sexta-feira, 18 de julho de 2008

GP da Alemanha

O Grande Prêmio da Alemanha estreou no calendário da Fórmula 1 em 1950, ficando ausente da categoria por três vezes. A primeira ausência aconteceu em 1955, devido a não adequação do circuito de Nürburgring aos novos padrões de segurança estabelecidos na época. Em 1960 foi disputado por carros apenas de Fórmula 2 e no ano de 2007, o Automóvel Clube da Alemanha não autorizou o Automóvel Clube Geral da Alemanha denominar a prova realizada em Nürburgring como “Grande Prêmio da Alemanha”, fazendo com que a corrida chamasse “Grande Prêmio da Europa”.

O autódromo de Hockenheim, palco da corrida deste domingo, foi construído em 1932 e sediou seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 em 1970. Nos últimos 35 anos o circuito recebeu 28 vezes a categoria máxima do automobilismo, incluindo todas as corridas entre 1986 e 2006.

Antes das alterações em 2002, o circuito de Hockenheim era considerado o mais veloz da Fórmula 1, com longas retas, divididas por chicanes que cortavam a Floresta Negra. Foi nesta pista em 2000, depois de largar em 18º lugar, que o brasileiro Rubens Brarrichello conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Uma conquista brilhante, pois Rubinho estava com pneus de pista seca e ainda chovia em uma parte do circuito.

Circuito: Hockenheim
Corrida:
67 voltas / 306,458km
Extensão:
4,574km

Últimas Corridas

Vencedores
2006 - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1h27min51s693, média de 209,277 km/h
2005 - Fernando Alonso (ESP) Renault - 1h26min28s599, média de 212,629 km/h
2004 - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1h23min54s848, média de 215,852 km/h
2003 - Juan Pablo Montoya (COL) Williams - 1h28min48s769, média de 207,036 km/h
2002 - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1h27min52s078, média de 209,262 km/h

Poles
2006 - Kimi Raikkonen (FIN) McLaren - 1min14s070, média de 222,308 km/h
2005 - Kimi Raikkonen (FIN) McLaren - 1min14s320, média de 221,560 km/h
2004 - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1min13s306, média de 224,625 km/h
2003 - Juan Pablo Montoya (COL) Williams - 1min15s167, média de 219,064 km/h
2002 - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1min14s389, média de 221,355 km/h

Melhores Voltas
2006 - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1min16s357, média de 215,650 km/h
2005 - Kimi Raikkonen (FIN) McLaren - 1min14s873, média de 219,924 km/h
2004 - Kimi Raikkonen (FIN) McLaren - 1min13s780, média de 223,182 km/h
2003 - Juan Pablo Montoya (COL) Williams - 1min14s917, média de 219,795 km/h
2002 - Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1min16s462, média de 215,354 km/h


Com o campeonato mais embolado do que nunca, agora é esperar pra ver o que acontece neste GP da Alemanha. Provavelmente um deles sairá de Hockenheim como o grande líder da temporada mais disputada dos últimos anos.

Abraços!

Leandro Montianele

3 comentários:

GiglioF1 disse...

Leandro,

Bela abordagem...Gstava mais do tracado antigo, mas de qualquer forma será uma corrida muito emocionante.

E como quase todas as corridas deste ano, devem haver surpresas.

Abraco!!

Marcelonso disse...

Salve Leandro,

Como Giglio,eu gostava mais das longas retas,aquele desenho era muito legal,agora foi mutilado.

abraço

Daniel Médici disse...

Muto legal seu preview!

Que eu me lembre, Hockenheim nunca teve médias horárias maiores que Monza, este sim o traçado mais rápido da Fórmula 1. No início dos anos 80, Hockenheim, Monza, Osterreichring e Silverstone disputavam entre si pelas maiores velocidades médias.

Mas a Woodcote foi estendida para ficar mais lenta, Osterreichring sumiu do mapa e Hockenheim ganhou uma versão mais travada da chicane da Ostkurve... e deu no que deu. Agora Hochenheim é um Mickey Mouse, Silverstone será riscado e só teremos Monza como pista de alta, numa categoria de deveria prezar por ser a mais rápida do mundo...