quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Massa que Não Me Convence

Amigos leitores, amantes do automobilismo, muitos irão me criticar pela coluna que abafa o ufanismo gerado pela mídia e pelos brasileiros sedentos por um novo ídolo local, mas a verdade é que eu ainda não confio em Felipe Massa.

É verdade que Massa entrou na briga pelo campeonato, que superou os erros de Austrália e Malásia, que chegou nos ponteiros e liderou, isoladamente, o campeonato mundial, mas ainda sim, não me sinto confortável por torcer por Felipe Massa. Ele é rápido, faz o melhor campeonato de sua vida, mas pergunto, como um piloto tão arrojado, destemido, ou como nosso querido locutor faz questão de falar “Coloca a faca nos dentes”, só venceu as provas em que largou na primeira fila? Em todas as suas corridas, Massa só venceu largando da primeira fila, sem muitas ultrapassagens, de ponta a ponta, com um carro extremamente superior, não nego que a superioridade dos carros com os quais venceu foram decorrentes de seu setup perfeito, não nego isso nem digo o contrário, Massa é imbatível na Turquia, em que venceu nos últimos 3 anos, e no ano em que não venceu, seu primeiro ano de Ferrari, chegou a frente de Michael Schumacher, Massa foi imbatível em Interlagos nos dois últimos anos e, realmente deixou Raikkönen passar em prol de algo maior, o título da Ferrari. Mas, o que falta então a Massa?

Kimi Raikkönen, ainda de McLaren, fez uma corrida de extrema grandeza quando ainda corria pela McLaren em 2005, saindo da 17ª posição e vencendo a prova, com uma condução incrível, arrojada e digna de um campeão, passando Fisichella na última volta. Para mim, foi a melhor corrida da carreira do finlandês.

Fernando Alonso tem a seu favor o estigma de ter “aposentado” Michael Schumacher, ganhando dois títulos, um deles em cima do alemão em briga direta, onde travaram duelos incríveis, como os de Imola em 2005 e 2006, ou a condução incrível do espanhol em 2006 na Hungria, onde não venceu por conta de uma porca mal colocada por um dos membros responsáveis pelo pit-stop. Inclusive, na Hungria, outro piloto mostrou um talento fora do normal, o vencedor Jenson Button.

Lewis Hamilton tem apenas um ano e meio de Fórmula 1 e vem mostrando um talento acima do normal. Cometeu erros discutíveis no final do ano, cedendo o título à Raikkönen, mas tem a seu favor a idade ainda baixa e muita experiência. Hamilton venceu de maneira categórica o Grande Prêmio de Mônaco, onde chegou a bater e voltou para vencer. Por muitos, foi considerada a melhor corrida do inglês até hoje, onde provou seu real talento e, para os poucos que ainda duvidavam de sua capacidade, fez a corrida incrível nesta última semana, passando seus adversários, mesmo com a estratégia diferenciada da McLaren, que fugiu à lógica, vencendo o GP da Alemanha e de quebra, assumindo a ponta da tabela no Mundial de Pilotos.

Robert Kubica, da BMW, é outro que fez corridas consistentes e chegou com um carro abaixo do esperado à ponta da tabela. Mesmo entrando na metade do campeonato, chegou ao pódio no mesmo ano em Monza, e venceu o GP de Montreal. Anda muito bem na chuva e se consolida como um dos grandes nomes da nova geração.

Assim sendo, qualquer um desses quatro pilotos me da segurança para torcer, para acordar de manhã esperando uma boa atuação. Não que minha torcida signifique algo para Felipe Massa ou à qualquer outro piloto, mas essa não é a coluna de um piloto, e sim de um fanático por automobilismo, por um fã do esporte automotivo e por um torcedor. Mas voltando ao assunto, qualquer um desses pilotos com suas grandes atuações e poucos erros fazem com que torcemos de olhos fechados. Muitas falarão da corrida incrível de Massa em Montreal, mas ao meu ver, falta a Massa a vitória fenomenal, como a de Barrichello em 2000 na Alemanha saindo do 18º lugar, e também o término da sucessão de erros que comete. Ao término de cada final de semana de GP, um grande amigo meu André me diz: “Massa continua com o retrospecto de um erro crucial por final de semana”. É quase verdade. As vitórias de ponta a ponta são como um procedimento cirúrgico, sem erros e sem surpresas, sem espetáculo para o leigo, e enche os olhos para o apreciador da técnica e da tática perfeita. Mas Massa ainda erra muito, não é pessimismo, é que eu espero sempre ver uma corrida fantástica dos outros quatro pilotos, mas me intriga que eu sempre espere um erro de Massa e, ultimamente, da Ferrari.

