawn GP superou as McLarens e subiu no lugar mais alto do pódio pela décima vez em sua longa carreira na categoria. Por incrível que pareça, Rubinho voltou a brigar pelo campeonato, no entanto, ainda é cedo para fazer qualquer tipo de previsão. Parabéns a Barrichello pela brilhante prova.

O atual campeão, Lewis Hamilton, tinha o melhor carro do final de semana em suas mãos, mas não contava com um erro da equipe McLaren em seu segundo pit stop. Além de Hamilton perder muito tempo na parada, perdeu também a liderança da corrida. O inglês acabou tendo que se contentar com a segunda posição. De qualquer forma é um ótimo resultado para o time prata, que vem em ascensão na temporada.

Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio com o terceiro lugar após ótimo desempenho durante a prova. O finlandês fez uma corrida consistente e bem equilibrada, sabendo andar forte quando exigido.

Após largar na primeira fila, Heikki Kovalainen, não passou de um quarto lugar. O piloto da McLaren não conseguiu imprimir um bom ritmo e em consequência disso perdeu posições nas duas paradas para reabastecimento e troca de pneus. Pelo menos um pódio era esperado de Kovalainen. Dificilmente o finlandês continua na equipe de Woking na próxima temporada.

Nico Rosberg, da Williams, repetiu o bom desempenho de corridas anteriores e cruzou a linha de chegada na quinta colocação. Rosberg tem feito um grande campeonato com um carro bem limitado. As boas performances do piloto fazem com que ele seja o mais cobiçado por outras equipes para o ano que vem.

O espanhol Fernando Alonso, que correu em casa, fez uma prova regular e conquistou a sexta posição. Em sétimo, chegou o atual líder da temporada, Jenson Button. O piloto da Brawn GP tem sido extremamente irregular nas últimas provas, é melhor ele abrir o olho. Robert Kubica, da BMW Sauber, fecha os oito primeiros colocados do GP da Europa.

Péssimo final de semana para a Red Bull, que não pontou nesta etapa. Sebastian Vettel deixou a corrida após motor ter estourado e Mark Webber fez uma corrida horrível, não passando de um nono lugar.

No próximo final de semana é o GP da Bélgica, realizado em Spa-Francorchamps. Por ser um circuito de alta, veremos se a atual força permanecerá com McLaren e Brawn GP. Talvez esta seja a chance da Red Bull se redimir e voltar a brigar pelo título. Spa sempre nos oferece um pouco de emoção. A disputa pelo campeonato esquenta, mas Button continua sendo o favorito.

1. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
5. Nico Rosberg (ALE/Williams)
6. Fernando Alonso (ESP/Renault)
7. Jenson Button (ING/Brawn GP)
8. Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
9. Mark Webber (AUS/Red Bull)
10. Adrian Sutil (ALE/Force India)
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
13. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
14. Timo Glock (ALE/Toyota)
15. Romain Grosjean (FRA/Renault)
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
17. Luca Badoer (ITA/Ferrari)
18. Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

Não completaram
19. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
20. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

Leandro Montianele

10 comentários:

Anselmo Coyote disse...

A Mc Laren, numa atuação a la Renault e Ferrari, perdeu a corrida para a Brawn.

Os pilotos fizeram o que deu. Parabéns ao Raikkonen. Hamilton e Rubinho cumpriram o script das equipes e tiveram corridas fáceis. Tenho dó do Hamilton.

Abs.

Net Esportes disse...

não é só a Brawn que erra ou faz besteira, dessa vez foram perfeitos e a burrada ficou com a McLaren ..... vitória brilhante do Rubinho, as vitórias dele demoram mas sempre são marcantes !!!

Felipão disse...

Depois de tanto tempo, o Barrica vence em uma corrida sem outros brasileiros. O que preocupa, ainda mais quando olhamos pra base e não vemos muitas perspectivas.

Excelente resumo, Leandro!!!

Marcelonso disse...

Leandro,

Barrichello teve uma bela atuação hoje,pena que suas belas atuações sejam raras.


abraço

Leandrus disse...

Pena que a vitória de número 100 do Brasil tenha vindo numa prova tão chata e com um tema da vitória tão feinho...

Boa vitória do Barrichello, que depois de ser prejudicado nos boxes algumas vezes nesse ano finalmente foi ajudado por alguma besteira nos pits. Estou até agora querendo entender como a Mclaren pode ter vacilado naquele pit do Hamilton, que pelo seu fim de semana mereceria a vitória.

Ateh!

Ron Groo disse...

Bom...
Eu, e eu disse EU, não gosto do 1B, assim como sendo santista não gosto do Corinthians, ou São Paulo ou Palmeiras, e não vou ficar feliz por suas vitórias.
Por mais justas que sejam.

E esta até foi, pelos proprios méritos de ter feito o que dele se espera: Acelerar.
E pelos outros que se embananaram, leia-se Hamilton já que Kova é um daqueles pilotos que não fazem diferença nenhuma em nada...

Marcos Antonio disse...

100 vitórias brasileiras, em 39 anos de F1. Até é um bom número, que venham mais!

Willian disse...

Foi uma vitória bacana, merecida. O Rubinho não ganhou por sorte e sim pelos méritos de ter sido rápido quando tinha de ser.
Enfim, valeu Rubinho!

Anselmo Coyote disse...

Leandro,
Devo dizer que apesar de a McLaren ter entregado a corrida de bandeja, não está no DNA da equipe essas trapalhadas e ela goza de muita credibilidade nesse quesito. Foi uma fatalidade, talvez por ter passado por tanto tempo sem se ver numa situação tão favorável.
Ela agiu como o Luca Badoer. Entrou fria num jogo em andamento pra lá de quente... rs.

Pinheirinho disse...

RUBINHO 100% DE TODOS NÓS
Rubinho não conquistou apenas a centésima vitória em GPs de Fórmula 1. Foi 100% perfeito. Lutou contra desafios que pareciam ignorá-lo. Pneus, curvas perigosas, freadas. Confirmou a fase madura para a disputa de um mundial. Um campeão autêntico no seu brilho e humilde na sinceridade de brasileiro que segue à frente. Independentemente de críticas ou de elogios. "O que importa é que está sendo lembrado", afirma. Seu choro rendeu-nos a vitória. E novamente só, Rubinho vence como o único brasileiro na pista. Delicioso é o sabor da vitória, principalmente quando Rubinho ergue-se, com sua simpatia e leva cada um de nós juntos. Parabéns Rubinho, 100% vencedor, 100% Brasil. E estamos 100% no seu coração.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com