terça-feira, 17 de março de 2009

Como? Número de vitórias?


Estava eu aqui lendo as notícias e me deparei com uma dizendo que seria votado nesta terça-feira um novo sistema de pontuação. Olhei a proposta e achei até interessante, pois até valorizaria os três primeiros colocados.

Se passaram alguns minutos, quando eu olhei novamente estava lá estampado no site dizendo que a FIA mudou as regras para 2009 e o número de vitórias determinará o campeão mundial de Fórmula 1. Como assim o número de vitórias? Sinceramente, não gostei nem um pouco disso.

Totalmente infeliz esta decisão de dar o título para quem vencer mais vezes durante o ano. Então, quer dizer que se o piloto que mais vezes chegou em primeiro lugar tiver cinco vitórias na temporada e no restante das corridas ele não completar, poderá ser campeão mesmo assim. Que justo este sistema, não é verdade. Será totalmente prejudicial aos pilotos regulares, como foi o caso do polonês Robert Kubica no ano passado.

Todos nós, amantes da Fórmula 1, estamos esperando um ano de brigas nas pistas e na pontuação também. Esta forma de decisão vai restringir muito a disputa pelo título mundial da categoria, algo que não era previsto por todos. Era muito melhor ter voltado ao formato antigo de pontuação, da mesma forma iria valorizar muito a vitória, se isso que eles querem.

Olha que interessante, será mantida a pontuação, mas para critério de desempate no caso dos pilotos terminarem com o mesmo número de vitórias. Ah! Os pontos também definirão o segundo, terceiro, quarto, quinto... e o título de construtores né.

Era melhor ter deixado como estava, não bastou só mexer, teve também que fazer merda na regra. Tem coisa que não dá pra entender. Não sei o que se passa na cabeça desse povo que comanda a Fórmula 1, não sei mesmo.

Abraços!

Leandro Montianele

P.S.: FIA, obrigado pelo péssimo presente de aniversário.

12 comentários:

Anselmo Coyote disse...

Verdade, Leandro. Acho que vai haver uma briga feia na ponta, o que é bom. Mas, a motivação praticamente acabou para pilotos como o Alonso, que poderiam aspirar algo pilotando com regularidade. Vão entrar no campeonato igual a índios em filme de faroeste - sabendo que vão morrer no final.
Uma pena!
Eu também preferia o sistema antigo de 9, 6, 4, 3, 2 e 1.
Só nos restou o direito a espernear, porque essa "coisa" virou regra.

Anônimo disse...

realmente, se tudo continuar no msm cenário, vao reduzir a disputa do título msm para Ferrari e Mclaren... q mais eles querem fazer pra desanimar a todos?

Unknown disse...

Leandro, entendo seu ponto de vista e realmente uma mudança como essa penaliza pilotos regulares.

Porém temos de dar o braço a torcer que a F1 decaiu muito nos ultimos anos (e bota anos nisso) pela falta de competitividade e isso tira fãs e consequentimente dinheiro da F1. Ultrapassagem hoje é fato raro.

Posso estar errado, mas creio que essa mudança pode trazer mais disputas na pista, que afinal acredito ser o que todos queremos ver. Estou cansado de ver pilotos e corridas burocráticas só pra garantir uns pontinhos... Quero ver o "pau comendo no asfalto"

Abraços a todos.

kimi_cris disse...

O Max anda maluco da cabeça.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Octeto Racing Team disse...

Estou muito indignada!!! Esta temporada tinha tudo para ser demais! Competitiva! Agora...

Passem lá no Octeto, fiz um post que fala da petição online que está rolando contra esta insanidade!!!!Já assinei!!

bjs, Ludy

Marcos Antonio disse...

Max está very very crazy, e isso pode estar levando a F1 a um caminho sem volta...

Marcelonso disse...

Pessoal,

Vamos pegar o chicote e sentar o cacete nesse sujeito safado.

Como pode uma entidade desse porte,não escutar ninguém simplesmente impor uma decisão e pronto,está feito.

O esporte não pode aceitar isso,a FOTA,a PQP,alguém precisa fazer alguma coisa,porque esse caminho vai dar merda!

Marcelonso indignado

Anônimo disse...

e eu nao acredito até agora q eles puderam pensar numa idéia ridícula como essa. Qto mais em pensar em implementá-la. bye bye F1...

Anônimo disse...

isto é mesmo para tirar a paixão pela Formula 1...

um abraço!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Concordo com você que não é o sistema ideal, mas que vai tornar as corridas mais emocionantes com pilotos se engalfinhando pela vitória, eu acho que vai. Melhor do que a pasmaceira do ano passado quando acabava a segunda rodada de pits e todo mundo se garantia nas posições intermediárias para garantir pontinhos.

De Gennaro Motors disse...

obrigado amigo pelo comentario ! abraços ! Gennaro

Leandrus disse...

Será que é essa regra mesmo que vai deixar as corridas mais emocionantes? Tudo bem que tem muito piloto que faz a corrida ficar chata por adotar um estilo burocrático, mas a diferença entre as equipes grandes e pequenas é muito alta e isso inibe a briga por posições. Além disso, tem também a aerodinâmica dos carros e todos os apetrechos que atrapalham o aumento de ultrapassagens na categoria.

Vamos ver no que vai dar, mas a princípio nao gostei mesmo, e ainda tem várias situações a serem analisadas; deve ter muito piloto abandonando corrida para poupar equipamento quando perceber que não tem chances de vitória...

Ateh!