terça-feira, 28 de julho de 2009

Uma boa solução

O automobilismo atual vive um momento delicado após graves acidentes nestes últimos dias. O jovem Henry Surtees, que corria pela Fórmula 2, foi vítima de uma roda que o atingiu na cabeça, tirando assim a sua vida. No treino classificatório para o GP da Hungria, Felipe Massa acabou sendo acertado por uma mola que estava perdida na pista e se encontra em estado grave no hospital, sem saber ao menos se voltará a correr. Tony Kanaan, na Indy, tomou um grande susto após o cockpit de seu carro arder em chamas.

Todos estes acidentes nos remete a pensar em relação a vulnerabilidade do cockpit. Se investiu muito em segurança nas principais categorias de fórmula nas últimas décadas, mas a cabeça do piloto ainda é um ponto a se questionar. Imaginem se aquela roda da Renault do Alonso sai pulando no meio da pista e aceta alguém que está vindo.

Muitos estão comentando sobre a implantação do cockpit fechado, que acabaria com esse grande problema que vem assustando o mundo da velocidade. Esta é um idéia inovadora que atenderia muito bem as atuais necessidades de sugurança, tanto na Fórmula 1 quanto em outras categorias. A imagem logo acima tem circulado na blogosfera e mostra como seria uma Ferrari no ano de 2015. Penso nesta mudança o quanto antes para que tragédias como estas não voltem a se repetir.

Paradigmas precisam ser quebrados em pró da segurança deste esporte de alto risco. As mudanças são sempre complicadas, mas de extrema necessidade. Só espero que estudos comecem a ser desenvolvidos o mais rápido possível. Antes do piloto, existe naquele cockpit um ser humano e diversas vezes pai de família que necessita chegar bem em casa.

Leandro Montianele

19 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Leandro. Não há muito o que fazer quanto a segurança dos pilotos. Mas você fala bem quando diz em "quebrar os paradigmas" pois essas mudanças só não acontecem porque existem dirigentes da Fia e pessoas que não fazem nada para que isso aconteça.

Obrigado pelo apoio.

Abraço.

SAVIOMACHADO
Por um Esporte Mais Seguro.

Paulo Maeda™ disse...

bem lembrado Leandro. Muitos "classistas" vão dizer que se o carro tiver um cockpit fechado e rodas cobertas deixará de ser um Fórmula e virará um Protótipo... olha o cúmulo da besteira... Abs.

Anselmo Coyote disse...

Leandro,
Defendi essa idéia do cockpit fechado desde o momento do acidente do Massa, quando escrevi quase que impulsivamente no blog do Felipe Motta.
Quanto à rodas cobertas eu nada disse e sequer pensei na hipótese.
Tb acho que seria impróprio deixar de adotar medidas para preservar as características que são nome ao carro.
Abs.

Ron Groo disse...

Não acho boa ideia. Além de desfigurar tudo ainda causar problemas com resgate de pilotos.

E ficou feio pra caramba

sniper disse...

Na concepção artística o carro ficou parecendo uma daquelas naves de Guerra nas Estrelas, rs. Claro a perspectiva dá idéia de que ele seria curto, o que não é o caso. Realmene, o problema de mudar muito a característica da carenagem vai influenciar na descrição técnica da categoria, mas ninguém lembrou que os atuais carros da F1 trazem muita coisa da Indy e, nem por isso, deixaram de ser F1. Quanto ao resgate do piloto, lembremos que todo o conjunto seria mudado, não apenas colocariam uma "tampa" no cockpit. Tuda a estrutura da célula seria alterada, sendo criada toda uma nova tecnologia, ainda inédita, pois não se encaixaria nem mesmo na categoria de protótipos.

Felipão disse...

Concordo com o Ron... E o maior problema enfrentado no automobilismo é a desaceleração e os impactos diretos... e não peças atingindo as pessoas nos cockpits.

Anselmo Coyote disse...

Ron Groo,
A foto da Ferrari 2015 pode ter um valor artístico. Como retrato técnico é um fiasco. Foi tirada de muito perto com objetiva grande angular, ficando completamente distorcida. Olhe a distância entreixos das rodas da direita e compare com as da esquerda. O lado direito do carro está encolhido e o esquerdo esticado. É como olhar uma banana.
Abs.

Anselmo Coyote disse...

A questão do cockpit não é pacífica. Mas é muito bom que o debate esteja sendo travado neste momento.

