quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma disputa pelo título

Para a maioria, após as sete primeiras corridas do campeonato o título já se encontrava praticamente definido. Jenson Button era líder isolado com grande folga e nada parecia tirar esta conquista de suas mãos. Mas o rendimento do inglês caiu e ele não mais conseguia se impor na pista como fazia anteriormente.

Neste perído em que Button não vinha bem, quem cresceu na competição foi Rubens Barrichello. O brasileiro buscou motivação, conquistou duas vitórias e tirou uma boa diferença para o líder da temporada. Atualmente 15 pontos separam os dois pilotos da Brawn GP, faltando três provas para o fim.

Em Cingapura o inglês conseguiu um resultado muito importante, que fez pouca diferença na classificação, mas para a cabeça do piloto foi de suma importância. Button vinha terminando as corridas atrás de Rubinho, fazendo com que a diferença de pontos diminuísse. Dessa forma a pressão aumentava e o risco de erro se tormava maior. Eu diria que o líder saiu com moral para as três últimas corridas do campeonato.

O caso de Barrichello se tornou mais complicado, pois é necessário que ele seja perfeito em Suzuka, Interlagos e Abu Dabi. Rubens ainda terá que torcer contra o companheiro de equipe nestas últimas etapas. A tarefa do brasileiro é extremamente complicada, mas não impossível de acontecer.

Neste final de semana, no Grande Prêmio do Japão, o título de Jenson Button poderá ser confirmado. Qualquer insucesso do inglês trará um fôlego a mais para Rubinho. Veremos qual será o desfecho dessa disputa em terras orientais.

Leandro Montianele

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resultados do Bolão


Na etapa de Cingapura do Bolão a média de pontuação acabou sendo baixa e as alterações na tabela de classificação foram poucas. Felipe continua firme na liderança e faltando três provas para o fim do campeonato já vai dando pinta de campeão. É difícil tirar esta diferença para o líder, que tem uma das mãos no título.

A disputa pelo segundo e terceiro lugares continua em aberto. Os oito primeiros ainda possuem boas chances. Atualmente quem ocupa a segunda colocação é o Ronilson, seguido pelo Bruno Santos, em terceiro. O maior pontuador desta etapa foi o Jackson com a marca de 26 pontos.

Neste final de semana teremos o Grande Prêmio do Japão, na quinta-feira estarei encaminhando o e-mail abrindo as apostas para a prova de Suzuka. Veremos se alguém será capaz de tirar este primeiro lugar das mãos do Felipe.

Abraços!

Leandro Montianele

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Minha Paixão por Fórmula 1 - F1 DataBase

Neste final de semana tive o prazer de ser o personagem da secção "Minha Paixão por Fórmula 1", no ótimo blog F1 DataBase, do meu amigo Buno Santos. No texto que escrevi eu contei como minha história com a categoria começou, influências, torcidas, lembranças de infância e etc. Para conferir o texto na integra basta clicar aqui.
Bruno, sua iniciativa é excelente, obrigado pela oportunidade!
Abraços!
Leandro Montianele

Destaques GP de Cingapura

Positivos

Lewis Hamilton - o piloto da McLaren foi absoluto neste final de semana após cravar a pole position e vencer com sobras nas ruas de Cingapura. O atual campeão mostrou mais uma vez todo seu talento ao triunfar pela segunda vez nesta temporada. Hamilton chegou a sua décima primeira vitória em sua curta carreira na Fórmula 1.

Timo Glock - o alemão da equipe Toyota foi a grande surpresa da corrida ao conseguir uma ótima segunda colocação na corrida. Glock acabou sendo beneficiado pelas punições sofridas por Rosberg e Vettel, mas isso não tira o mérito do piloto. Ele não vem numa boa temporada e esse pódio acaba dando um pouco de tranquilidade para as próximas corridas.

Fernando Alonso - o bicampeão mundial provou novamente que é um grande piloto, mesmo com a Renault em crise ele foi lá e colocou a equipe no pódio ao chegar na terceira posição. O R29 é uma carro muito ruim, mas Alonso conseguiu domina-lo com o talento que lhe é peculiar. Esse acabou sendo o primeiro pódio do espanhol na temporada.


Negativos

Nico Rosberg - Nico vinha na segundo colocação, em um ótimo ritmo, até que se dirigiu para o primeiro pit stop. Ao retornar para a pista, Rosberg errou de forma bizarra e cruzou a linha branca na saída do pit. Diante disse o piloto da Williams tomou um drive through e jogou fora sua corrida. A chance de um pódio para a equipe de Frank Williams acabou indo pelo ralo. Tristeza dos meus amigos Ron Groo, Felipão e Marcos Antônio.

Romain Grosjean - por incrível que pareça o substituto de Nelsinho Piquet tem feito um trabalho tão ruim quanto o do brasileiro. É até difícil de acreditar, mas é a pura verdade. Em Cingapura, Grosjean bateu na polêmica curva 17 nos treinos livres, passou reto na clasificação e completou apenas quatro voltas da corrida noturna. Parece que o pessoal da equipe Renault não anda muito satisfeito com o trabalho do piloto. Di Grassi pode pintar por aí.

