sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Villeneuve vs Schumacher 1997 - Grandes Momentos

O campeonato de 1997 teve como protagonistas os pilotos Michael Schumacher, da Ferrari, e Jacques Villeneuve, da Williams. Não havia nenhum outro concorrente que viesse a atrapalhar a disputa entre os dois. O alemão tentava seu terceiro título mundial enquanto o canadense buscava o inédito triunfo para a família, já que seu pai não conseguiu tal feito.

Schumacher e Villeneuve chegaram na última etapa, o Grande Prêmio da Europa, disputado em Jerez de la Frontera, separados por apenas um ponto e com vantagem para o alemão. No treino classificatório, Jacques, Michael e Frentzen fazem o mesmo tempo, algo inédito na categoria, mas a pole fica com o canadense.

Após uma largada ruim de Villeneuve, a Ferrari assume a ponta da corrida com a Williams vindo logo atrás numa perseguição implacável. Já na parte final da corrida, Jacques Villeneuve se aproxima de Schumacher, decidido em ultrapassá-lo ele coloca seu FW19 por dentro da curva para assumir o primeiro lugar da corrida. Mas no maior estilo Dick Vigarista, Michael Schumacher joga seu carro para cima do canadense tentando tirar ambos da prova, o que lhe daria o título. No final quem se deu mal foi o alemão que acabou abandonando.

Preocupado com a colisão, Villeneuve diminui o ritimo, as McLarens de Hakkinen e Coulthard o ultrapassam, ele chega em terceiro e se sagra campeão pela primeira vez na Fórmula 1. A Williams conquista pelo segundo ano consecutivo o campeonato de Construtores e Pilotos.

Schumacher teve todos seus pontos excluídos pela atitude vigarista, mas não retiraram suas vitórias e os pontos da Ferrari no Mundial de Construtores. Meio estranha essa decisão.

Abaixo segue o video do "chega pra lá" do alemão para cima de Jacques Villeneuve. Como diria meu amigo Marcos Antônio, do Blog GP Séries: "Esse FW19 era indestrutível."



Fontes: Os arquivos da Fórmula 1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1997
http://4rodinhas.blogspot.com/2009/02/william-fw19-jacques-villenueve-1997.html

Abraços!

Leandro Montianele

O Loucos por F-1 retorna somente após o carnaval. Bom feriado para todos!

15 comentários:

Felipão disse...

Sensacional...

Teve até o caso de descobrirem que o Jean Todt fez pressão com os pilotos da Sauber pra não facilitar pro Villeneuve...

Daniel Leite disse...

Vou falar, aqui, de experiências pessoais. Afinal, lembro-me muito bem deste campeonato; aliás, é o primeiro de que me lembro bem.

Por pura "criancice", no sentido literal da palavra, torci - e muito - para Villeneuve naquele ano. Eu achava que Schumacher havia sido o culpado pela morte de Ayrton Senna. De toda maneira, este talvez tenha sido o último dos duelos épicos, daqueles que geravam desqualificação e muita emoção em disputas protagonizadas por apenas dois pilotos. Muito legal!

Até mais!

Pezzolo disse...

hehehe póstamos juntos o mesmo vídeo!
abraços

kimi_cris disse...

O feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Marcelonso disse...

Leandro,


Esse episódio na carreira do alemão deve ser mais um daqueles que ele deve estar arrependido até hoje.
Schumacher foi sensacional,um talento a toda prova,mas também fez muita merda nesse tempo.

abraço

Ron Groo disse...

Foi legal mesmo, apesar de ser o Jaques... achava ele meia boca.

Anônimo disse...

foi legal msm, eu pensei a msm coisa "o feitiço virou contra o feiticeiro". E akele FW19 era uma bela máquina msm.

Marcos Antonio disse...

Esse foi um dos momentos que eu fiz o coro: eu,eu,eu, o Schumacher se deu mal...hehehe

Esse FW19 era indestrutível!o cara jogu a ferrari em cima dele e não aconteceu nada!

SAVIOMACHADO disse...

Muito bem lembrado Leandro!!
Ótimo post. O Schumacker sempre foi safado mesmo. Nessa ele se ferrou!
Grande abraço.
SAVIOMACHADO

Leandrus disse...

Concordo com o Marcelonso, Schumacher pra mim foi um dos melhores que passou pela categoria mas antigamente fazia de tudo para que o odiassem, como essa burrice dele em jogar o carro para cima do adversário.

Ateh!

GiglioF1 disse...

Grande ano este!!! 97... Os tempos eram outros , e havia mas disputa na pista...
Hoje os carros quebram só de olhar , e diputas sao traduzidas em punicoes...Gracas a Deus temos a Nascar!!!!...Tanques de guerra no bate-bate!!!
Abraco!

De Gennaro Motors disse...

Caro amigo,

Tudo bem ?

Eu não conhecia seu blog, parabéns ! visite o meu www.degennaromotors.blogspot.com

abraços, Fernando Gennaro

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

O Schumacher vivenciou o clichê feitiço vira contra feiticeiro, pois já havia cometido deliberadamente a mesma safadeza contra Damon Hill em 1994. Schumacher foi gênio - disso não restam dúvidas - mas foi muito desonesto também, fato que mancha E MUITO sua carreira.

Diego Maulana disse...

Essa corrida foi sensacional. Schumacher e suas vigarisses na época. A única ressalva é que o título ficou com o Villeneuve errado.

Jogo Aberto disse...

GRANDES PILOTOS