sábado, 13 de setembro de 2008

Um Grid Inusitado

A muito tempo não se via um treino classificatório tão surpreendente como este em Monza. De baixo de muito chuva aconteceu de tudo na Itália e o improvável preponderou novamente na Fórmula 1. Festa das pequenas e médias equipes que puderam andar em iguais condições com as grandes.

O nome da vez foi o menino Sebastian Vettel de apenas 21 anos que conquistou uma espetacular, merecida e inédita pole position. O piloto da STR tem se mostrada muito competente nesta temporada, apesar da pouca idade, e surpreendeu a todos ao cravar o melhor tempo. Alegria total da escuderia italiana e também do ex-piloto Gerard Berger, um dos sócios da equipe.

Após andar muito bem durante toda a classificação, o piloto da McLaren Heikki Kovalainen conseguiu a segunda posição do grid. Não podemos esperar muita coisa do finlandês mesmo largando na frente, está bem fesco na mente de todos sua última corrida.

O piloto da RBR Mark Webber também andou muito bem com a pista molhada e vai sair de uma ótima terceira colocação. Logo atrás, no quarto lugar, está o francês Sebastien Bourdais da equipe STR, mostrando o grande momento da escuderia italiana que corre em casa. A Williams voltou a figurar no pelotão da frente com o piloto Nico Rosberg que conquistou um belo quinto tempo.

Dos pilotos que estão brigando pelo título mundial, Felipe Massa é o único a largar entre os dez primeiros. O brasileiro acabou saindo no lucro com a sexta posição que conquistou, porque poderia ter sido muito poior. Massa estava ficando de fora do Q3, mas com uma ótima volta entrou na última vaga e pôde disputar um melhor lugar no grid.

Jarno Trulli, da Toyota, conseguiu a sétima colocação, seguido pelo bicampeão Fernando Alonso, da Renault, com o oitavo tempo. Timo Glock, da Toyota, em nono e Nick Heidfeld, da BMW Sauber, em décimo completam os dez primeiros do grid de largada.

Os líder do campeonato Lewis Hamilton vai largar apenas na décima quinta posição, mas tem totais condições de um bom resultado. Sua permormance na chuva é incrível, por isso não se pode descartar o inglês mesmo saindo lá de trás. Podemos ter um show de ultrapassagens em Monza neste domingo. Para Kimi Raikkonen, que joga suas últimas fichas nesta prova, as coisas complicaram de vez com ele largando apenas em décimo quarto.

Rubens Barrichello não teve um bom desempenho e vai largar apenas em décimo sexto, seguindo por Nelsinho Piquet no décimo sétimo lugar.

Com uma série de fatores inusitados, a corrida deste domingo promete fortes emoções. É impossível prever qualquer coisa diante de um grid surpreendente como este, tendo Hamilton e Raikkonen largando lá de trás e podendo ter a chuva para apimentar a prova. A briga pelo título se torna ainda mais quente a cada corrida, nada está definido e muito coisa pode acontecer.

Treino Classificatório



Abraços!

Leandro Montianele

5 comentários:

Daniel Médici disse...

Sabe nos desenhos da Warner, quando a cara do sujeito é trocada por um pirulito com uma faixa escrito "Sucker"? É assim que o Ron Dennis deve estar agora.

Chovendo amanhã, nada está decidido. Mas e se não chover?

Unknown disse...

y que me dicen de "lo siento si no tiene los pantalones para frenar tarde?" ahi al lado en el grid de largada va a estar lewis y kimi. vamos a ver en la largada quien tiene más coraje

Leandrus disse...

Realmente, foi um treino surpreendente. Me lembrou muito aquele treino igualmente chuvoso na França em 1999, quando Rubinho fez a pole correndo ainda pelo Stewart.

Tomara que a corrida também seja disputada debaixo de chuva, assim ela terá muito mais emoção. Durante a corrida da GP2, logo após o treino da F-1, o sol apareceu bem de leve no final da corrida, o que não me animou muito...

Ateh!

Marcos Antonio disse...

chovendo ou não na corrida,ela promete ser muito interessante!minha torcida é por uma grande corrida e uma grande atuação da Williams!

Anônimo disse...

Comentário que não poderia deixar passar em branco:

Apesar de serem não muito bons em pista seca, como andam Bourdais, Kovalainen e Webber na chuva, hein?

Agora, o Vettel, cada dia que passa se mostra um piloto melhor. Tem futuro o alemão.

Abração