Ferrari - a equipe italiana não conseguiu se encontrar nas ruas de Marina Bay e acabou sendo um verdadeiro desastre na corrida. O escuderia vermelha vinha de boas apresentações nas últimas corridas, principalmente com Kimi Raikkonen, mas dessa vez não conquistou um ponto se quer. Uma coisa é certa, a Ferrari tem sentido muita falta de Felipe Massa. Só o finlandês para dar conta do recado fica difícil.

E para você, quais foram os destaques positivos e negativos do Grande Prêmio de Cingapura?

Leandro Montianele

domingo, 27 de setembro de 2009

Hamilton vence fácil em Cingapura


O grande nome em Cingapura neste final de semana foi Lewis Hamilton. Após cravar a pole position, Hamilton venceu com muita facilidade nas ruas do circuito de Marina Bay. Virando sempre num ritmo forte, o inglês não teve problemas durante as 61 voltas da corrida. Em um certo momento Vettel chegou a presionar o atual campeão, mas nada que ameaçasse sua liderança. A McLaren mostra mais uma vez nesta temporada sua força em circuitos com características de baixa.

Um surpreendente Timo Glock a bordo de sua Toyota, talvez tenha sido a grande surpresa da corrida. Beneficiado pelas punições de Rosberg e Vettel, o alemão conquistou uma incrível segunda posição. O benefício que Glock obteve não tira o mérito de sua conquista na pista. Pódio mais do que merecido para o piloto da equipe japonesa.

Em meio a uma grande crise o consolo da equipe Renault acabou sendo o ótimo terceiro lugar conquistado por Fernando Alonso. Só mesmo o piloto espanhol para conseguir colocar a escuderia francesa no pódio, já que o R29 não é um bom carro.

Sebastian Vettel, da Red Bull, chegou na quarta colocação, mas tinha tudo para ficar entre os três primeiros. Quando acupava o segundo lugar, Vettel excedeu o limite de velocidade no pit e recebeu uma punição por isso. A penalidade tirou suas chances de pódio na corrida e piloto da RBR acabou saindo no prejuízo.

Provavelmente Jenson Button tenha sido o maior beneficiado no fim do GP de Cingapura. O inglês, que vinha sendo ameaçado por Barrichello no campeonato, conseguiu chegar na frente de seu companheiro de equipe, após boa estratégia de pit stop. Button também se deu bem com a entrada do safety car antes da primeira parada. No geral as coisas deram certas para o líder do campeonato, que no fim teve problemas de freio, mas nada que tirasse seu quinto lugar. A diferença subiu para 15 pontos e o inglês só perde este título para ele mesmo.

Rubens Barrichello tinha tudo para diminuir a diferença em relação ao líder do campeonato, mas as coisas acabaram não indo bem para o brasileiro da Brawn GP. Barrichello não foi eficiente a ponto de conseguir permanecer à frente de Button. Perdeu a posição no pit stop e no fim teve que se contentar com a sexta colocação. Matematicamente ainda é possível para Rubinho, mas faltando apenas três corridas fica bem mais difícil tirar esses pontos.

Enquanto o companheiro de equipe vence, Heikki Kovalainen chega apenas no sétimo lugar com a McLaren. O Polonês Voador Robert Kubica, da BMW Sauber, completou os oito primeiros do Grande Prêmio de Cinpagura.

O campeonato ganha contornos de decisão e o Grande Prêmio do Japão, no próximo fim de semana, pode ser o divisor de águas da temporada. Um bom resultado de Button sacramenta de vez o título, mas uma bobeada do inglês pode dar força para Barrichello na disputa.

Classificação Final

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 61 voltas em 1h56min06s337
2 - Timo Glock (ALE/Toyota) - a 9s634
3 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 16s624
4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 20s261
5 - Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 30s015
6 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 31s858
7 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 36s157
8 - Robert Kubica (POL/BMW) - a 55s054
9 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 56s054
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 58s892
11 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 59s777
12 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1min13s009
13 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a 1min19s890
14 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1min33s502
Não completaram
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - volta 48
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - volta 48
Mark Webber (AUS/Red Bull) - volta 46
Adrian Sutil (ALE/Force India) - volta 24
Nick Heidfeld (ALE/BMW) - volta 20
Romain Grosjean (FRA/Renault) - volta 4

Leandro Montianele

sábado, 26 de setembro de 2009

A pole é de Hamilton


Boa tarde amigos do Loucos por F1!


Assistimos em Cingapura mais um treino classificatório interessante para esta reta final do campeonato. Na pole sai o inglês e atual campeão do mundo Lewis Hamilton, confirmando o bom fim de semana da equipe de Woking.


Em segundo, sai o alemão Vettel, da RBR, mostrando que a equipe tem o que dar neste campeonato.


Na segunda fila vem o alemão Nico Rosberg, da Williams, mostrando que seu carro é realmente bom em circuitos com muita carga aerodinâmica. Ao seu lado na segunda fila vem o australiano Webber da RBR, confirmando o bom fim de semana da equipe.


