
Quando se tornou mais velho e ficou claro que ele necessitava de um equipamento melhor, seu pai lhe deu um kart. Mas Kubica era jovem demais para correr no campeonato polonês de kart, porque tinha menos de dez anos de idade.
Assim que entrou no campeonato, venceu seis títulos em três anos. Depois da sua terceira temporada, Kubica decidiu disputar uma categoria mais competitiva na Itália. Em 1998, ele foi o primeiro estrangeiro a vencer no campeonato Italiano de kart.
Kubica também conseguiu um segundo lugar no campeonato europeu de kart e venceu a copa Mônaco, disputada em uma parte do circuito que a Fórmula 1 utiliza. Um ano depois, defendeu seu título na Itália e também competiu no campeonato alemão de kart. Ele também venceu a copa Mônaco de kart pela segunda vez consecutiva, assim como o Troféu Margutti e a Elf Masters Races.
Depois da Formula Renault, Kubica foi para a Fórmula 3 Euro Series. No entanto, sua mudança ficou marcada por um acidente em uma estrada que deixou o seu braço quebrado. E, por conseqüência disso, ele estreou na nova categoria com um suporte plástico e 18 parafusos de titânio no braço e, mesmo assim, venceu a corrida e terminou a temporada em 12º lugar. No fim do ano, Kubica venceu uma corrida de rua na Sardenha e ficou em quinto em Macau e na Coréia. Ele terminou a sua segunda temporada na Fórmula 3 Euro Series em 7º lugar, pilotando para a Mercedes. Em novembro de 2004, ele marcou a segunda colocação no GP de Macau, quando quebrou o recorde de volta mais rápida, mas terminou a prova em segundo lugar.
Em 2005 ele venceu a World Series Renault com a equipe Epsilon Euskadi, e ao mesmo tempo fez testes com a Renault F1.
Em 2006 Kubica se transformou no terceiro piloto oficial da BMW Sauber F1. Seus espetaculares resultados na sessão privada de testes das sextas-feiras, de acordo com as palavras do diretor da BMW Sauber, Mario Theissen, fez com que aumentassem as especulações que chegaria a Fórmula 1 em 20007. EM agosto de 2006, o companheiro de Kubica, Jacques Villeneuve, com dores de cabeça após o acidente do GP da Alemanha em Hockenheim, estava inapto a correr pelo time e, Kubica foi escolhido pela direção da equipe para pilotar no GP da Hungria
Kubica teve mais uma corrida desapontadora na Turquia, terminando no 12º lugar após um erro na escolha dos pneus. Heidfeld, que se envolveu em um acidente na primeira curva, chegou logo atrás do Polonês Voador.
Canadá de 2007, sofreu um sério acidente próximo ao harping na volta 27 do circuito Gilles Villeneuve. Ele saiu da pista após se tocar com Jarno Trulli da Toyota, foi para a grama e perdeu o contato com o solo, o que o impossibilitou de frear o carro. A velocidade que o carro estava quando se chocou com o muro foi de
Tarde da noite, no dia da corrida, vieram notícias diretamente do hospital confirmando que Kubica havia sofrido uma torção no tornozelo. Depois de passar uma noite em observação, ele deixou o hospital no dia seguinte. Em 14 de junho foi anunciado que Kubica não correria em Indianápolis e seria substituído por Sebastian Vettel. Depois de perder uma corrida, ele voltou a competir em Magny-Cours, onde terminou em quarto lugar, recebendo o prêmio Martin Brundle de piloto do dia da ITV. Ele então correu o GP da Inglaterra e chegou novamente em 4º lugar.
A manutenção de Kubica como piloto de corridas em 2008 foi confirmado em 21/08/2007. Lewis Hamilton por várias vezes já afirmou que vê em Kubica um rival em potencial para o futuro. Ele largou em segundo na corrida de abertura da temporada 2008, o GP da Austrália, atrás de Lewis Hamilton. Saiu da corrida após uma colisão com Kazuki Nakajima. No GP da Malásia, Kubica terminou em segundo, até então, sua melhor posição final de corrida na Fórmula 1.
Essa foi um pouco da trajetória de Robert Kubica, o Polonês Voador, que têm tudo pra se tornar um campeão mundial em um futuro breve.
Abraços!
Leandro Montianele e Deyvison Nascimento
7 comentários:
Kubica é um excelente piloto, marcou um pódio em sua terceira corrida na F1, mostrou uma capacidade de reação incrível ao retornar de seu terrível acidente como como se nada tivesse acontecido. É um piloto com um futuro e tanto na F1.
Abraços.
Kubica é um dos meus pilotos favoritos, mas não lembro porque não vi a corrida em que ele conquistou seu primeiro pódio. Lembro que fiquei bem assustado quando ele se acidentou no Canadá, ainda mais porque meu pai viu a corrida comigo e ficava falando que ele ia morrer (ele tem mania de ser pessimista, rs). Tem futuro esse piloto, e espero que logo logo conquiste sua primeira vitória na F-1 (creio que acontecerá da mesma maneira que o Button ganhou um GP, acho dificil bater Ferraris e Mclarens)
Ateh!
Sou, assim como o Galvão Bueno, fã do Kubica. Confesso que fiquei preocupado quando ocorreu aquele grave acidente com ele no Canadá, e, diante disso, parece-me que ele melhorou ainda mais como piloto. Agora, mais tarimbado, a tendência, acredito, é que ele brigue por vitórias.
Até mais!
Sou fã do Kubica,ele é o piloto mais arrojado da categoria e torço muito que a primira vitória da BMW seja com ele.E pra mim,depois do acidente,ele está correndo muito melhor!
abraços
faço minhas as palavras de marcos antônio filho: é o piloto mais arrojado da categoria
kubika é o piloto não brasileiro pelo qual eu mais estou torcendo
parabéns cara po um post tão completo, imagino que teve muito trabalho
vc já fez um de kovalaien?
o Kubica é realmente um grande piloto, mas seu companheiro de equipe não fica atrás, acredito que um dos dois consiga um vitória esse ano, a BMW ta andando muito.........
Caraca!
Fez uma coluna fantástica sobre o polonês e o cara fez a pole...
Que tal fazer uma hoje sobre o Massa pra ver se ele ganha a corrida?
hehehehe
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