sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Análises da Temporada


A temporada da Fórmula 1 chegou ao fim, deixando um ótima sensação aos amantes da categoria. A competitividade voltou a tona e o calendário foi repleto de corridas emocionantes. Grandes surpresas e decepções também fizeram parte do campeonato desse ano.

Segue uma análise do meu ponto de vista sobre os destaques positivos e negativos de 2008 na categoria máximo do automobilismo.


Pilotos que Brilharam

Lewis Hamilton – Não teve um início de temporada muito bom, apesar da vitória no GP da Austrália. Sua primeira metade de campeonato não foi das melhores e tudo indicava que o título seria disputado pelos pilotos da Ferrari. No GP do Canadá, Hamilton cometeu um erro épico ao socar a traseiro de Raikkonen no box em pleno sinal vermelho. Com a McLaren mais equilibrada, na segunda metade o inglês pilotou de forma agressiva e consistente, se tornando de forma merecida o piloto mais jovem a vencer um campeonato mundial.


Felipe Massa – Teve seu lugar na Ferrari ameaçado após não pontuar nas duas primeiras corridas. Soube lidar com a pressão e deu a volta por cima, mostrando todo seu valor a aqueles que o criticaram. Foi o piloto que mais evoluiu na categoria no ano de 2008, conseguiu desbancar seu companheiro de equipe que até então era o atual campeão mundial e brigou pelo título até a última corrida. Uma grande temporada do brasileiro, que depois de muito tempo colocou o país brigando por um campeonato mundial novamente.


Robert Kubica – O piloto polonês obteve um ótimo desempenho na primeira metade do campeonato. Venceu pela primeira vez na categoria e chegou a liderar o campeonato mundial. A consistência foi o ponto forte de Kubica que sempre esteve figurando entre os primeiros colocados. A baixa performance de BMW Sauber no final da temporada, tirou qualquer chance de título do Polonês Voador.


Sebastian Vettel – O alemão de apenas 21 anos realizou um ótimo campeonato, mostrou competitividade e muita habilidade ao guiar em pista molhada. Ao vencer com sobras o GP da Itália, Vettel se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida na Fórmula 1. Um futuro promissor está a espera desse ótimo piloto que mostrou todo seu talento neste ano.


Pilotos que Decepcionaram


Kimi Raikkonen – Iniciou muito bem a temporada e dava pinta que brigaria pelo bicampeonato até o fim. Mas a partir da segunda metade do campeonato Kimi não conseguiu andar bem, deixou a desejar em muitas corridas e o brilho que se viu no final de 2007 passou longe. Foi muito pouco para o até então campeão mundial.



Heikki Kovalainen – Apesar de ter vencido pela primeira vez após a quebra de Massa a 2 voltas do fim, o finlandês realizou uma péssima temporada. Vez muito pouco para quem tinha o melhor carro da categoria em suas mãos. Hamilton praticamente não tinha companheiro de equipe. Podemos atribuir a não conquista do título de construtores pela McLaren a Kovalainen que obteve um baixíssimo desempenho durante o ano, marcando apenas 53 pontos e ocupando um mísero sétimo lugar na classificação geral.


Nelsinho Piquet – Muito se esperava do piloto brasileiro no início da temporada, mas ele não correspondeu. Sucessivos erros marcaram a temporada de Nelsinho e devido ao mau desempenho, chegou a ter seu lugar na Renault muito ameaçado. Evoluiu ao longo da temporada e apenas garantiu seu lugar na categoria após a última prova. Para o ano que vem espera-se um Nelsinho Piquet pelo menos perto daquilo que seu pai falou.


Equipes que Brilharam


McLaren – Após um início de campeonato não sendo dos melhores, andando sempre atrás da Ferrari, a equipe inglesa conseguiu uma grande evolução. Teve um carro bem equilibrado e que apenas apresentou problemas mecânicos uma vez. Só não levou o título de Construtores devido a baixa performance de seu segundo piloto.


BMW Sauber – Mesmo perdendo o rumo no fim, a equipe de Mario Theissem merece destaque pelo ótimo desempenho ao longo da temporada. Esteve durante o ano, principalmente com Kubica, entre os primeiros colocados e se tornou a terceira força da categoria. Caiu muito de produção nas últimas corridas, mas na próxima temporada poderá vir ainda mais forte.