Em quinto, sai o espanhol Fernando Alonso. Bom resultado pelo carro que tem em mãos. No sexto lugar sai Timo Glock da Toyota, até certo ponto, surpreendente.


Na quarta fila, duas BMW's. Heidfeld e o Polonês Voador Robert Kubica mostram que a equipe teve lá seus progressos para este fim de semana, deixando de brigar pelas últimas posições.


Em nono, o decepcionante Kovalainen. Ainda me pergunto como ele tem uma vaga na McLaren. E, fechando os dez primeiros, Barrichello.


O brasileiro tinha a 5ª colocação quando se acidentou e causou a interrupção que terminou com o treino. Mas, foi preciso que o câmbio de seu carro fosse trocado, o que acarreta uma punição de 5 posições no grid. No campeonato, Barrichello sai bem, pois Button largará em 12º. É fundamental que o Barrica se imponha desde o começo da prova e principalmente, não tente andar mais que o carro esteja oferecendo para não errar novamente e jogar fora o campeonato. Na minha opinião, é nítido que Button vem sentindo a pressão e, o brasileiro, experiente que é, não pode se dar ao luxo de cometer erros bobos. Para cima deles, Barrichello!


Grande abraço.


Deyvison Nascimento

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Treinos livres em Cingapura


No primeiro dia de treinos livres em Cinpapura quem marcou o primeiro tempo foi o piloto Sebastian Vettel, da Red Bull. A bordo de sua Renault sem os dois principais parocinadores, Fernando Alonso ficou com a segunda melhor marca do dia. Devido ao escândalo envolvendo o time francês, o banco ING e a seguradora Mutua Madrileña acabaram deixando a escuderia.

Jenson Button e Rubens Barrichello, que brigam internamente pelo campeonato, ficaram em quinto e décimo primeiro respectivemente. Mesmo com a RBR andando na frente nesta sexta-feira, a equipe de Ross Brawn se encontra em uma situação tranquila na temporada.

Mas o grande destaque dos treinos livres foi o piloto Romain Grosjean, que sofreu um acidente na mesma curva em que Nelsinho Piquet bateu em 2008. A cena se repetiu na curva 17, mas dessa vez o personagem era diferente. Como o mafioso Briatore não é mais o chefe da Renault posso afirmar que não houve armação na batida de Grosjean, apenas ruidade por parte do piloto.

Neste sábado às 11h acontece o treino classificatório que definirá o grid de largada para o Grande Prêmio de Cingapura. Em um circuito travado como o de Marina Bay é importante largar na frente, já que ultrapassar é bem complicado.

Leandro Montianele

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fórmula 1 na noite de Cingapura

Largada GP de Cingapura 2008

A primeira edição de um Grande Prêmio noturno na Fórmula 1 aconteceu ano passado em Cingapura. O quesito segurança era uma das maiores preocupações dos organizadores, mas felizmente tudo correu bem. O circuito de rua localizado em Marina Bay foi desenhado nas estradas públicas que rodeiam a zona da marina, num cenário de grande beleza.
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O GP de Cingapura do ano passado acabou sendo marcado por dois fatores negativos. O primeiro foi o erro bizarro da equipe Ferrari, que liberou Felipe Massa com a mangueira de combustível ainda no tanque. O brasileiro liderava a prova, mas caiu para o último lugar após a besteira da escuderia italiana. O segundo envolve Nelsinho Piquet, que beteu de forma proposital, a mando de seu chefe. A armação beneficiou Fernando Alonso, que venceu a corrida. Na segunda posição ficou o piloto Nico Rosberg, da Williams. Hamilton, da McLaren, completou o pódio com o terceiro lugar.
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Neste ano quem deve ditar as regras em Marina Bay é a Brawn GP, que pode se dar ao luxo de disputar o título internamente, com Jenson Button e Rubens Barrichello. Pelas características da pista, a McLaren deve aparecer com força em Cingapura. A Red Bull já entregou os pontos, provavelmente não irá ameaçar.
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Particularmente, o GP cingapuriano não me agrada muito e está longe de ser uma das melhores corridas da Fórmula 1. É bem provável que seja decidida nas estratégias de pit stop, já que ultrapassar não é tarefa fácil. Acho que não seria uma idéia ruim caso uma chuvinha resolvesse cair por lá.
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Leandro Montianele

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Briatore é banido do automobilismo

Tchau, tchau, vai tarde!

Aquilo que era previsto pela maioria aconteceu, e Flavio Briatore foi banido do automobilismo pela armação no GP de Cingapura do ano passado. O Conselho Mundial de Esportes a Motor além de banir o italiano, proibiu seu envolvimento em qualquer tipo de assunto ligado a Fórmula 1. Diante disso Briatore não poderá mais exercer a função de empresário de pilotos na categoria.
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O ex-diretor de engenharia, Pat Symonds, pegou uma pena mais leve e ficará suspenso por cinco anos de quaisquer competições organizadas pela FIA. Symonds recebeu esta punição não tão pesada por ter admitido o papelão. A Renault recebeu apenas uma suspensão de dois anos, mas não cumprirá a pena por ter colaborado nas investigações.

