terça-feira, 14 de julho de 2009

Ainda é preciso amadurecer


Muito tem se falado em relação ao talento do garoto Sebastian Vettel. Desde a sua vitória no ano passado com uma modesta STR, que já o apontam como um grande piloto da categoria. A temporada terminou e Vettel acabou sendo promovido para a equipe principal, a RBR, com status de estrela. Mas, as corridas foram acontecendo e o peso de guiar o carro de uma equipe de ponta caiu sobre as costas do jovem.

Até o momento, Vettel venceu apenas três provas na Fórmula 1, sendo uma com pista seca. Por enquanto nada de muito expressivo, a ponto de ser chamado de gênio. O alemãozinho ainda precisa fazer uma corrida em que ele coloque a faca entre os dentes para ganhar aquela moral.

O erro no Grande Prêmio da Alemanha provou que a jovem promessa começou a sentir a pressão de estar com o melhor bólido do grid em suas mãos. Na Turquia, Vettel largou na pole e não conseguiu se impor. A prova em que o piloto da Red Bull foi constante ele venceu, justamente na Inglaterra. A irregularidade do alemão tem o prejudicado por demais.

Se puxarmos na memória, dois anos antes, Hamilton fez sua primeira temporada e começou a ganhar espaço a ponto de estar com o título em suas mãos. A inexperiência do inglês pesou nesta época, pois ainda era muito imaturo. No segundo ano voltou a repetir o bom desempenho e sagrou-se campeão. Isso mostra que um pouco de rodagem faz diferença.

O talento de Sebastian Vettel é inegável, mas ainda é necessário que amadureça. Digamos que o garoto ainda está muito verde. Com isso, ele começa a ver seu companheiro de equipe ganhar terreno mesmo sendo menos brilhante, pois consegue ser mais consistente.

Portanto, dizer que Vettel já é uma estrela da Fórmula 1 é demais. Ele necessita fazer muita coisa para chegar ao patamar de um piloto consagrado. O melhor é esperarmos o garoto vingar de verdade e mostrar este talento ainda pouco aflorado.

Leandro Montianele

11 comentários:

Felipão disse...

Isso é verdade, Leandro. Mas é o preço a ser pago por alguém muito jovem. Apesar disso, ainda acredito que tenha mais chances que o Webber, por exemplo.

Diego Maulana disse...

Concordo plenamente Leandro. Foi o que aconteceu com o Hamilton. Chegou na F1 fazendo um estardalhaço, foi pintado como gênio, mas comete erros bobos. O Vettel, por melhor que seja, também é jovem e erra ainda. Tem muito a amadurecer. Em relação a disputa pelo título ele terá que primeiro bater o Webber, o que não será fácil, já que o australiano é muito constante e agora que já venceu deve vir mais animado e rezar contra o Button. Mas o Vettel será um dos grandes da história, com certeza.

Marcos Antônio Filho disse...

é novo ainda, e tem muito erros ppra ocmeter ainda, mas isso o vai amadurecer. Schumaher em 92 e 93 errava pra kct, mas venceu corridas. Em 94 deu no q deu... Talvez com Vettel seja a mesma coisa,daqui a um ou dois anos ele arrebente.

I will be there disse...

Dizer que ele é uma estrela da formula 1 eh um absurdo. podemos dizer que ele eh uma promessa! Ainda tem que fazer muito mais e ser mais regular pra conseguir ser consagrado como um grande piloto:D Mas o cara manda bem! apenas tah verde ainda!

Luis disse...

Leandro, concordo com seus comentários. Mas gostaria de reforçar que os elogios a ele não são gratuítos, ele realmente é um daqueles pilotos que "algo a mais".

Campeão o Button pode e provavelmente irá ser campeão, Weber é consistente, mas nenhum deles tem esse "que" a mais que poucos tem.

Se ele souber trabalhar seu lado psicologico e ganhar experiencia em algum tempo ele marcará sua passagem.

Por isso acho que ele merece uma atenção especial sim, se é pra chamar de estrela não sei. Só sei que grande parte do grid não merece 10% da atenção dele.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Sempre digo isso e acedo a tudo o que você bem dissertou aqui.

F-1 A.L.C. disse...

é verdade, o mesmo hamlton ainda não amadureceu todo seu potencial.

mais é lindo ver um genio jovem detonar a corrida dando show. gosto de ver ele dando todo de si, sem cuidar os pontos. com o tempo vai amadurecer e vai dar um excelente piloto

Net Esportes disse...

Eu acho que o cara só anda bem se tiver um bom carro, não que eu não ache que tenha cara ruim que não consegue aproveitar o carro bom ou cara bom que faz milagres com carro ruim (excete ganhar o título) .... no caso do Vettel, ele é bom e tem um carro que é o segundo melhor hoje, acho que errar faz parte, prova que ele é ousado ... não é fácil andar atrás

Marcelonso disse...

Leandro,


Os pilotos da atualidade só andam quando tem um bom carro na mão,isso é fato.

O unico que sai da regra é o Barrichello,não anda de jeito nenhum.

Quanto ao Vettel,ainda é um promessa sim,mas tem talento.Não pode ser comparado a Senna,Piquet,etc.

Não podemos esquecer que está apenas no primeiro ano numa equipe que luta por vitórias,ele ainda tem muito que amadurecer,mas como já disse tem talento sim.


abraço

Paulo Maeda™ disse...

Também acho q o fato do Vettel estar errando demais não tira dele o rótulo de novo piloto com talento na F1. Acontece e se pensarmos bem, se os carros não tivessem mudado, Vettel estaria no máximo em um carro mediano, ele não fazia idéia de qto a RBR seria um ótimo carro neste ano e ainda está aprendendo a lidar com o fato de andar num dos melhores carros da F1 atual.

Felipe Maciel disse...

Para alguém tão sem experiência, todas essas poles e vitórias em tão pouco tempo de F-1, a vice-liderança do campeonato e uns erros nada grosseiros e menos expressivos que seus acertos o colocam como a grande promessa do futuro recente. Pode não ser campeão nesta temporada, mas o talento é inegável.