STR – Iniciou a temporada como apenas uma espécie de filial da RBR, mas ao longo do ano a equipe evoluiu de forma significativa. A escuderia de Berger conseguiu sua primeira vitória com o sempre rápido Vettel e deu muito trabalho neste fim de campeonato. Conseguiu um ótimo feito que foi superar a matriz RBR na classificação dos Construtores.


Equipes que Decepcionaram


Ferrari – Uma sucessão de besteiras marcou o campeonato da escuderia italiana. Foram erros cruciais, tanto com Felipe Massa quanto com Kimi Raikkonen, sendo que o primeiro foi o mais prejudicado. O mais bisonho de todos foi o episódio de Cingapura, fora as quebras que tiraram pontos de seus dois pilotos. O título de Construtores não apagará as trapalhadas de 2008.


Honda – A equipe japonesa esteve muito mal, não conseguiu andar nada durante a temporada. A Honda teve dois bons pilotos, mas com carros que tinham desempenhos horríveis. Esteve brigando com a Force Índia pelas últimas colocações, algo totalmente lamentável.


Williams – Que me desculpe meu amigo Marcos Antonio, mas a escuderia de Frank Williams esteve muito abaixo das expectativas. Seus carros tiveram um fraco desempenho nesta temporada, bem longe daquela tradicional equipe que conquistou títulos há anos.


Conjunto que mais Evoluiu


Renault e Alonso – Mesmo com o bicampeão a bordo de seu carro, a equipe francesa iniciou a temporada muito mal. Seus bólidos brigavam com dificuldades para entrar na zona de pontuação. Fernando Alonso em diversas vezes tentava andar mais que o carro e com isso vinha os inevitáveis erros. Mas a Renault e Alonso trabalharam duro, conseguindo uma evolução surpreendente. As vitórias com o piloto espanhol voltaram e os pódios marcaram o final de temporada da escuderia de Briatore. Foi um ótimo final de ano para a Renault e Alonso.


Destaque Negativo


Comissários – O destaque negativo vai para nossos amigos Comissários que deram um show de punições e mudanças de resultados ao final da prova. Dificilmente tínhamos a certeza de que ao final da corrida aquele resultado se manteria. O rigor demasiado nas punições em diversas vezes prejudicaram o espetáculo.


A temporada de 2008 foi espetacular, uma das mais disputas nos últimos anos. A última corrida, o GP Brasil, foi apenas uma prova do grande campeonato que acompanhamos em 2008. Todos os amantes da categoria esperam que com as mudanças o próximo ano seja ainda melhor.


Abraços!


Leandro Montianele

21 comentários:

Marcelonso disse...

Salve Leandro,

Concordo com sua análise,foi um temporada impar,algumas corridas chatas,mas na maioria foram boas,mas não podemos de creditar na conta do tempo boa parte das emoções,com as benditas aguas despejadas em muitos cantos do planeta,inclusive no Brasil em dias de corrida.

Negativo foram mesmos as punições desses fiscais levando tudo ao pé da letra,faltou um minimo de bom senso,mas colocando na balança tivemos mais prós que contras.

Esperamos muito da próxima temporada,com todas as alterações em curso,esperamos por ainda mais competitividade e porque não dizer pelas ultrapassagens,que elas sejam presença constante em todas as provas,tá certo tem uma ou outra que não dá mesmo,mas que seja em quase todas então.

Quem sabe também não teremos novidades no sistema de pontuação,existe uma insatisfação na pontuação daquele que vence,ela deveria ser maior,Tio Bernie tem até uma idéia interessante que seria dar uma medalha de ouro para o vencedor,no fim do campeonato quem tivesse mais medalhas seria campeão,até que não é má idéia.


abraço

Rodrigo Estevam disse...

Acho que o único prejuízo mesmo, foi na corrida de Cingapura onde a Ferrari perdeu o título de Felipe Massa, este foi o fator que ajudou Lewis Hamilton!

Acho que na próxima temporada teremos ainda mais emoção do que tivemos neste! apesar de eu achar que esta foi a melhor dos últimos tempos!!!

Abração!

Rodrigo Estevam
driblenet.blogspot.com

Leandrus disse...

Também concordo com o que foi escrito no post, só citaria novamente Alonso entre os destaques porque ele merece, fez uma parte final de campeonato excelente. Também colocaria São Pedro entre os destaques do ano, já que a chuva animou corridas como Monaco e Inglaterra e deu uma emoção a mais na Bélgica e no Brasil, quando deu o ar da graça nas últimas voltas. Foi uma grande temporada, talvez a melhor em muitos, muitos anos e esperamos que seja assim ano que vem tb.