Talvez o maior beneficiado de toda essa história tenha sido Nelsinho Piquet, que foi inocentado perante o Conselho. A FIA já havia prometido uma proteção ao brasileiro caso ele apontasse os culpados. Conforme já dito por Nelsinho, sua carreira terá que começar do zero depois do seu envolvimento direto neste escândalo. Essa é uma mancha que dificilmente será apagada ao longo de sua trajetória no automobilismo.

O espanhol Fernando Alonso, que venceu a corrida após o esquema do acidente, teve seu nome retirado de qualquer envolvimento ligado a armação.

Briatore está pagando agora pelas coisas que ele fez e não foram descobertas ao logo dos anos em que esteve na categoria. No fim das contas a justiça se fez presente e o maior culpado de tudo isso ficará bem longe da Fórmula 1 para sempre.

Arrivederci meu caro mafioso italiano!

Leandro Montianele

sábado, 19 de setembro de 2009

Pizzonia voltando, Briatore enrolado e Rubinho com câmbio bichado

O brasileiro Antonio Pizzonia está próximo de volta a Fómula 1 após passagem ruim pela Williams e Jaguar. O mais inacreditável é que Frank Williams o quer novamente em sua equipe. USF1 e Manor são as outras escuderias interessadas nos serviços de Pizzonia. Com Bruno Senna e Lucas di Grassi buscando um lugar na categoria, logo quem está sendo sondado por nada menos que três times. Tem coisas que são difíceis de se entender.

A cada dia a situação do mafioso Flavio Briatore se torna ainda mais complicada. Além de correr riscos de ser banido do esporte pela armação no GP de Cingapura em 2008, Briatore pode sofrer processo por manipulção de resultados. A bomba explodiu e o italiano tem que pagar por todo mal causado a Fórmula 1.

Rubens Barrichello continua sofrendo com o problema no câmbio de seu carro. Acho muito difícil a peça aguentar as duas corridas regulamentares, em Cingapura e no Japão. Caso Barrichello precise trocar o câmbio, perderá cinco posições no grid de largada. A equipe Brawn GP está avaliando as condições do carro para saber se a troca será necessária ou não.
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Leandro Montianele

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fim da linha para Briatore

Depois de muitas descobertas acerca do escândalo no GP de Cingapura de 2008, Flavio Briatore e Pet Symonds não resistiram a pressão e estão fora da equipe Renault. Parece que dessa vez a situação ficou feia de verdade para o agora ex-chefe da escuderia francesa.

A Renault emitiu um comunicado oficial anunciando a saída de ambos e ainda afirma que não contestará as acusações junto ao Conselho Mundial de Esportes a Motor, em julgamento marcado para o dia 21 de setembro. Acredito que essa seja a linha final para o desenrolar do caso, não há mais o que investigar. A própria montadora jogou a toalha.

Pode estar chegando ao fim a carreira de um homen que sempre esteve envolvido em polêmicas na Fórmula 1, mas que se safou impune de todas. A saída de Briatore fará uma bem enorme para a categoria.

A verdade é que o italiano caiu para os Piquet's no momento em que desdenhou do filho do tricampeão mundial após a armação. O dirigente foi burro ao chutar Nelsinho da equipe, pois o brasileiro tinha uma valiosa carta na manga. Deu nisso em que estamos vendo.

Todo este tumulto é um mal que vem para o bem do esporte. E para terminar o post deixo a seguinte afirmação: Vai tarde Flavio Briatore!

Leandro Montianele

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lotus versão malaia

Com a saída da BMW Sauber, a FIA anunciou que a Lotus será a 13ª equipe da temporada 2010. Está muito enganado aquele que pensa no retorno do lendário time fundado por Colin Chapman. Atualmente a marca está nas mãos dos malaios da Proton, que foram os mentores do retorno do nome à Fórmula 1.

A equipe terá como diretor técnico Mike Gascoyne, que esteve na Force India na temporada passada. Ainda não é possível enxergar com bons olhos este "retorno", pois é somente o nome que volta a figurar no cenário do automobilismo mundial. Gascoyne já afirma que o objetivo da escuderia é estar entre as dez melhores até o fim de 2010. Talvez isso seja uma espécie de jogada de marketing para atrair patrocínio, não consigo ver outro motivo para a aparição da marca Lotus na categoria novamente.

Não temos como saber se o projeto dará certo, ainda é muito cedo para qualquer previsão. Só espero que não seja uma versão malaia da equipe indiana de Vijay Mallya. Caso o desenho do carro se confirme, não será dos mais bonitos. Vejo com desconfiança esta reestreia, mas é melhor aguardar maiores detalhes.

Leandro Montianele

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Resultados do Bolão

Após a décima terceira prova da temporada, Felipe continua firma na liderança do Bolão. Ele mantém uma boa vantegem para o segundo colocado e vai ficando cada vez mais perto do título. Será difícil parar o líder faltando apenas quatro corridas.