Pode ser que em um determinado momento a tecnologia não fosse suficiente para a mudança na época do Emmo. Mas agora as coisas são diferentes.

Felipe Maciel disse...

É uma solução. Só que quanto mais radical uma mudança, mais difícil dela ser implementada. Vamos ver se não pensam em algo melhor. Se não, então talvez seja a hora de se investir em novidades do tipo. Em uma semana, tivemos uma morte e um acidente assustador. Não se pode cruzar os braços e dizer simplesmente que foi azar. Depois de algum tempo, se alguém morrer de maneira parecida, a FIA pode ser taxada de burra caso não faça nada, afinal aviso é o que não falta.

Marcos Antônio Filho disse...

Tb não acho uma boa ideia. isso teria que ser muito bem planejado, pode haver problemas com o resgate do piloto, que será mais demorado. Acredito que esse acidentes foram fatalidades.

Anônimo disse...

整形資訊:
縫雙眼皮,整形,果凍矽膠
電波拉皮,整形,果凍矽膠
婦女資訊:
試管嬰兒,婦產科,肉毒桿菌,不孕症
旅遊資訊:
墾丁一日遊,墾丁旅遊,墾丁旅遊網
高雄一日遊,高雄旅遊,高雄縣旅遊
阿里山旅遊,旅行社,機票
清潔資訊:
地板拋光,居家清潔,清潔公司
白蟻,除蟲,跳蚤
除白蟻,白蟻防治,防白蟻治
瑜珈資訊:
瑜珈,瑜珈教室,瑜珈補習班
瑜珈教學,瑜珈教室,高雄瑜珈
行銷資訊:
SEO,搜尋行銷,搜尋行銷
網站排名,網路排名,網路行銷
網頁優化,關鍵字,關鍵字行銷

Leandrus disse...

Eu concordo com o Felipe Maciel. Pode ser uma solução sim, mas seria bom ver se não encontram outra maneira de desenvolver a segurança nos carros (até pq eu torci o nariz quando vi o carro do banner, rs). Com esses acidentes na F1 e F2, o assunto certamente voltará a torna, e com ele, explicações técnicas que provavelmente não conhecemos. Estou esperando por isso para formar uma opinião melhor.

Ateh!

F-1 A.L.C. disse...

o savio estava com a campanha faz tempo e só depois do accidente virei parroquiano dessa igreja.

acho que não diminui nada para a categoria, e ainda teremos a oportunidade de testar tecnologia de aviação, e com isso captar patrocinio do ramo...

Ridson de Araújo disse...

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/bmw-ta-forae-o-que-isso-significa-para.html


Galera que lÊ o Loucos por F1, confere lá no Historias e Velocidade esse post sobre o fim da Bmw na categoria, mas abordando o assunto debate da redução de custos e a inserção de novas equipes...


e eu ainda faço hj meu post sobre a questão dos cockpits fechados ou não...

GiglioF1 disse...

Leandro,

Ainda é melhor prevenir que remediar...Coberturas são problemas qdo ocorrem acidentes...
Melhor garantir que nada voe na pista!!!

Abraço!!

Anônimo disse...

保健資訊:
保健食品,樟芝,納豆
美食資訊:
蛋糕,彌月蛋糕,乳酪蛋糕
巧克力,chocolate,巧克力蛋糕
住宿資訊:
MOTEL,汽車旅館,台中住宿
日韓服飾:
日系服飾,服飾批發,流行服飾
看護資訊:
看護,居家看護,看護中心
居家看護,看護,看護中心
看護,居家看護,看護中心
法拍資訊:
法拍屋,法拍,法拍屋
汽車百貨:
大樓隔熱紙,汽車隔熱紙,隔熱紙
其他資訊:
棧板,塑膠棧板,會計事務所
大陸新娘,外籍新娘,柴犬
東北新娘,大陸新娘,外籍新娘

kimi_cris disse...

Realmente o cockpit fechado é uma opção e as rodas cobertas mas como o Paulo Maeda diz deixara de ser um Formula e passa a ser um prótotipo.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Fernando Kesnault disse...

Se tivéssemos cockpit fechado seria um esporte protótipo não??

Anônimo disse...

agendas
calendarios personalizados
calendarios 2012
agendas 2012
Hydroxycut
calendarios
Nitro Tech
dipticos
buzoneo
casa lola
mailing
flyers
folletos
imprenta online
impresion
tripticos
hoteles en el pais vasco
Animal Cuts
centro especial de empleo
NO Xplode
imprenta