Massa precisa, também, de uma grande atuação na chuva, pois as grandes atuações marcam a carreira de grandes pilotos, como Schumacher em Spa em 1996 ou Panis no mesmo ano em Mônaco, Hamilton e Sutil em Mônaco em 2008, Barrichello em Silverstone, também em 2008, Button em Hungaroring em 2006.

Para os ufanistas de plantão, eu reconheço que Massa vem amadurecendo, vem crescendo e se tornando um piloto cada vez mais de ponta. Espero que acabem os erros e as atuações pífias e que chegue uma vitória daquelas cinematográficas, além de correr bem na chuva.

Portanto, amigos leitores, sei que poderei ser rechaçado pelos comentários, mas é isso que eu, e sei que muitos outros brasileiros pensam a respeito de Massa, a montanha-russa de atuações mescladas entre brilhantes e desastrosas fizeram com que deixasse precocemente a luta pelo campeonato do ano passado, e que torcemos para que não ocorra neste ano, mas com a ajuda do aquecimento global, onde o tempo fica cada vez mais imprevisível, ser brilhante frente as intempéries chega a ser crucial. Quero acreditar em Felipe Massa mais do que acredito hoje, mas ele ainda não me passa a serenidade de ligar a televisão esperando uma grande atuação, já tivemos surpresas como em Montreal, por exemplo, ou como na classificação para o GP de Mônaco, onde tirou coelho da cartola, mas ainda sim é mais fácil ver isso tudo em seus outros concorrentes diretos.

Meu coração ufanista também sente falta de um ídolo local pelo qual possamos buscar uma identidade vencedora e inspirar a busca pelos sonhos, desejos e realizações, somos tão ligados ao futebol que esse espírito tem que nos inspirar muito além de apenas quatro em quatro anos, ou seja, queremos que isso ocorra em quase todos os finais de semana, por isso, Felipe, esperamos que seu tempo de maturação seja rápido, pois a oportunidade de brigar pelo título em um carro vencedor é privilégio de poucos.

Iceman®2008

16 comentários:

Daniel Leite disse...

A impressão é justamente essa. Felipe Massa parece um time africano de futebol. É notadamente muito bom, mas não tem consistência e responsabilidade suficientes pare vencer um campeonato. Ainda assim, o fato é que o ano de 2008 pode desmentir essa visão sobre Massa. Caberá a ele provar que estamos errados.

Até mais!

kimi_cris disse...

eu acho Massa grande piloto mas ainda não tem estofo para ser campeão, mas acho Massa mais capaz de ser campeão do que hamilton

Leandrus disse...

Eu também acho isso, e acredito que muitos (mas muitos mesmo) compartilham de sua opinião. Desde o começo do ano muitas pessoas discutem isso, mas Massa continua sem uma vitória que todos possam classificar como "fantástica"; nem uma mísera BMW ele ultrapassou nas corridas (tirando o Kubica em uma largada, se não me engano no Bahrein). Como o Daniel disse, esse é o ano para ele nos desmentir; vamos ver o que acontece.

Ateh!

Fernando Cataldo disse...

vencedores GP TURQUIA:

2005 - KIMI RAIKKONEN - MCLAREN
Felipe Massa - Sauber
2006, 2007 e 2008 - FELIPE MASSA - FERRARI

Isso não é pra idolatrar o "Turco Massa", mas sim para corrigir quando afirmou que, quando o Massa não venceu, chegou a frente de Schumacher.
Em 2005 Massa, unico ano em que MMassa não venceu na Turquia, nao completou a prova com problemas no motor e nos 3 anos seguintes, 2006, 2007 e 2008, Massa venceu a prova. Massa tem 3 vitórias em 4 edições do GP da Turquia.

fora isso, concordo com voce em tudo o que disse. Quando me perguntam pra quem eu torço na F1, muitos se espantam quando falo que prefiro o Raikkonen com o Massa na Ferrari.
minha justificativa eh sempre a mesma: "Assim que o Massa me provar que vale a pena torcer por ele, eu continuo com o Kimi que me decepciona apenas o perdoavel."

valew e abraços.

Fernando Cataldo disse...

vencedores GP TURQUIA:

2005 - KIMI RAIKKONEN - MCLAREN
Felipe Massa - Sauber
2006, 2007 e 2008 - FELIPE MASSA - FERRARI

Isso não é pra idolatrar o "Turco Massa", mas sim para corrigir quando afirmou que, quando o Massa não venceu, chegou a frente de Schumacher.
Em 2005 Massa, unico ano em que MMassa não venceu na Turquia, nao completou a prova com problemas no motor e nos 3 anos seguintes, 2006, 2007 e 2008, Massa venceu a prova. Massa tem 3 vitórias em 4 edições do GP da Turquia.

fora isso, concordo com voce em tudo o que disse. Quando me perguntam pra quem eu torço na F1, muitos se espantam quando falo que prefiro o Raikkonen com o Massa na Ferrari.
minha justificativa eh sempre a mesma: "Assim que o Massa me provar que vale a pena torcer por ele, eu continuo com o Kimi que me decepciona apenas o perdoavel."

valew e abraços.

