segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dobradinha da Red Bull com vitória de Vettel em Abu Dhabi

Em um circuito de rara beleza, mas pouca competitividade, Sebastian Vettel vence o primeiro Grande Prêmio de Abu Dhabi da história. O alemão da equipe Red Bull impôs um ótimo ritmo de prova e acabou sendo beneficiado pelo abandono de Hamilton logo após a primeira parada nos boxes. Daquele momento em diante bastou Vettel administrar a corrida para cruzar a linha de chegada na ponta e confirmar o vice-campeonato.

Para completar o grande final de semana da Red Bull, Mark Webber ficou com o segundo lugar e decretou a dobradinha da escuderia dos energéticos. O australiano guiou de forma consistente e mereceu encerrar esta boa temporada com um pódio nos Emirados Árabes.

Coroando seu grande campeonato, Jenson Button conquistou a terceira posição e subiu ao pódio na última prova do ano. O piloto da Brawn GP acabou sendo o grande protagonista de uma corrida nada empolgante. Na última volta o inglês atacou Webber, que vinha em segundo, de uma forma incrível. Os dois pilotos travaram um belo duelo na pista de Yas Marina. Mesmo com o título já garantido, Button não se acomodou e brigou até o fim, curva a curva. Este foi um exemplo e tanto do atual campeão.

O brasileiro Rubens Barrichello realizou um corrida regular e ficou com a quarta colocação. Barrichello não conseguiu se impor na corrida, enquanto seu companheiro brigava pelas primeiras posições. Rubinho termina bem a temporada deste ano e provavelmente irá guiar pela Williams no ano que vem.

Nick Heidfeld, da BMW Sauber, chegou em um ótimo quinto lugar. A equipe de Mario Thyssen fez sua última corrida pela Fórmula 1, enquanto Heidfeld procura um time para pilotar no campeonato de 2010. De qualquer forma foi um bom resultado tanto para a escuderia quanto para o piloto.

O grande destaque deste GP de Abu Dhabi se chama Kamui Kobayashi, da Toyota. Depois do show em Interlagos, o japonês mostrou mais uma vez todo seu talento e em sua segunda corrida na categoria chegou na sexta posição, marcando os primeiros pontos da carreira. Kobayashi guiou como se fosse um piloto já experiente e Button provou da ousadia do garoto novamente, após ser ultrapassado.

Jarno Trulli, também da Toyota, finalizou a corrida em sétimo. Sebastian Buemi, da Toro Rosso, fechou os oito primeiro colocados da corrida.

Lewis Hamilton, da McLaren, era considerado um dos grandes favoristos a vencer a prova, mas um problema nos freios traseiros fez com que o inglês abandonasse a prova. Com isso o caminho ficou aberto para Vettel vencer a corrida que fechou a temporada de 2009 da Fórmula 1.

Em termos de beleza os Emirados Árabes não perdem para ninguém, mas o fator competitividade não agradou expectadores e muito menos pilotos. É preciso que o visual fique em segunda plano, o foco tem que ser o desenho da pista. Se Tilke continuar projetando traçados, não sei onde a Fórmula 1 vai parar.

Resultados GP de Abu Dhabi

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 55 voltas
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 17s8
3. Jenson Button (ING/Brawn) - a 18s4
4. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - a 22s7
5. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 26s2
6. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - a 28s3
7. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 34s3
8. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 41s2
9. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 45s9
10. Robert Kubica (POL/BMW) - a 48s1
11. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 52s7
12. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 54s3
13. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 59s8
14. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 1min09s6
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1min34s4
16. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a uma volta
17. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a uma volta
18. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a uma volta

Leandro Montianele

5 comentários:

Felipão disse...

também acho, Leandro

Esse japonês mostra o quanto esses pilotos que entraram no decorrer do campeonato são pernas de pau

Marcelonso disse...

Leandro,

Essa corridinha foi tão ruim que não tive nem vontade de escrever.
Fora com essas pistas de autorama!


abraço

Adalberto disse...

um circuito estranho, uma corrida apagada... e a confirmação do vice de Vettel. Só lhe resta agora o título mundial. Será campeão um dia?

Pinheirinho disse...

Vettel brilha no crepúsculo. Alemão vence GP disputado no fim da tarde nos Emirados Árabes e conquista vice-campeonato.
Piloto foi beneficiado pelo abandono de Hamilton.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Joel disse...

Hi, Nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me.

Thanks!

Joel Houston
JHouston791@gmail.com