terça-feira, 11 de novembro de 2008

Iceman: "Foi Muita Sorte"


Amigos leitores, amantes do automobilismo, a temporada de Fórmula 1 chegou ao fim, com direito a clímax na última volta das 18 corridas disputadas, um campeão, novamente, com apenas um ponto a frente e um novo campeão mundial.


Estava trabalhando horas antes do início da corrida, e, literalmente, cruzei Londres do Sul ao Norte, durante uma hora, para chegar 5 minutos antes da largada. A cidade estava, aparentemente, normal. Carros nas ruas, ônibus trabalhando pontualmente, nenhuma faixa, nenhuma reunião de ingleses em pubs durante o meu trajeto. A largada foi adiada, e percebemos que tudo poderia ocorrer de uma maneira fora do normal. Os outros seis habitantes da minha residência, onde um deles compartilha do mesmo fanatismo que eu, estavam reunidos na sala, assistindo a ITV e ouvindo Galvão Bueno pela Globo via internet. (Acredite, quando se está longe do Brasil você sente saudades de coisas como coxinha, guaraná e Galvão Bueno). Meu companheiro de casa disse: "Está chovendo, o Massa não anda na chuva". Realmente o retrospecto não é bom, em Silverstone foi medonho e em Spa foi extremamente cauteloso, cauteloso demais, só ganhou por culpa dos comissários, ao meu ver, corretamente. Enfim, Hamilton, ao contrário, venceu em Mônaco, Silverstone, fora as vitórias do ano passado. O sonho do campeonato de Felipe Massa estava começando de uma forma não muito positiva.


Como ocorreu durante todo esse ano, Massa nos calou. Fez uma corrida impecável, na chuva, no seco, no chove não molha de São Paulo. Uns dias antes, um jornal londrino estava comentando sobre São Paulo, uma matéria de extremo bom gosto que, nas entrelinhas dizia: "Há expectativa de chuva, e as chuvas de São Paulo costumam ser fortes, vide 2003".


A Grande Final nos deu ares cinematográficos, ainda maiores do que 2007, pois não haviam escândalos de espionagem, não haviam inimigos mortais, apenas o prazer de dirigir o mais rápido que pudessem. Cada um no seu estilo. Massa com a responsabilidade de ganhar uma corrida e Hamilton com a responsabilidade de ganhar um campeonato.


No quebrar dos ovos, fez-se um omelete para ambos.


Hamilton deixou para trás a má fama de "amarelão", fez seu papel, mesmo que nos últimos 500 metros de corrida, não importa, ele fez o que dele se esperava. E provou-se que a cautela é mais correta que a afobação. Em 2007 ele quis vencer a corrida, perdeu ela e o campeonato, neste ano, quase exagerou na dose de cautela. Não foi agressivo em nenhum momento da corrida, não dificultou absolutamente nada, foi longe do Hamilton que brigou pelas outras 17 corridas. Portanto, o heroísmo do último ano foi esquecido com o título de Raikkonen, já a apatia deste ano escreveu seu nome na história. Alguns jornalistas ingleses disseram que foi um titulo que chegou com um ano de atraso. Mas Hamilton carrega o número 1, e superou a responsabilidade de liderar uma equipe.


À Felipe Massa cabe os louros de um campeão sem títulos, um herói nacional nasce, definitivamente, para delírio dos ufanistas de plantão e felicidade geral da audiência e da tv Globo. O garoto de Botucatu, interior de São Paulo, deu o golpe final em corações petrificados como o meu. Tenho que reconhecer que também me emocionei por ele, que, no momento, e isentando completamente Glock da culpa, fiquei com raiva (leia-se chutei o sofá). Massa foi elegante ao extremo, sentiu o gosto amargo do céu, um misto de vitória e derrota, de quente e gelado, de doce e amargo. A vitória, que, mesmo sem chances de título virou herói nacional em 2006, dois anos depois foi apenas um bônus, uma coisa trivial, para o Brasil, o objetivo de Felipe Massa é o campeonato mundial. Vencer no Brasil virou uma coisa trivial. Felipe perdeu o título, mas ganhou moral, seu choro contido ao estacionar o carro, bem como no pódio, fez ele ganhar, definitivamente a simpatia de dois povos que exalam emoção por todos os poros, os brasileiros e os italianos.


No dia seguinte a conquista do título, a Inglaterra continuava fria, escurecendo às cinco horas da tarde, um frio de 4°. Nos metros, nas ruas, nas praças, nenhuma manifestação, nenhum desfile em carro aberto de bombeiros, como ocorreria em São Paulo. Vi apenas um rapaz com um bone de Lewis e, ouvindo uma conversa entre dois ingleses, ouve a frase final antes de descer em meu ponto: "Foi muita sorte".


By Iceman.2008

8 comentários:

Rodrigo Estevam disse...

É como você citou este campeonato foi muito parecido com o do ano passado! mas acho que teve mais emoção!

a única coisa que faltou foi o Massa campeão de resto gostei muito!

Abraços...

Fábio Andrade disse...

Hamilton em Interlagos fez o que precisava: correu pelo 5º. Pode não ter sido aquele piloto do restante do ano, mas fez o necessário.

Massa foi o franco atirador, não restava outra opção. Fez uma corrida impecável. Manteve-se rápido na pista seca, na molhada e também nos momentos em que ela estava apenas úmida.

Calou a todos os que duvidavam de seus préstimos na água.

Qualquer um deles mereceria o título. Hamilton levou, concordo que com um ano de atraso.

Massa fica esperando o seu. Mas sua figura foi a que mais cresceu em 2008. Entra em 2009 como favorito.

Daniel Médici disse...

Ao contrário do que ocorre no Brasil, o automobilismo parece não ser muito forte nos grandes centros urbanos europeus, ou melhor, ele se dilui neles.

Avançando para o interior, talvez a comemoração tenha sido mais 'quente'...

Marcos Antonio disse...

Realmente foi um risco calculado que o Hamilton sofreu,e foi um merecido campeão.E essa foi uma da semlhores temporadas que já vi e essa corrida de interlagos,a mais emocionante.

Fábio Andrade disse...

Ops! Obrigado pela referência, Leandro, já está feita no meu blog também.

Abraço!

F1 NA GERAL disse...

Felipe fazia por merecer o título. Correu de forma correta todo campeonato, com exceção das duas primeiras provas.
Começou a temporada de 2009 na frente com certeza.

Jogo Aberto disse...

felipe massa, rumo ao titulo ano que vem.

GiglioF1 disse...

Ice,

Estamos no mesmo horario!!!...mas felizmente nao no mesmo clima...
A hora de Massa se aproxima...
Em 2009 teremos o tao esperado desfile nas ruas de SP....

abraco!!