Leandro Montianele disse...

Concordo quando diz que Massa ainda não fez nenhuma corrida em que vencesse fazendo belas ultrapassagens assim como muitos pilotos. Mas a fase do brasileiro é boa e se o carro voltar a render ele pode faturar o título deste ano. Continuo torcendo por Felipe pelo simples fato dele ser brasileiro, porque mal piloto isso ninguém pode afimar que ele é.

Abraços!

Leandro Montianele

Marcos - Blog da GGOO disse...

Ice, onde eu assino???

Net Esportes disse...

Como falei aqui na última vitória do Massa o reencontro do Didi e Dedé havia sido mais emocionante, o terceiro lugar do Rubinho outro dia foi melhor e até o Nelsinho chegando em segundo valeu mais, mesmo porque o jovem Piquet me parece completamente diferente do pai, o Massa nunca me convenceu, pode até não ser mas o jeito de falar dele é arrogante, meio insuportável... me parece que ele se acha muito, minha torcida toda na F-1 desde o ano passado é para o Hamilton.

http://netesporte.blogspot.com/

Daniel Médici disse...

Também não me impressiona muito o Massa, embora alguns dizem que ele está amadurecendo.

Ano passado, ouvi o Bob Sharp dizer que não acha que o Massa será um campeão. Vindo de alguém que acompanha automobilismo desde Fangio, tenho que concordar...

OCTETO RACING TEAM disse...

Como disse o Leandrus muitas pessoas compartilham de sua opinião! E eu sou uma delas.

Eu sou brasileira, mas não me sinto nada representada por Felipe .Ele simplesmente não me cativa em nada!!Absolutamente nada!!!
Muito pelo contrário... ultimamente até o tema da vitória de faz desligar a TV.
Fico enjoada com tanto ufanismo... Afff

Não divido a mesma opinião do Leandro... não acho que devemos torcer só porque é brasileiro. Isso é importante, claro, afinal é nosso compatriota, mas o razão da minha torcida.
Torço por aquele que me cativa, seja ele brasileiro ou espanhol ( como é o meu caso! rsrsrs)


Bjinhoss

Tati

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Iceman:
Concordo com tudo o que você disse, tento torcer para o Massa, mas ele não consegue nos empolgar...Ou erra ou vence, mas daquele jeito bundão, sem brilho nenhum. Na corrida da Alemanha vibrei muito...com o HAMILTON...

Priscilla Bar disse...

Uia,

Que alívio saber que nao sou só eu que pensa assim...

GiglioF1 disse...

Ice,

Concordo com o ponto da empolgacao...Mas descordo do aspecto técnico...Em poles e primeira fila ele dá de lavada este ano no Kimi...Massa nao é " amado" por que é um Outsider... Tem muitos problemas sim...mas é um menino sob imensa pressao ha tempos... Ganha quando sai na frente , e nao faz grandes ultrapassagens ..( Nao é bem assim..)porque nas condicoes em que ganhou nao havia ameaca....
É muito rapido ,e isso é uma qualidade....Instável..problema a ser corrigido...
Nao tomem como critica , é apenas uma obeservacao técnica: O Fato de estar numa Ferrari ,nao significa que voce senta e já sai ganhando...Nao é assim.

Torco pelo Massa por ser Brasileiro e o primeiro a trazer uma luz de esperanca após tantos anos...
Sem qualidades excepcionais , e sem um um sobrenome famoso ,voce nao sai do interior de SP e é adotado por feras da F1 ,e nunca vai sentar em uma Ferrari!!!

O tempo trará as verdades.

Abraco a todos!!!

Marcos Antônio Filho disse...

é ainda falta algo ao Felipe Massa,o qu edifere um bom pilto de um pilot campeão.E isso ele ainda não tem.depois diz onde assino Iceman

abraços

Anônimo disse...

12/10/08

CLARO QUE ELE TEM SORTE E É AJU...
FALTANDO 2 PROVAS PARA ENCERRAR A TEMPORADA SEM DÚVIDAS MASSA VEM TENDO E SENDO AJUDADO SORTE OPOLE LWIS QUIZ DISPUTAR A POLE COM HAIKONEN E ACABOU PUNIDO TENDO QUE PASSAR PELO BOX

E QUANDO VINHA PARA PASSAR NOVAMENTE FELIPE MASSA, TEVE QUE IR PARA SUA 2 PARADA, VOLTOU NO CONGESTIONAMENTO, PERDEU POSIÇÕES E SEU CARRO PERDEU RENDIMENTO MANTENDO-SE EM 12

