quinta-feira, 26 de março de 2009

Aquecimento para o GP da Austrália

Estamos bem próximos do início da temporada que será neste final semana e as expectativas dos amantes da Fórmula 1 são grandes. A prova que abre o campeonato deste ano é o Grande Prêmio da Austrália, que passou a fazer parte do calendário da Fórmula 1 em 1985. Desde então, o país da oceania recebe a categoria todos os anos.

Até 1995, o GP da Austrália era realizado no circuito de Adelaide. Momentos históricos foram vividos nesta pista, como a decisão do campeonato de 1986 em que Nigel Mansell abandou devido a um pneu furado e deu o título ao rival Alain Prost. Foi lá também que Schumacher jogou o carro de propósito para cima de Hill para se sagrar campeão. Em Adelaide o grande Ayrton Senna venceu pela última vez.

A partir de 1996, Melbourne passou a receber a Fórmula 1 em um circuito de rua, localizado ao redor do Lago Albert Park.

Nos três último anos, quem venceu a corrida de abertura da temporada conquistou o campeonato. Em 2008 e 2007 a primeira prova foi realizada em Melbourne e no ano de 2006 aconteceu no Bahrain.

Os únicos pilotos brasileiros que triunfaram no GP da Austrália foram Nelson Piquet, em 1990, guiando uma Benetton e Ayrton Senna com sua McLaren, nos anos de 1991 e 1993. Quem mais venceu no país dos cangurus foi o alemão Michael Schumacher, com quatro vitórias (2000, 2001, 2002 e 2004).

Circuito: Melbourne
Distância: 5,303 Km
Voltas: 58
Pole 2008: Lewis Hamilton (McLaren) - 1m26s714
Pódio 2008: 1º Lewis Hamilton (McLaren), 2º Nick Heidfeld (BMW Sauber), 3º Nico Rosberg (Williams).

O treino classificatório que definirá as posições do grid de largada para o GP da Austrália vai acontecer no sábado as 03h e a corrida no domingo também as 03h.

Estamos todos loucos para que a temporada comece logo. Somente desta forma vamos poder analisar qual o real impacto das novas recomendações aerodinâmicas da FIA.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Prêmio_da_Austrália
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autódromo_de_Albert_Park
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2009/interna/0,,OI3627000-EI13545,00-Formula+GPs+Australia.html

Fotos:
www.analisef1.blogspot.com
www.motor21.com

Abraços!

Leandro Montianele

9 comentários:

Bruno disse...

Ansiedade é a palavra Leandro. Como na Austrália as provas costumar ser sempre movimentadas, vamos ver muitos bicos serem quebrados (fácil, com aquele tamanho).
Vamos torcer para o Massa iniciar um temporada bem, para não correr atrás do prejuízo depois.
Ainda teremos um panorama mais certeiro sobre a real posição dos times.
Abraços.

Anônimo disse...

É Leandro chegou a hora, hora de acertar o despertador (pra aqueles que forem dormir antes da corrida), hora de reservar a poltrona na sala e se for o caso uma pipoquinha rsss.

Tb estou já vendo o festival de bicos perdidos na primeira curva... será que os pilotos serão cautelosos?
Flws

Willian Freitas disse...

Quase lá!
Daqui a pouco.

Anônimo disse...

ta chegando a hora..... hora de acabar com as dúvidas !!!!!!!!

Unknown disse...

interesante o fato de que os brasileiros venceram pouco em austrália. acho que é só coincidência, mais melhor nem mostrar pro rubinho a cábala. pode acabar com a sua autoestima antes da corrida

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

É a volta triunfal dos seus ótimos posts que antecedem as corridas. Primoroso o trabalho feito neste, parabéns.

Felipão disse...

Apesar dessas belas lembranças postadas pelo Leandro, tem uma que não me sai da cabeça: - Aquela em que o Coulthard e o Moreno bateram na entrada do boxe.

Barbeiragem para uns...

Fatalidade para outros...

Marcos Antonio disse...

Agora sim falta pouco pra Melbourne! Já é tradição esse maravilhoso post!

Unknown disse...

Queridos amigos pongo bajo aviso que en Mundoefeuno podràn disfrutar este fin de semana de la transmisión en vivo y en directo del GP de Australia