segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Hakkinen vs Schumacher em Spa - Grandes Momentos

Durante dois anos seguidos (1998 e 1999) os pilotos Mika Hakkinen, da McLaren, e Michael Schumacher, da Ferrari, foram os protagonistas na disputa pelo título Mundial de Fórmula 1. Hakkinen havia levado a melhor nas duas temporadas e em 2000 lá estavam novamente o finlandês e o alemão brigando pelo o campeonato.

Ambos disputavam o título corrida a corrida, tanto o piloto da McLaren quanto o da Ferrari buscavam o tricampeonato da categoria. Os pilotos chegaram na décima terceira etapa, o Grande Prêmio da Bélgica, e a briga para ver quem se dava melhor naquele ano estava mais do que indefinida.

Devido o asfalto molhada, a largada da prova em Spa-Francorchamps foi dada com o Safety Car. Mika largava na pole position e logo abriu uma tranquila diferença, mas o que ele não esperava era tocar em uma zebra molhada e com isso rodar, perdendo assim a liderança da prova para o piloto da Ferrari. Começava ali uma perseguição.

Faltando quatro voltas para o término da corrida, o finlandês já tinha tirado a diferença para o alemão e todos observavam qual seria o desfecho final. Logo à frente dos dois estava o retardatário Ricardo Zonta que foi personagem de umas das mais lindas ultrapassagens da Fórmula 1.

Zonta vinha pelo meio, Schumacher tirou sua Ferrari para a esquerda, embutido logo atrás surgiu Hakkinen pela direita e os três estavam lado a lado na pista. Mika conseguiu passar pelo brasileiro, deu um "chega pra lá" em Michael e retomou a primeira colocação da prova. Manobra sensacional que deixou o público boquiaberto.

Mika Hakkinen venceu este Grande Prêmio, mas não levou o campeonato e a Ferrari conquistou um título que não vinha desde 1979.

Deixo registrado o vídeo dessa bela manobra que tirou o fôlego de muitos naquele GP da Bélgica de 2000.

Abraços!

Leandro Montianele

8 comentários:

Anônimo disse...

Leandro.

Pra mim essa foi uma das maiores ultrapassagens da História da F1. De frio Hakkinen não teve nada nessa hora.
E olha que em minhas corridas virtuais quase que fiz uma ultrapassagem assim, mas de Indy e em um oval e com os 3 em disputa de posição (sim, não tinha retardatário rs) ... rsss Foi tão inesperado que o piloto que estava por fora não imaginou que eu ia fazer a manobra e quando fui para dentro batemos rs
Show esse vídeo, uma bela recordação

Jogo Aberto disse...

FOI UMA DAS MAIORES CORRIDAS

Anônimo disse...

essa foi incrível, o que será que passou na cabeça do Zonta nessa hora..... eu gostava do Hakkinen, ele tinha um jeitão engraçado... !!

Ron Groo disse...

Foi um dos grandes momentos da carreira do único finlandês que prestou.
O coitado do brasileiro que estava alí entre os dois até hoje não sabe o que aconteceu...

kimi_cris disse...

Grande disputa essa entre Hakkinen e Schumacher.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

F1 Trulli disse...

Grande ultrapassagem, coitado foi do zonta, só faltou parar auhauah

Abração
f1trulli.blogspot.com

Marcelonso disse...

Grande Leandro,

Sem dúvida um belo momento,Hakkinen demorou,mas mostrou talento e venceu dois campeonatos,essa corrida foi bacana,pobre zonta.

grande abraço

Felipe Maciel disse...

Essa entrou para os anais.

Só uma correção: o Schumacher se acidentou em 99, por isso o duelo daquela temporada foi entre Hakkinen e Irvine.

Abs