segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Balanço da corrida em Interlagos


Pela terceira vez consecutiva a temporada da Fórmula 1 é decidida no Brasil em uma corrida bem movimentada. Logo após a largada os acidentes e rodadas marcaram a primeira volta. Em uma das batidas os pilotos Jarno Trulli e Adrian Sutil trocaram empurrões assim que sairam de seus respectivos carros. Trulli culpava o alemão da Force India de ter provocado a confusão. O GP do Brasil começava a mil por hora.

Mark Webber tinha o melhor carro do grid e mesmo saindo em segundo conseguiu superar Barrichello na primeira parada nos boxes. Depois que assumiu a ponta, o australiano só teve o trabalho de abrir vantagem em relação a seus concorrentes. Eu diria que a vitória de Webber acabou sendo fácil. Numa prova em que se conheceu o campeão da temporada, pouco se falou na vencedor da corrida.

O Polonês Voador mostrou mais uma vez todo o seu talento ao levar a BMW Sauber ao segundo lugar do pódio. Kubica largou de forma arrojada e logo foi conquistando posições para chegar ao terceiro posto. No pit stop, o recém contratado piloto da Renault para a próxima temporada roubou o segundo lugar de Rubinho. Daquele momento em diante Robert Kubica apenas sustentou a posição. Bela corrida do polonês.

Em uma prova de recuperação o inglês Lewis Hamilton chegou no terceiro lugar a bordo de sua McLaren. Hamilton precisou remar muito para conquistar este pódio. Destaque para a bela ultrapassagem feita para cima do brasileiro da equipe Brawn GP. Sebastian Vettel foi outro que realizou uma corrida de recuperação ao chegar na quarta colocação. O alemão da equipe Red Bull de quebra pulou para a vice liderança do mundial de pilotos.

Pilotando de forma agressiva, Jenson Button ficou com o quinto lugar após largar em décimo quarto. Fazia tempo que o inglês não guiava dessa forma, com arrojo, ousadia e voltade de decidir o campeonato logo. Button vinha de corridas apáticas, mas no Brasil ele desencantou e de quebra se tornou o mais novo campeão mundial de Fórmula 1.

Kimi Raikkonen, da Ferrari, após se envolver em um toque no início da prova caiu para as últimas posições. Ao decorrer da prova o finlandês foi se recuperando, no final conquistou uma boa sexta posição. Sebastian Buemi, da STR, esteve muito bem em Interlagos e ficou com a sétima colocação.

Depois de conquistar uma grande pole position, Rubens Barrichello frustrou a torcida mais uma vez. O brasileiro não conseguiu fazer seua Brawn GP render aquilo que se esperava. Perdeu a liderança e o segundo lugar na corrida. Quando vinha em terceiro teve um pneu furado e precisou fazer um novo pit stop. No fim restou apenas uma mísera oitava posição. Fim do sonho de tentar buscar o título e fim do sonho de vencer pela primeira vez no Brasil.

O próximo GP será daqui a duas semana em Abu Dabi e decidirá o vice campeão da temporada. Para Button a última corrida do calendário servirá para comemorar em grande estilo sua conquista, enquanto Vettel e Barrichello lutarão pelo prêmio de consolação.

Parabéns a Jenson Button!!!

Resultado Final do Grande Prêmio do Brasil

1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 71 voltas em 1h32min23s081
2. Robert Kubica (POL/BMW) - a 7s626
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 18s944
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 19s652
5. Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 29s005
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 33s340
7. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 35s991
8. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 45s454
9. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 48s499
10. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min03s324
11. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min10s665
12. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min11s388
13. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta

Não Completaram

Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - volta 31
Nico Rosberg (ALE/Williams) - volta 28
Nick Heidfeld (ALE/BMW) - volta 22
Adrian Sutil (ALE/Force India) - volta 1
Jarno Trulli (ITA/Toyota) - volta 1
Fernando Alonso (ESP/Renault) - volta 1

Leandro Montianele

3 comentários:

Marcelonso disse...

Leandro,


Button tinha duas chances para vencer o campeonato,resolveu arriscar tudo no Brasil e levou o caneco,mereceu!

A corrida diria que foi meia boca!

abraço

Ron Groo disse...

A corrida foi ótima e você deve ter ideia do quanto eu ri.

Paulo Maeda™ disse...

o Groo não perdoa o 1B rs, fiquei com uma pontinha de dó do Ruinbinho, mas acho q largar leve foi uma estratégia precipitada, tava na cara q ele teria problemas no segundo trecho. Final de temporada, Button faturou o Título pelo que fez no início, mas ontem surpreendeu ao ser agressivo. E pra mim, o Vettel merece ser o vice.

Leandro, faltou vc falar do Kobayashi, pra uma primeira corrida ele foi muito bem tb. Flw