O grande destaque da etapa foi o Bruno Santos, que cravou 38 pontos e vem reagindo de forma surpreendente, ocupando agora o terceiro lugar na classificação. Ronilson permanece em segundo, mas é seguido de perto pelos concorrentes Bruno, Deyvison e Gabriel.

Marcelonso, o atual campeão, ainda não conseguiu um bom desempenho e ocupa apenas a décima quarta posição. Este que vos escreve voltou ao G-8, mas precisa melhorar muito para galgar um lugar entre os ponteiros.

Como incentivo para os participantes quero comunicar que os três primeiros colocados serão premiados. Anteriormente haviamos prometido apenas para o vencedor. Depois passo os detalhes do que cada um irá ganhar.

Até Cingapura!

Leandro Montianele

Destaques GP da Itália

Positivos

Rubens Barrichello - o brasileiro precisou andar no limite durante toda a prova para vencer, já que a ousada estratégia da Brawn GP de apenas uma parada não permitia nenhum vacilo por parte do piloto. Rubinho parece estar no melhor momento de sua carreira, guiando de forma consistente e equilibrada. Barrichello está na briga pelo campeonato, mas além de fazer a sua parte terá que torcer contra seu companheiro. Veremos como será o desenrolar das últimas quatro provas da temporada.

Adrian Sutil - o piloto da Force India teve um grande final de semana em Monza. Após posicionar seu carro na primeira fila, o alemão realizou uma ótima corrida e ficou com o quarto lugar. Sutil merecia ter conquistado pelo menos um pódio, mas estes preciosos pontos acabaram sendo lucro. Não tenho dúvidas de que Sutil foi um dos grandes destaques deste GP da Itália.

Bandeira do Flamengo - no momento em que os pilotos comemoravam no pódio, a TV mostrou as várias bandeiras que tremulavam no meio dos torcedores que invadiram o circuito logo após a prova. E para a minha surpresa lá estava uma do Mengão, mostrando que o Rubro-Negro carioca está presente em toda parte do mundo. Mais alguém viu?

Negativos

Heikki Kovalainen - o finlandês mostrou mais uma vez que não tem condições de guiar pela McLaren. Com a estratégia de uma parada, Kovalainen conseguiu terminar apenas na sexta colocação. Mesmo tendo o KERS em seu carro, tomou várias ultrapassagem logo nas primeiras voltas.

Williams - a equipe inglesa esteve muito abaixo de seus desempenhos anteriores dessa temporada. Tanto Nico Rosberg quanto Kazuki Nakajima não fizeram boa corrida. Rosberg, que é o piloto mais lúcido da escuderia, terminou na última colocação e sofreu bastante com a péssima performance do carro.

Mark Webber - se ainda existia alguma esperança para o australiano na briga pelo título, ela acabou logo na primeira volta. O piloto da Red Bull se envolveu num acidente com Kubica e ficou de fora da corrida no início. Nas últimas provas, Webber fez muito pouco para alguém que tinha o objetivo de galgar um lugar ao sol.

E para você, quem merece o destaque positivo e o negativo no GP da Itália?

Leandro Montianele

domingo, 13 de setembro de 2009

Barrichello sobra em Monza


Brilhante! Rubens Barrichello foi simplesmente brilhante em Monza e venceu com sobras o Grande Prêmio da Itália. A ousada estratégia de largar com o carro pesado, optando por apenas um pit stop, deu certo. O desempenho do brasileiro, virando rápido o tempo todo, também contribuiu para seu terceiro triunfo no circuito italiano. Em momento algum da corrida Rubinho deixou de mater o foco que era a vitória. Barrichello reduz a diferença para o líder do campeonato e continua vivo na briga.

Com a segunda colocação, Jenson Button completou a dobradinha da Brawn GP e voltou ao pódio depois de passar em branco nas cinco últimas corridas. O inglês continua com uma boa vantagem na liderança do mundial de pilotos, mas seu companheiro já é uma real ameaça. De qualquer forma, Button ainda é o grande favorito. Diante do ótimo resultado, a equipe de Ross Brawn pode começar a preparar a festa do título.

O torcedor italiano que compareceu ao circuito já estava conformado com a não presença da Ferrari no pódio. Mas Lewis Hamilton, que vinha em terceiro, resolveu presentear a escuderia vermelha, após bater sua McLaren na última volta. Kimi Raikkonen agradeceu e herdou o terceiro posto para delírio dos ferraristas.

Adrian Sutil, da Force India, foi a grande surpresa do final de semana. O alemão andou bem durante toda a corrida, chegando a virar mais rápido que Raikkonen num dado momento. Sutil merecia até um pódio, mas no final das contas o quarto lugar acabou saindo no lucro. Mais um grande resultado para a equipe indiana.

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, fez uma bela prova e cruzou a linha de chegada na quinta colocação. Heikki Kovalinen, da McLaren, não esteve bem em Monza e ficou apenas com a sexta posição. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, chegou em sétimo e Sebastian Vettel, da Red Bull, fechou o pelotão que pontuou no GP da Itália.

