sábado, 5 de julho de 2008

Primeira fila surpreendente

Ao decorrer do treino se via um domínio total da McLaren que caminhava a passos largos para colocar seus carros nos dois primeiros lugares do grip. Mas foi aí que entrou em cena a figura do inglês Lewis Hamilton que errou quando não podia e jogou fora a chance de largar na frente em casa. Seu estilo agressivo de pilotar não tem me agradado muito, porque está sendo uma agressividade sem responsabilidade e como consequência disso vem os erros. Com isso o inglês conseguiu apenas o quarto tempo no grid para a corrida de amanhã.

Pela primeira vez em sua carreira o finlandês Heikki Kovalainen conquista uma pole position na Fórmula 1. Uma pole merecida para um piloto que andou forte o tempo todo durante o treino classicatório. Heikki salvou a pele da McLaren que corre em casa e tinha a obrigação de colocar pelo menos um de seus carros na primeira fila.

A outra surpresa do treino ficou por conta do australiano Mark Webber, da RBR, que conquistou um excepcional segundo lugar. Webber chegou a roubar a pole de Raikkonen nos minutos finais, mas logo em seguida foi superado por Kovalainen. É bem provável que o australiano esteja com duas gotas de combustível, com isso ele deve parar bem cedo e perder esta posição.

As Ferraris não tiveram um bom rendimento e andaram abaixo das McLarens durante toda a classificação. Kimi Raikkonen andou bem dentro das condições de seu carro e larga na terceira colocação. O brasileiro Felipe Massa teve problemas no Q3 e larga apenas em nono lugar, sua pior posição de largada na temporada. Isso não é bom para ele com relação a briga pelo título, mas agora Massa tem que se concentrar para fazer uma corrida de recuperação pensando nos pontos para o campeonato.

Heidfeld fez um ótimo treino e finalmente conseguiu se posicionar a frente de seu companheiro de equipe que vinha lhe dando um banho. Um belo quinto lugar para um piloto que não vem num bom momento, sendo sempre superado por Kubica. Vamos ver se o alemão se recupera na temporada e volte a brigar em igualdade dentro da equipe.

Fernando Alonso fez o que já era esperado e colocou sua Renault na sexta posição. Mas o problemas do Alonso tem sido nas corridas, onde não apresentando uma boa performance. Vamos ver se o espanhol consegue fazer uma corrida sem erros amanhã. Nelsinho Piquet vem logo atrás com o sétimo tempo. O brasileiro conseguiu um bom rendimento em uma pista que conhece bem, mas vamos ver se ele confirma este desempenho na corrida amanhã.

O menino Vettel, provável substituto de Coulthard na RBR, andou muito bem e conseguiu um grande oitavo lugar no grid.

Robert Kubica, o Polonês Voador, teve algum problema em sua BMW Sauber que o tirou da briga por uma melhor classificação. Kubica nem saiu dos boxes para sua volta e com isso vai largar apenas na décima posição.

Rubens Barrichello sofreu mais uma vez com o péssimo desempenho de sua Honda e sai apenas na décima sexta colocação. A escuderia japonesa teve um progresso na temporada e agora volta a apresentar resultados muito ruins, bem abaixo do esperado.

Esperamos uma boa corrida amanhã já que os principais pilotos que brigam pelo título não largam na primeira fila. Massa terá que se concentrar para fazer uma corrida de recuperação saindo lá de trás, quem sabe não vem um show do brasileiro na Inglaterra. Ainda existe uma possibilidade de chuva, mas não podermos confiar muito nas previsões do tempo.

Treino Classificatório


Abraços!

Leandro Montianele

7 comentários:

Anônimo disse...

aquela saída do Hamilton da pista lhe prejudicou muito, mas o Kova mereceu a pole, seria muito interessante se fosse o Webber, de qualquer forma a corrida promete............ se chover então !!!!!!!!!!!

Daniel Leite disse...

O grande vencedor do treino foi Kimi Raikkonen. Seis posições à frente de Massa, ele é o grande candidato à vitória, ao lado de Hamilton. Kovalainen tem chances, claro, mas, como sempre insinua Galvão Bueno, acredito que ele esteja leve.

Até mais!

Daniel Médici disse...

Um dia desses li um comentarista inglês dizendo que o problema da F1 atual é que raramente há uma corrida em que as pessoas pensam "amanhça eu vou assistir ela porque eu tenho a impressão de que algo vai acontecer".

Pois bem está aí uma prova que traz a nítida impressão de que algo vai acontecer. Porque a primeira fila é imprevisível, porque os favoritos passam por u momento atípico, e porque pode chover!

F1 NA GERAL disse...

a Ferrari complicou a corrida do Massa hein Leandro... a secada desse fim de semana vai ter de ser fortissima.
Abraços.

Marcos Antonio disse...

Kova e Webber na primeira fila foi algo bastante inusitado...Amanhã a corrid apromete ser boa,principalmente se chover...

abraços!

Felipe Maciel disse...

Finalmente a primeira pole, e merecidíssima. Ele andou forte o treino todo e cravou. Deveria andar assim mais vezes.

Unknown disse...

mañana ferrari tiene una dura corrida pero siento que si llueve, Felipinho se puede convertir en el hombre de la jornada. Saludos y disfruten mañana de la carrera en vivo a través de mi blog, www.mundoefeuno.blogspot.com