MAIS UMA VEZ NA TEMPORADA DEPOIS DE PASSAR MASSA O BARBEIRO TOCA EM LWIS QUE JÁ ESTAVA NA FRENTE E QUE ACABOU RODANDO DEVIDO O TOQUE PERDENDO POSIÇÕES IMPORTANTES E MASSA SÓ TOMOU UMA PASSAGEM PELOS BOXS

SÓ PARA SE TER UMA IDÉIA O FRANCES SEBASTIAN BORDEIR( QUE CHEGOU EM 7) VINHA SAINDO DO BOX E NÃO TINHA ONDE ENFIAR O CARRO POIS FOI FECHADO PELO BARBEIRO(MASSA) QUE BATEU MAIS UMA VEZ BORDAIR FOI ELIMINADO DA PROVA DEIXANDO A 7 COLOCAÇÃO PARA MASSA

ALIAS A FIA NO INTUITO DE DEIXAR O CAMPEONATO MAIS EMOCIONANTE VEM PREJUDICANDO HAMIGTON CONSTANTEMENTE E FAVORECENDO MASSA

POR QUE A FIA NÃO USOU O MESMO CRITÉRIO PARA MASSA QUE USOU COM BORDAIR

E AINDA TEMOS QUE ATURAR O EXAGERO DO GALVÃO BUENO RASGANDO ELOGIOS A UMA ULTRAPASSAGEM DE MASSA(DE FERRARI) SOBRE O WEBEER QUE ESTAVA BRIGANDO COM SEU PRÓPRIO CARRO QUE ESTAVA COM OS PNEU DIANTEIRO DIREITO MAIS CARECA QUE O MARCOS VALÉRIO NÃO VOU NEM COMPARAR OS CARROS

SEM CONTAR O LADO EM QUE O BARBAEIRO RESOLVEU FAZER A ULTRAPASSAGEM QUASE BATE MAIS UMA VEZ

A SE O ALONSO RESOLV...

CONTINUA
https://soltesuavoz.wordpress.com

SOLTE SUA VOZ disse...

CLARO QUE ELE TEM SORTE E É AJU...
FALTANDO 2 PROVAS PARA ENCERRAR A TEMPORADA SEM DÚVIDAS MASSA VEM TENDO SORTE E SENDO AJUDADO

OPOLE HAMILTON QUIZ DISPUTAR A POLE COM RAIKKONEN E ACABOU PUNIDO TENDO QUE PASSAR PELO BOX

E QUANDO VINHA PARA PASSAR NOVAMENTE FELIPE MASSA, TEVE QUE IR PARA SUA 2 PARADA, VOLTOU NO CONGESTIONAMENTO, PERDEU POSIÇÕES E SEU CARRO PERDEU RENDIMENTO MANTENDO-SE EM 12

MAIS UMA VEZ NA TEMPORADA DEPOIS DE PASSAR MASSA(BARBEIRO) TOCA EM HAMILTON QUE JÁ ESTAVA NA FRENTE E QUE ACABOU RODANDO DEVIDO O TOQUE PERDENDO POSIÇÕES IMPORTANTES, E MASSA SÓ TOMOU DE PUNIÇÃO UMA PASSAGEM PELO BOX

SÓ PARA SE TER UMA IDÉIA O FRANCES SEBASTIAN BOURDAIS( QUE CHEGOU EM 7) VINHA SAINDO DO BOX E NÃO TINHA ONDE ENFIAR O CARRO, POIS FOI FECHADO PELO MASSA(BARBEIRO) QUE BATEU MAIS UMA VEZ BOURDAIS FOI ELIMINADO DA PROVA DEIXANDO A 7 COLOCAÇÃO PARA MASSA QUE CHEGOU EM 8

ALIAS A FIA NO INTUITO DE DEIXAR O CAMPEONATO MAIS EMOCIONANTE VEM PREJUDICANDO HAMILTON CONSTANTEMENTE E FAVORECENDO MASSA

POR QUE A FIA NÃO USOU O MESMO CRITÉRIO PARA MASSA SOBRE HAMILTON QUE USOU COM BOURDAIS

E AINDA TEMOS QUE ATURAR O EXAGERO DO GALVÃO BUENO RASGANDO ELOGIOS A UMA ULTRAPASSAGEM DE MASSA(DE FERRARI) SOBRE O WEBEER, BRIGANDO COM SEU PRÓPRIO CARRO QUE ESTAVA COM O PNEU DIANTEIRO DIREITO MAIS CARECA QUE O MARCOS VALÉRIO NÃO VOU NEM CONTAR O CARRO

SEM CONTAR O LADO EM QUE MASSA(BARBAEIRO) RESOLVEU FAZER A ULTRAPASSAGEM, QUASE BATEU MAIS UMA VEZ

SE O ALONSO RESOLVE IR PARA A ...

CONTINUA
https://soltesuavoz.wordpress.com