Mesmo matematicamente sendo possível, dificilmente a Red Bull tira o título das mãos da Brawn GP. A disputa pelo campeonato de pilotos ficará mesmo entre Button e Barrichello. O brasileiro vive um melhor momento, mas o inglês leva vantagem no número de pontos. Até a última etapa tudo pode acontecer. A próxima prova é o GP de Cingapura daqui a duas semanas.

Classificação final da corrida:

1 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1h16min21s706
2 - Jenson Button (GBR/Brawn GP) - a 2s866
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 30s664
4 - Adrian Sutil (AUT/Force India) - a 31s131
5 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 59s182
6 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 1min00s693
7 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 1min22s412
8 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 1min25s427
9 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a 1min26s856
10 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 1 volta
11 - Timo Glock (ALE/Toyota) - a 1 volta
12 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1 volta
13 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
14 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1 volta
15 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
16 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 2 voltas

Abandoram:

Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 23 voltas
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 20 voltas
Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 16 voltas
Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1 volta

Leandro Montianele

sábado, 12 de setembro de 2009

Hamilton e Sutil na primeira fila


Na terra da Ferrari quem acabou ficando com a pole position foi a McLaren. O inglês Lewis Hamilton cravou o melhor tempo em Monza e larga na primeira posição do grid de largada. Hamilton já havia mostrado um bom desempenho nos treinos de sexta e na classificação apenas confirmou que a equipe está rápida no circuito italiano. Pode pintar a segunda vitória do atual campeão na temporada.

A Force India foi novamente a grande surpresa do final de semana, mas dessa vez com o piloto Adrian Sutil. O alemão realizou uma ótima classificação, ficando com o segundo lugar do grid. A equipe indiana mostra mais uma vez que seu desempenho em pistas de alta é muito bom. Sutil tem tudo para no mínimo chegar ao pódio.

Na terceira posição ficou o piloto que tem a responsabilidade de guiar o carro da casa, Kimi Raikkonen. A Ferrari parece ter um bom carro e pode sair do GP da Itália com pelo menos o pódio. Dizer que Raikkonen pode brigar pela vitória não seria nenhum absurdo, até porque o momento dele é bom.

O outro carro da McLaren, com Heikki Kovalainen, vai sair do quarto lugar. Kovalainen andou bem durante o treino classificatório, mas é o tipo de piloto que não pode se confiar para a corrida. Entre os oito primeiros o finlandês deve ficar ao final da prova.

Vivendo uma boa fase, Rubens Barrichello marcou o quinto tempo. Pelo jeito os carros da Brawn GP estão pesados e a posição conquistada acaba sendo bom negócio para o brasileiro. Jenson Button parace ter recuperado seu estado psicológico normal. O inglês andou bem durante a classificação e vai largar em sexto. Vamos ver seu desempenho na corrida.

Vitantonio Liuzzi, da surpreendente Force India, é o único piloto italiano entre os dez primeiros do grid. Mesmo não disputando corridas por estar na reserva da equipe indiana, Liuzzi andou forte e conquistou um ótimo sétimo lugar.

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, ficou em oitavo. A Red Bull sofre com a questão de seus motores, que precisam ser economizados, e não tem tido um bom desempenho. Sebastian Vettel sai em nono enquanto Mark Webber larga em décimo.

Me parece que as equipes com o KERS levam ligeira vantagem para as demais. McLaren, Force India, Ferrari e Brawn GP são as escuderias da vez em Monza. A impressão é que a Red Bull perdeu força e já começa a dar adeus a briga pelo campeonato. Tudo pode acontecer neste Grande Prêmio da Itália, as coisas tem sido muito imprevisíveis nas últimas provas.

1 - Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min24s066
2 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min24s261
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min24s523
4 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren - 1min24s845
5 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min25s015
6 - Jenson Button (GBR/Brawn GP) - 1min25s030
7 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min25s043
8 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min25s072
9 - Sebastien Vettel (ALE/Red Bull) - 1min25s180
10 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min25s314
11 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min23s611
12 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min23s728
13 - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) - 1min23s866
14 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min23s901
15 - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) - 1min24s275
16 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min24s036
17 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min24s074
18 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min24s121
19 - Sebastién Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min24s220
20 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min25s951

Leandro Montianele

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Itália é a próxima parada


Neste final de semana a Fórmula 1 chega na terra da Ferrari, a Itália. Anualmente o tradicional Autódromo de Monza recebe o Grande Prêmio italiano, que está no calendário da categoria desde 1950. Com longas retas, Monza é um dos circuitos mais velozes do mundo. Destaque para a curva Parabólica, feita em altíssima velocidade.

Os brasileiros que venceram no templo do automobilismo mundial foram Emerson Fittipaldi com uma vitória (1972), Nelson Piquet com três triunfos (1983, 1986, 1987), o gênio Ayrton Senna com duas conquistas (1990 e 1992) e Rubens Barrichello também com duas vitórias (2002 e 2004).