Ah, e a foto para representar Nelsinho Piquet foi ótima, fazendo o que ele mais gostou de fazer no ano. Mas embora tenha cornetado ele um pouquinho, acho que pode fazer um bom campeonato ano que vem. Só não pode errar muito de novo.

Ateh!

sobreofutebolcarioca disse...

é eu acho que cai tbm.
vamos ver só faltam 4 rodadas.

GiglioF1 disse...

Grande Leandro,

O Literato...........

Analise que comparto..em QUASE tudo..

Pessoal,

Obrigado!!!...Leandros..me desculpem o equivoco..Mas um pobre mortal que sai da UTI tem este direito...mas nao me equivoquei..estive cercado por Leandros...

Doctor...Ato falho..sim os Tag eram made in Bolivia , pois tinham um " empowered by EVO" que pensei que eram da Compaq!!!!!!

Tenho orgulho de te-los como colegas!!!!!

abraco!!!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Bela análise, assino embaixo. Parabéns.

F1 NA GERAL disse...

É verdade.. Felipe foi o piloto que mais evolui durante a temporada, uma pena a Ferrari não ter acompanhado esse crescimento. Decepções também acertou em cheio: Raikkonen e Nelsinho.
Abraços.

Pâm SãoPauliNa-RP disse...

Saudações.........
Belo post heim, arrasou!!!

Bom Hamilton Campeão hehehehe
estou feliz por isso kkkkk........

BjOO*

Marcos - Blog da GGOO disse...

Com relação ao comentário do Nelsinho, na minha opinião a mídia focou demais em cima dele em virtude do sobrenome, é o primeiro ano na F-1 e isso não é fácil pra ninguém, em geral, apenas aprendizado. Hamilton é um caso a parte.
De resto, assino onde??

Rodrigo Estevam disse...

O Cara, obrigado pela visita mais uma vez, sempre que puder volte =D!

Abraços...

Rodrigo Estevam
driblenet.blogspot.com

Marcos Antônio Filho disse...

Concordo com vc Leandrão!A Williams foi realmente muito ruim!Merecia um campeonato melhor...Espero que a temporada de 2009 seja melhor!

Felipe Siqueira disse...

Olá,

encontrei seu blog no Speedblog da qual eu ajudava a equipe.
Agora estou com um blog sobre automobilismo:
http://bandeiradafinal.blogspot.com/

Gostaria de trocar links?

Daniel Leite disse...

Excelentes considerações, Leandro!

Há que destacar, além da própria STR, Sebastian Vettel. Afinal, o alemão marcou 35 pontos, contra apenas quatro de Bourdais, que até é um ótimo piloto.

Concordo com o que o Leandrus escreveu. Alonso também está entre os destaques, uma vez que foi ele o principal responsável pela evolução da Renault. Duas vitórias representam muito diante das condições com que conviveu.

Até mais!

Felipe Siqueira disse...

Adicionei lá também!

sobre o Kovalainen: eu e meus amigos estávamos discutindo qual equipe tinha sido melhor no ano Ferrari ou Mclaren. Achávamos que era a Mclaren, só que só por renovar com o Kovalainen ela já não deveria ser considerada a melhor! rsrsrs

Abraço!

kpnblog3 disse...

彌月蛋糕彌月禮彌月禮盒股市分析股市億萬贏家股票行情 股票教學股票軟體實驗動物徵信徵信社外遇草本茶養生茶有機茶送禮花草茶茶包果粒茶上海自由行 北京自由行 杭州旅遊 便宜機票 旅行社 旅遊網 泰國清邁 團體旅遊 簽證水管不通抽化糞池 洗水塔 消毒 馬桶馬桶不通通水管通馬桶 化糞池抽水肥 團體服團體服團體服訂做 手提紙袋手提袋包裝紙盒 包裝紙袋 包裝盒紙盒印刷 紙盒訂裝紙袋工廠紙袋包裝紙袋印刷 漆彈 台中漆彈場 3 漆彈宜蘭民宿宜蘭住宿宜蘭飯店花東旅遊訂房網訂房網 網路訂房線上訂房肉毒桿菌

kpnblog3 disse...

