domingo, 30 de março de 2008

Curiosidades...

Boa noite amigos do Loucos por F1!

Navegando hoje na internet encontrei uma matéria interessante que, apesar de achar que todos que acessam o Blog já têm conhecimento do assunto, não custa relembrar para alguém que possa ter esquecido.

De onde vêm os nomes dos carros da F-1?

Depende da equipe, mas, em geral, os modelos dos carros de F-1 são nomeados com iniciais da equipe ou de alguém da equipe mais um número que pode representar ano, seqüência ou mesmo alguma especificação do motor. Os modelos que participarão da temporada 2008 mostram combinações interessantes. A Williams, por exemplo, correrá em 2008 com o FW30, já que o dono da equipe chama-se Frank Williams e esse é o 30o carro lançado por ele. A estreante Force India, do empresário Vijai Mallya, segue a mesma fórmula no seu primeiro carro: VJM01. Outras equipes preferem combinações mais óbvias, como o F2008, da Ferrari, e o SA08, da Super Aguri. Já a Renault e a Scuderia Toro Rosso misturam as duas fórmulas, usando as iniciais da equipe e seqüência de modelos: R28 e STR3. A Toyota traz um elemento a mais: TF108 mistura T de Toyota, F1 de Fórmula 1 e 08 da temporada. A Honda adotou uma homenagem ao motor RA, que equipou o primeiro Honda na Fórmula 1, em 1963, e, claro, 1 de F-1 e 08 de 2008. A combinação mais estranha, contudo, é a da McLaren com o MP4-23, ou seja, o 23o modelo desde o nascimento do projeto MP4, que uniu as iniciais do patrocinador Marlboro com as de Project 4, o nome da equipe que o big boss Ron Dennis comandava na Fórmula 2.


Para quem já sabia, perdoe-me a repetição, para quem não sabia, fica como informação!

Grande abraço!

Deyvison Nascimento


6 comentários:

Adalberto disse...

num sabia o significado de mp4... valeu!

ah, ficou bem melhor a imagem do cabeçalho!

parabéns denovo pelo blog!

Blog F1-V8 disse...

Nossa, adorei esse post!!! A gente fica sempre pensando de onde vem esses nomes dos carros. Para mim os mais interessantes são o da Williams, que é mais coerente e o da Force India, pois o cara colocou o nome dele no carro!!! E para completar ainda tem motor que tem nome também, como os da Renault!!

Continuem assim!!

Unknown disse...

cara que materia interesante, gostei
o MP4-23 era un misterio para mim

F1 NA GERAL disse...

Legal era o da Sauber...Era composto pela letra "c" e o modelo do carro. Letra "C" de Cristine, esposa de Peter Sauber. Agora pensou se o Ron Dennis tivesse tido a mesma idéia. Imagine McLaren LD/22. LD=Liza Denis
Como ficariam as coisas agora hã??

Octeto Racing Team disse...

Alguns eu sabia ... outros não!!!
Adorei!!!!

Bjinhosss

Tati

Felipe Maciel disse...

Curioso o post.

Eu não sabia que o da Renault era por sequência também, achei que era R28 por causa da temporada 2008.

Já a McLaren, a informação que eu tinha é que o M era de McLaren mesmo, cansei de ler isso. O Project 4 eu conhecia, mas o M é da Marlboro? Tem certeza???

Abs