O GP da Itália de 2008 acabou sendo cheio de surpresas. Sebastian Vettel, guiando o carro da Toro Rosso, dominou o final de semana ao conquistar a pole position e vencer com sobras a corrida. Heikki Kovalainen, da McLaren, ficou em segundo e Robert Kubica, da BMW Sauber, completou o pódio com o terceiro lugar.

Para a prova de domingo é complicado apontar um favorito, ainda mais depois daquele segundo lugar de Fisichella com a Force India em Spa. Por ser um circuito de alta, teoricamente a Red Bull é favorita, mas a Brawn GP não deve dar mole. A Ferrari corre em casa e já se mostrou forte em pistas de características semelhantes. Veremos quem será o piloto e a equipe da vez em Monza.

Leandro Montianele

[OFF] Sacaneando a Argentina - Parte 2


Legenda: "Não vamos a lugar nenhum!" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Bom dia amigos do Loucos por F1!


Não costumamos fazer OFF aqui no Loucos, e este é o segundo em pouco tempo, mas não poderia deixar de sacanear nossos hermanos argentinos.


Ontem, ao assistir mais uma derrota da Argentina, desta vez para o Paraguai, deu para perceber que a coisa está ruim, mesmo!, para os hermanos.


O melhor de tudo é enxergar o Walter Mercado (Ligue já!) Maradona, à beira do campo, com cara de: "O que vou fazer agora?"!!!


A salvação da Argentina é que pegam, em Buenos Aires, o lanterna Peru. Melhor ainda para os hermanos, que o Peru já tem o histórico de entregar o ouro, como em 78. Será que veremos filme repetido? Não duvido.


Mas, na última rodada, os hermanos enfrentam o Uruguai, em Montevideu. Sabemos que, nem nos tempos áureos a Argentina se deu muito bem contra a Celeste, que dirá agora com este time horroroso? Sei não, hein Argentina!


Argentina fora da Copa? Não tem preço!! Se esforcem hermanos, para quem sabe, nos encontrarmos na África do Sul. Porque lá, eu já estou!


Grande abraço.


Deyvison Nascimento.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O árduo treinamento de Nelsinho Piquet

Na Espanha, Nelsinho deu o seu melhor e conseguiu este ótimo desempenho.

Nas ruas do Principado de Mônaco, Piquet Jr deu uma lição de como perder o controle do carro e bater de frente.

Dando continuidade ao seu treinamento, Nelsinho pesseou lá fora da pista no GP da Inglaterra. Um presente para os torcedores ali do fundo.

A desobediência do piloto brasileiro no GP da Alemanha. Não se empenhou no treinamento e chegou em segundo, na frente do Alonso. Briatore disse que isso não poderia ter acontecido.

Em Spa-Francorchamps as coisas voltaram ao normal. Essa foi a preparação final para o grande dia.

Nelsinho Piquet consegue cumprir seu objetivo com louvor, da forma que o chefe Briatore mandou. Socou a Renault no muro para que o amigo Fernando Alonso vencesse. Uma verdadeira obra prima do menino prodígio.

Leandro Montianele

domingo, 6 de setembro de 2009

(OFF) Argentina 1x3 Brasil

Uma imagem vale mais que mil palavras

Não costumo fazer posts "OFF", mas não pude resistir ao massacre da Seleção Brasileira para cima da Argentina, em pleno solo argentino. Além de carimbar a vaga para a Copa do Mundo, o Brasil quebrou um tabu de 33 anos sem vitória na terra dos hermanos.

Chocolate com direito a show brasileiro, não tem preço!

RUMO AO HEXA BRASIL!

Leandro Montianele

sábado, 5 de setembro de 2009

Renault na berlinda


Após ivestigações acerca da suposta manipulação do resultado do GP de Cingapura, que favoreceu Alonso, a FIA convocou a equipe Renault para se defender das acusações diante do Conselho Mundial de Esportes a Motor. Pelo que parece, este será apenas o primeiro capítulo de uma extensa novela.

O mais intrigante é que nenhuma das partes envolvidas no escândalo se pronunciou. Briatore, que é considerado o grande mafioso da história, permanece calado. O piloto Nelsinho Piquet, que teria cumprido a ordem do chefe ao bater e provocar o safety car, não diz nada. Nem o falante Piquet pai se manifestou. Fernando Alonso, o vitorioso da tramóia, também não se defendeu.

Acredito que todos já tenham ouvido aquela famosa expressão: "Quem cala consente." Acho que a mesma pode muito bem ser aplicada a Renault e sua turma. O difícil vai ser provar as acusações feitas a equipe francesa. Veremos no dia 21 de setembro quais serão os argumentos do chefe Flavio Briatore para se defender.

Peguntas ainda sem resposta: Por ter sido chutado da Renault, seria Nelsinho Piquet o grande dedo duro? Será que tudo vai acabar em pizza novamente? Quando terminará essa novela?

Abraços e bom feriado para todos!

Leandro Montianele

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Fisico na Ferrari!


Boa tarde, amigos do Loucos por F1!