Precision Mold 水餃拉麵泡菜美食食品批發團購美食養生涼麵麵條麵條製作香港自由行 澳門自由行法律事務所13 律師律師事務所離婚搬家公司Electronic PCB Flex PCBHeavy Copper PCBIndustrial PCBMedical PCB Microwave PCBPCB RF PCBRigid-Flex PCBseo統一發票3 4月統一發票7 8月統一發票1 2月統一發票9 10月統一發票9 10月統一發票5 6月seo水晶燈流行燈飾原裝進口燈飾照明洗包包加盟 洗鞋子洗鞋加盟洗鞋店創業 鞋之澡堂消防公司消防設備消防設備崴立機電機電環保袋環保袋環保袋環保袋地板施工超耐磨地板

kpnblog3 disse...

滷味滷味加盟滷味宅配滷味批發滷味食材滷雞翅滷雞腳魯味店面出租店面出售 店面租賃租店面 租辦公室 買辦公室 店面出租皮膚科皮膚科診所肉毒桿菌肉毒桿菌瘦臉柔膚雷射玻尿酸 飛梭雷射脈衝光除斑iso iso認證Ohsas 18001品質管理教育訓練台北搬家公司桃園搬家公司搬家公司 新竹搬家公司搬家公司整形整形韓風整形韓風整形早餐店加盟創業加盟店創業開店開店創業巴里島 牙周病牙周病治療方法牙齒美白植牙植牙費用沙發上順旅行社大興旅行社五福旅行社天喜旅行社天福旅行社日本自由行 日本訂房日本旅行社日本旅遊 日本機票洗包包

kpnblog3 disse...

公益彩券 公益團體捐款健康食品慈善 慈善基金會 慈善機構愛心捐款義賣義賣活動全身健康檢查肝癌身體檢查健康檢查乳癌外遇徵信社徵信Odm Oem代工廠 塑膠射出 塑膠射出成型塑膠射出模具 模具 模具設計 模具廠室內設計裝潢工商登記公司登記投審會 會計師會計師事務所OBU素食月子餐網頁設計 網頁設計公司4 seo關鍵字廣告網路行銷網路廣告 2 水餃台北素食餐廳吃素素食 素食水餃素食餐廳健康飲食團購美食素食食譜素食料理麻糬
團購美食 彌月禮盒交友 相親相親銀行

kpnblog3 disse...

滷味滷味加盟滷味宅配滷味批發滷味食材滷雞翅滷雞腳魯味店面出租店面出售 店面租賃租店面 租辦公室 買辦公室 店面出租皮膚科皮膚科診所肉毒桿菌肉毒桿菌瘦臉柔膚雷射玻尿酸 飛梭雷射脈衝光除斑iso iso認證Ohsas 18001品質管理教育訓練台北搬家公司桃園搬家公司搬家公司 新竹搬家公司搬家公司整形整形韓風整形韓風整形早餐店加盟創業加盟店創業開店開店創業巴里島 牙周病牙周病治療方法牙齒美白植牙植牙費用沙發上順旅行社大興旅行社五福旅行社天喜旅行社天福旅行社日本自由行 日本訂房日本旅行社日本旅遊 日本機票洗包包

kpnblog3 disse...

心絲蟲白內障狗皮膚病 動物醫院腎衰竭寵物住宿寵物醫院 獸醫師獸醫院出軌徵信徵信公司徵信社外遇 通姦植牙加盟早餐店加盟創業化糞池馬桶不通通馬桶 清潔公司中華湯包 手工水餃水餃加盟創業宅配美食冷凍宅配創業加盟湯包 中華湯包湯包 月子中心坐月子 坐月子中心坐月子餐到府坐月子坐月子中心台中坐月子中心台北月子餐月子餐外送月子餐食譜結婚金飾鑽石婚戒塑膠袋塑膠袋批發塑膠袋工廠塑膠袋塑膠袋批發飛梭雷射

kpnblog3 disse...

化妝品包 裝化妝品盒 紙盒 彩色印刷 彩盒 藥盒 老人癡呆症情緒管理慈善慈善基金會 慈善機構婚友婚友社婚友聯誼 婚友聯誼社 愛情公寓聯誼Hook and Loop加盟創業健康滷味洗包包加盟洗鞋加盟Injection MoldInjection moldingLight guide panels Mold designMold development Plastic injection moldingPlastic injectionPlastic Productsapartment日租套房台北日租台北民宿 酒店式公寓 汽車美容汽車美容汽車美容訂婚喜餅 訂婚禮盒喜餅喜餅價格喜餅禮盒彌月送禮肉毒桿菌瘦臉整型診所醫學美容醫學美容診所外遇徵信徵信社 月子中心美國月子中心美國月子中心美國月子中心團體服