terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Peugeot Citroën na Fórmula 1, apenas boato


Caros leitores, estive sumido nesta última semana devido a sérios problemas que tive com minha querida operadora de internet, a dona NET. Com isso, acabei ficando meio desatualizado de tudo, mas felizmente as coisas voltaram ao normal.

Como é comum em todo final de temporada, os rumores correm a solta na Fórmula 1. Vários boatos são jogados no ar, alguns tendem à verdade e outros não passam de meras mentiras. O último acontecimento de peso na categoria foi a saída da equipe Honda e o que todos especulam é quem assumira o lugar da escuderia japonesa no ano de 2009.

A especulação da vez nestes últimos dias foi uma suposta proposta da Peugeot Citroën para adquirir a Honda, ocupando assim o lugar da equipe japonesa no grid em 2009. Em meio a uma grande crise mundial, recebi esta informação com uma pequena desconfiança. Mas quando me deparei com as notícias de hoje, o que eu tinha em mente se confirmou, era apenas mais um boato.

Antes de desmentirem esta notícia, me perguntei: “Como pode uma empresa que está latindo para economizar o cachorro querer entrar assim na Fórmula 1?” Tanto eu quanto o Deyvison trabalhamos na PSA Peugeot Citroën e sabemos que as coisas não andam nada bem. A empresa não está vendendo, é enorme a quantidade de carros parados no pátio, funcionários estão sendo demitidos, férias coletivas antecipadas e várias outras coisas. Resumindo, o negócio está feio demais.

Hoje, a Peugeot Citroën não teria nenhuma condição para bancar uma equipe de Fórmula 1. Seria suicídio tentar investir numa categoria de altos custos, sendo que as vendas praticamente não estão acontecendo. Quem sabe num futuro mais próximo.

Portanto, este foi apenas mais um grande boato lançado no ar e espalhado por aí. Vamos tomar cuidado com as coisas que são ventiladas na mídia, pois não se pode afirmar nada antes de uma análise concreta dos fatos.

Abraços!

Leandro Montianele

14 comentários:

Henry disse...

Leandro,
A indústria automobilística e a F1 estão 'tomando na cabeça' em conseqüência de problemas extra-setores produtivos.

Ainda estamos no meio do tsunami...

1abraço

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

O problema é que a imprensa atualmente insiste em querer dar os famosos furos de reportagem e angariar os louros de reconhecimento de ter dado a notícia primeiro, por isso sai dando tiro para todo lado de forma irresponsável e pouco profissional.

GiglioF1 disse...

Leandro,

Fato que desmentiram...como postei , creio apenas em uma empresa movida pela paixao pela velocidade... montadoras hoje , que pediam aos funcionarios para correr atras do Onibus para economizar o passe , agora pedem para correrem atras de taxis...economizam muito mais!!!!!

abraco!

Anônimo disse...

Fiquei surpreso com essa possível volta da Peugeot, mas agora está provado que era só boato!

Abraço Leandro!

Marcos Antonio disse...

Tb desconfiei que fosse boato,eles ainda não tem bala na agulha pra isso.

E quando o 206 tiver em superpromoção me avisa!
rs

Marcelonso disse...

Salve Leandro,

Não tinha a menor chance de ser verdade,a situação anda terrivel na economia mundial,montadoras estão partindo em retirada em várias categorias,exemplo claro é WRC,saiu Suzuki,Subaru,e outras podem seguir a tendencia.
Existem rumores que a Honda vai abandonar também o mundial de motos,onde será que tudo vai parar?

abraço

Daniel Leite disse...

Raciocínio perfeito, Leandro.

Ingressar na Fórmula 1 para uma montadora que passa por situação financeira precária só pode ser loucura. Aliás, é literalmente correr para o lado errado. Afinal, a Honda não pôs a equipe à venda porque se cansou do circo. Foi por conta das finanças mesmo...

Até mais!

Anônimo disse...

Pois é, cara. Além de não ter bala na agulha pra investir na F-1, o grupo têm de lidar com a crise e ainda precisa repensar seu posicionamento em vários mercados pelo mundo, como o Brasil, onde vem perdendo cada vez mais espaço.

Talvez, para esse trabalho de posicionamento de marca e mercado, a F-1 seria uma grande opção. No entanto, não há verba ou nenhum grande parceiro à disposição no momento para investir. Sinuca de bico daquelas...

Leandrus disse...

Vai ser difícil ver alguma montadora querendo investir na F-1 nesse momento tão crítico. Será muito mais fácil ver o contrário acontecer, como na verdade estamos vendo (infelizmente).

Ateh!

Alexandre Massi disse...

Boatos não faltam mesmo, Leandro. Esse parece ser mais um mesmo. Cheugei até a publicar em meu blog que tal fato seria péssimo para os pilotos brasileiros.

Agora, me lembro que a Renault sabia do prejuízo que teria ao entrar na F1 e o fizeram mesmo assim. Essas coisas são dificeis de acontecer, mas nao impossiveis. Vale lembrar que a Peugeot gostaria de estar na F1 caso tivesse poder aquisitivo, até para rivalizar com a Renault.

E com duas montadoras de um mesmo país, isso seria interessante para a própria França que quer ter de volta um GP.

Abraço

PS: tb tive probs com a NET. Ainda estou tendo!!! Eita lixo!!!

Rodrigo Estevam disse...

Valew a visita la Leandro, volte sempre!

Abraço!

GiglioF1 disse...

Leandro, Ice e Deyvison,
Boa sorte!! ,continue o bom trabalho, feliz natal e grande 2009!!!

Abraço!!!

Fábio Andrade disse...

É rapaz, o ngócio tá feio. A quantidade de feirões que eu ando vendo não é brincadeira. As montadoras estão tentando de tudo pra desencalhar os carros.

Definitivamente não é o melhor momento para ingressar numa categoria como a F-1. Se bem que ter mais 2 carrinhos no grid seria animador...

Feliz natal, grande 2009, Leandro!

Henry disse...

Leandro e Deyvison,
Boas Festas para vocês & famílias!

Feliz Natal!
Uma excelente passagem de ano!

Tudo de bom!

Henry