sábado, 18 de abril de 2009

A pole position é do garoto


Assim como nos dois primeiros GP's da temporada, mais uma vez se esperava um domínio total da Brawn GP. A nova equipe andou muito bem, mas não conseguiu superar o talento aliado ao ímpeto de um jovem chamado Sebastian Vettel. O alemão conquistou a segunda pole position de sua carreira e tem tudo para realizar uma boa corrida a bordo do ótimo carro da RBR. Vale ressaltar que provavelmente o carro de Vettel esteja mais leve que os da Brawn.

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, cravou um surpreendente segundo lugar no grid de largada. Não se tem dúvidas que Alonso está com uma gota de combustível em seu bólido, pode ser o mais leve entre todos os pilotos. Mesmo com pouca gasolina, é de se admirar a performance do espanhol neste treino classificatório.

Confirmando o bom desempenho da RBR, Mark Webber irá largar na terceira colocação. O australiano andou muito bem nas três partes da classificação e merecidamente levou seu carro ao terceiro posto do grid. Teria ficado em segundo caso Alonso não tivesse tomado sua posição nos instantes finais.

Pela primeira vez o brasileiro Rubens Barrichello consegue levar vantagem no grid de largada em relação ao seu companheiro de equipe. Rubinho cravou o quarto tempo, mas deve estar mais pesado que os três primeiros. Como o ritimo de corrida da Brawn GP tem sido ótimo, Barrichello tem tudo para brigar por uma vitória.

Após conquistar duas poles em duas corridas na temporada, o inglês Jenson Button vai sair apenas em quinto lugar. O líder do campeonato fez um treino classificatório bem discreto, mas também pode estar mais pesado em relação aos primeiros. O piloto da equipe Brawn GP brigará por vitória na corrida.

O italiano Jarno Trulli da equipe Toyota, conseguiu um bom sexto lugar. A escuderia japonesa mostrou que tem um carro acertado e na corrida a performance vem sendo muito boa. Se o piloto fizer uma corrida equilibrada, poderá brigar por pódio no final.

Confirmando que só anda bem nos treinos livres, Nico Rosberg conquistou apenas o sétimo tempo. Ainda não consegui entender o que tem acontecido com a Williams, o carro parece bom, mas ainda não embalou. Cria-se uma expectativa muito grande nos torcedores após as sessões de treinos e quando é pra valer não passa de um sexto ou sétimo.

Caindo pelas tabelas vem a Ferrari de Kimi Raikkonen no oitavo lugar. Quem diria que a escuderia vermelha estaria dando graças a Deus por estar entre os dez primeiros. Não se pode esperar muito dos Senhores Trapalhadas na China, acredito que será mais uma prova sem pontuar.

Mostrando uma pequena evolução, a McLaren com Lewis Hamilton largará da nona posição. Assim como a equipe italiana, os ingleses tiveram com suar a camisa para estarem no Q3. Com Hamilton vindo de trás a emoção é garantida.

Fechando os dez primeiros colocados vem o surpreendente Sebastien Buemi com a STR. Enquanto o nerd do seu campenheiro de equipe "morreu" no Q1, o novato brigou e chegou no Q3 para marcar o décimo tempo.

Felipe Massa não teve um bom desempenho na classificação e sairá na décima terceira posição.

Vamos aguardar o desenrolar do Grande Prêmio da China. Acredito que a Brawn GP virá para sua terceira vitória em três corridas, seguida pela RBR que mostrou muita força. Espero que seja uma corrida movimentada, assim como as duas primeiras, mas sem término antes do tempo previsto, é claro.

Leandro Montianele

2 comentários:

Leandrus disse...

Os três primeiros são mesmo os mais leves do grid. Então os pilotos da Brawn GP têm tudo para conseguir um bom resultado durante a corrida.

Me surpreendi com a posição de Buemi, um 10º lugar no grid com uma STR na sua 3º corrida não é pouca coisa. Se continuar assim, logo logo ofuscará Bourdais. Surpreendente tb a posição de Kubica: tudo bem que a BMW não é nenhuma maravilha, mas 17º?

Ateh!

Willian Freitas disse...

Uma pena o Vettel ser pole apenas com o carro mais leve que as Brawn. Mas com pouco de sorte pode levar. Seria demais.

Nelsinho se bobear sai antes do fim do ano.

Legal foi ver Buemi na frente do Bourdais (muito a frente).

Té!