A Scuderia Ferrari confirmou hoje que o cockpit pertencente ao brasileiro Felipe Massa será ocupado provisoriamente pelo italiano Giancarlo Fisichella até o fim da temporada 2009.

Mesmo com o italiano sendo já um veterano, aguardo com grande ansiedade a oportunidade de poder vê-lo em um carro de uma equipe de ponta. Mesmo a Ferrari não estando tão bem neste ano, é bom ver como ele se sairá sob pressão.

O italiano, no meu ponto de vista, tem um grande talento comparado com outros pilotos contemporâneos seus categoria, que tiveram muito mais oportunidades em grandes equipes. Neste grupo de pilotos que gostaria de ver com uma grande chance, ainda espero ver o Trulli com um potente bólido nas mãos.

Reparar a perda do experiente italiano na equipe Force India ficará a cargo do compatriota Vitantonio Liuzzi, piloto que guiou recentemente na categoria como titular, até mudar para piloto reserva da equipe indiana.

E, a notícia que mais me agrada neste dia é a possível entrada de Bruno Senna na categoria no ano que vem a bordo do carro indiano. Será esta uma boa estratégia para o brasileiro?

Tento conter a minha ansiedade para ver o sobrinho de Ayrton na pista, mas, uma coisa é certa, ele já tem minha torcida. Quem acompanha sempre o Blog sabe que, pela primeira vez, caso esta notícia se confirme, serei torcedor genuíno de um piloto nacional.

E, será que a entrada na Force India é uma boa opção para ele? Entrará por méritos ou porque a Force India, segundo boatos, está mal financeiramente e, como sabemos todos, Bruno tem grandes patrocinadores por trás. Será a grana a principal aliada do brasileiro?

A outra notícia quente do dia é que amanhã a Federação Internacional se reunirá para decidir se a Renault será ou não julgada pelo possível incidente em Cingapura 2008. Aposto como terão meios noticiosos que amanhã, caso a FIA se negue a abrir processo contra a equipe francesa, ostentarão a absolvição da equipe, coisa que, com efeito, não ocorrerá. Ela simplesmente não será processada.

Mas, será que todo este imbróglio causado na Renault, tem dedo dos Piquet's? Olha, não sou fã do Nelson Pai nem do Nelson Filho, acho os dois duas línguas de trapo. Evidentemente, não questiono a qualidade do pai, porque é tri campeão e três vezes ninguém ganha por acaso. Mas, não gosto de suas atitudes.

O mais importante é que estas denúncias sejam firmemente apuradas e se for verdade, que ocorram punições exemplares para os envolvidos. Pois o esporte está acima de tudo e todos e, desonestidade tem que ser combatida em todos os aspectos. Mas, não duvido da veracidade das informações devido ao histórico nebuloso do Briatore. Ou alguém já se esqueceu da Benetton voadora de 1994?

Grande abraço.

Deyvison Nascimento

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uma Fórmula 1 cercada de escândalos


Ultimamente a Fórmula 1 tem sido palco de uma série de papelões dentro e fora das pistas. Foram escândalos com o presidente da FIA Max Mosley, espionagens, brigas extra pista e por aí vai. O nome da vez agora é Flavio Briatore, chefe da equipe Renault.

Segundo informações, Briatore teria mandado o brasileiro Nelsinho Piquet bater de propósito na 16ª volta do Grande Prêmio de Cingapura para que Alonso tirasse vantagem e em conseguência vencesse a prova. A FIA já se manifestou acerca do assunto e contratou uma empresa independente para investigar o caso.

Vindo desse mafioso que usou de artifícios ilícitos para vencer o campeonato de 1994, nada me impressiona. Sua postura na categoria é de alguém que não está nem aí para o esporte. O envolvimento de Nelsinho é outro fator preocupante, que pode manchar a história do automobilismo nacional e acabar com a carreira do brasileiro.

Tudo ainda precisa ser provado e não é tarefa fácil. Com isso, a categoria escreve mais um vergonhoso capítulo em sua bela história. A imagem da Fórmula 1 está sendo manchada por pessoas sem caráter e que são capazes de qualquer coisa para chegar ao sucesso. Será que é tão complicado assim trabalhar com dignidade?

Leandro Montianele

Resultados do Bolão


Mais uma etapa cumprida e nosso amigo Felipe continua firme na liderança do bolão. Seus 13 pontos foram suficientes para a manutenção da ponta da tabela. Com isso a diferença para quem vem atrás continua aumentando.

Mesmo com um desempenho ruim, Ronilson conseguiu manter a segunda colocação, mas começa a ver o líder se distanciar. Gabriel (Marcelonso Jr), que vem em terceiro, já ameaça o vice líder. O destaque da etapa fica por conta do Jackson, que contabilizou a maior pontuação, totalizando 27 tentos.

O GP da Bélgica acabou sendo um tanto quanto difícil de dar palpites. Ninguém imaginaria uma Force India na pole e ainda chegando em segundo na corrida. Veremos como será em Monza daqui a duas semanas.

Abraço!

Leandro Montianele