terça-feira, 14 de julho de 2009

Ainda é preciso amadurecer


Muito tem se falado em relação ao talento do garoto Sebastian Vettel. Desde a sua vitória no ano passado com uma modesta STR, que já o apontam como um grande piloto da categoria. A temporada terminou e Vettel acabou sendo promovido para a equipe principal, a RBR, com status de estrela. Mas, as corridas foram acontecendo e o peso de guiar o carro de uma equipe de ponta caiu sobre as costas do jovem.

Até o momento, Vettel venceu apenas três provas na Fórmula 1, sendo uma com pista seca. Por enquanto nada de muito expressivo, a ponto de ser chamado de gênio. O alemãozinho ainda precisa fazer uma corrida em que ele coloque a faca entre os dentes para ganhar aquela moral.

O erro no Grande Prêmio da Alemanha provou que a jovem promessa começou a sentir a pressão de estar com o melhor bólido do grid em suas mãos. Na Turquia, Vettel largou na pole e não conseguiu se impor. A prova em que o piloto da Red Bull foi constante ele venceu, justamente na Inglaterra. A irregularidade do alemão tem o prejudicado por demais.

Se puxarmos na memória, dois anos antes, Hamilton fez sua primeira temporada e começou a ganhar espaço a ponto de estar com o título em suas mãos. A inexperiência do inglês pesou nesta época, pois ainda era muito imaturo. No segundo ano voltou a repetir o bom desempenho e sagrou-se campeão. Isso mostra que um pouco de rodagem faz diferença.

O talento de Sebastian Vettel é inegável, mas ainda é necessário que amadureça. Digamos que o garoto ainda está muito verde. Com isso, ele começa a ver seu companheiro de equipe ganhar terreno mesmo sendo menos brilhante, pois consegue ser mais consistente.

Portanto, dizer que Vettel já é uma estrela da Fórmula 1 é demais. Ele necessita fazer muita coisa para chegar ao patamar de um piloto consagrado. O melhor é esperarmos o garoto vingar de verdade e mostrar este talento ainda pouco aflorado.

Leandro Montianele

11 comentários:

Felipão disse...

Isso é verdade, Leandro. Mas é o preço a ser pago por alguém muito jovem. Apesar disso, ainda acredito que tenha mais chances que o Webber, por exemplo.

Diego Maulana disse...

Concordo plenamente Leandro. Foi o que aconteceu com o Hamilton. Chegou na F1 fazendo um estardalhaço, foi pintado como gênio, mas comete erros bobos. O Vettel, por melhor que seja, também é jovem e erra ainda. Tem muito a amadurecer. Em relação a disputa pelo título ele terá que primeiro bater o Webber, o que não será fácil, já que o australiano é muito constante e agora que já venceu deve vir mais animado e rezar contra o Button. Mas o Vettel será um dos grandes da história, com certeza.

Marcos Antonio disse...

é novo ainda, e tem muito erros ppra ocmeter ainda, mas isso o vai amadurecer. Schumaher em 92 e 93 errava pra kct, mas venceu corridas. Em 94 deu no q deu... Talvez com Vettel seja a mesma coisa,daqui a um ou dois anos ele arrebente.

I will be there disse...

Dizer que ele é uma estrela da formula 1 eh um absurdo. podemos dizer que ele eh uma promessa! Ainda tem que fazer muito mais e ser mais regular pra conseguir ser consagrado como um grande piloto:D Mas o cara manda bem! apenas tah verde ainda!

Unknown disse...

Leandro, concordo com seus comentários. Mas gostaria de reforçar que os elogios a ele não são gratuítos, ele realmente é um daqueles pilotos que "algo a mais".

Campeão o Button pode e provavelmente irá ser campeão, Weber é consistente, mas nenhum deles tem esse "que" a mais que poucos tem.

Se ele souber trabalhar seu lado psicologico e ganhar experiencia em algum tempo ele marcará sua passagem.

Por isso acho que ele merece uma atenção especial sim, se é pra chamar de estrela não sei. Só sei que grande parte do grid não merece 10% da atenção dele.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Sempre digo isso e acedo a tudo o que você bem dissertou aqui.

Unknown disse...

é verdade, o mesmo hamlton ainda não amadureceu todo seu potencial.

mais é lindo ver um genio jovem detonar a corrida dando show. gosto de ver ele dando todo de si, sem cuidar os pontos. com o tempo vai amadurecer e vai dar um excelente piloto

Net Esportes disse...

Eu acho que o cara só anda bem se tiver um bom carro, não que eu não ache que tenha cara ruim que não consegue aproveitar o carro bom ou cara bom que faz milagres com carro ruim (excete ganhar o título) .... no caso do Vettel, ele é bom e tem um carro que é o segundo melhor hoje, acho que errar faz parte, prova que ele é ousado ... não é fácil andar atrás

Marcelonso disse...

Leandro,


Os pilotos da atualidade só andam quando tem um bom carro na mão,isso é fato.

O unico que sai da regra é o Barrichello,não anda de jeito nenhum.

Quanto ao Vettel,ainda é um promessa sim,mas tem talento.Não pode ser comparado a Senna,Piquet,etc.

Não podemos esquecer que está apenas no primeiro ano numa equipe que luta por vitórias,ele ainda tem muito que amadurecer,mas como já disse tem talento sim.


abraço

Anônimo disse...

Também acho q o fato do Vettel estar errando demais não tira dele o rótulo de novo piloto com talento na F1. Acontece e se pensarmos bem, se os carros não tivessem mudado, Vettel estaria no máximo em um carro mediano, ele não fazia idéia de qto a RBR seria um ótimo carro neste ano e ainda está aprendendo a lidar com o fato de andar num dos melhores carros da F1 atual.

Felipe Maciel disse...

Para alguém tão sem experiência, todas essas poles e vitórias em tão pouco tempo de F-1, a vice-liderança do campeonato e uns erros nada grosseiros e menos expressivos que seus acertos o colocam como a grande promessa do futuro recente. Pode não ser campeão nesta temporada, mas o talento é inegável.