quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dia Universal Olímpico


No dia 23 de junho será celebrado o Dia Universal Olímpico. Com o intuito de marcar esta data na blogosfera, o Breiller do Rola Blog estará realizando no domingo um post especial com trechos de textos de vários blogueiros, defendendo ou criticando a seguinte idéia: "o esporte é capaz de mudar o mundo e a sociedade em que vivemos." Para colaborar nesta ação estarei dando meu ponto de vista acerca do assunto.

Acredito que seja muito complicado afirmar que o esporte pode mudar o mundo e a sociedade em que vivemos. Estamos hoje numa época de grandes dificuldades, conflitos, desigualdades sociais e muita corrupção. A egolatria do ser humano tem falado mais alto, deixando a preocupação com o seu próximo de lado. Todas estas questões influenciam numa possível ação que direcione o esporte como uma estratégia de mudança social.

É claro que existem casos esporádicos no mundo esportivo que mudam de forma radical a vida de um jovem que meses atrás mal tinha o que comer em sua casa. Normalmente isso acontece com frequência no futebol.

Mas, o esporte também pode aproximar pessoas de classes sociais diferentes numa mesma causa, a torcida pelo time ou pátria que representa. Seja esta torcida no futebol, Fórmula 1, volei, basquete ou outra modalidade qualquer, por um momento serão pessoas que não se utilizam de status para se diferenciarem.

Portanto, dizer que o esporte tem a capacidade de transformar o planeta ou a sociedade em que estamos inserido seria um certo exagero. O máximo que ele pode fazer é unir raças e igualar pessoas socialmente diferentes por alguns instantes. Ao meu ver, o correto seria afirmar que o esporte pode contribuir para que o mundo e a sociedade em que vivemos mude.

Não se esqueçam de passar lá no Rola Blog neste domingo, 21 de junho, para dar uma força ao movimento criado pelo Breiller.

Leandro Montianele

4 comentários:

Felipão disse...

Legal a atitude dele... Agora, vc tem toda razão... Inclusive, o esporte perde força com atitudes que soam como falsas moralistas, como aquela dos americanos abraçados com iranianos na copa, ou aquela suíça se arrastando em direção a linha de chegada nas olímpiadas de 1984... aliás, já ouvi dizer que nem ela curte a forma que utilizam a imagem...

Abração, Leandro!!!

Breiller disse...

Você tocou num ponto importantíssimo para a discussão, Leandro: no esporte, as condições são iguais - ou deveriam ser - para todos. Não há status que mude um resultado. Diferentemente do que acontece nos bastidores, onde, como já sabemos bem, as coisas não funcionam de forma tão igualitária e justa assim.

Então, o que falta para o esporte se configurar como uma grande ferramenta de mudança, já que ele tem grande potencial para isso? Não seria copiar os ideais praticados no "campo de jogo" para o campo da organização, dos bastidores?

Acredito que, por esse caminho, a gente pode começar a ver o esporte de maneira ainda mais otimista.

Ótimo texto, cara! Ponderou muito bem os dois lados da moeda.

Abraço!

Net Esportes disse...

Grande discussão, como você falou "mudar o mundo" pode ser um exagero, mas acho que ele contribui demais, desde que sejam traçados os caminhos certos nas horas certas e nos lugares certos ......

Que pena, o Breiller nem pediu minha opinião !!!!!!!!!!!!!!!!! :o !!!!!!

Thaís Poggio disse...

Leandro!!

Tudo bem?
Muito legal o texto que você fez para o Dia Olimpico Universal!!

A iniciativa do Breiller foi muito boa né?

De uma conferida no texto que o Renan escreveu também!

www.ligadonabola.com.br

beijos