domingo, 24 de maio de 2009

Button voa nas ruas do Principado

O piloto que tem dominado a temporada brilhou de novo, mas dessa vez foi nas ruas do Principado de Mônaco. Jenson Button apenas confirmou as expectativas, sobrou na pista e conquistou sua primeira vitória em solo monegasco. Button precisou apenas sustentar o primeiro lugar na largada para logo em seguida abrir vantagem e vencer sem ser incomodado por ninguém. O inglês abriu ainda mais no campeonato e caminha a passos largos para o título.

Para completar mais uma dobradinha da Brawn GP, Rubens Barrichello chegou na segunda posição. Rubinho conseguiu ultrapassar Raikkonen logo na largada, mas não teve condições de acompanhar o ritmo forte de seu companheiro de equipe. O brasileiro chegou a tomar uma pressão do finlandês da Ferrari que não deu em nada. Depois do segundo pit stop foi só levar o carro até a linha de chegada.

Após cinco corridas passando em branco, a Ferrari chegou ao pódio pela primeira vez na temporada com o terceiro lugar de Kimi Raikkonen. Logo na largada o finlandês perdeu o sugundo posto para Barrichello, mas ao decorrer da prova manteve um bom ritmo e se sustentou em terceiro.

Felipe Massa, que terminou logo atrás de seu companheiro de Ferrari, andou muito bem nas ruas de Monte Carlo. O piloto brasileiro guiou tentando extrair toda a capacidade de seu carro, virando sempre muito rápido. Felipe poderia até ter conseguido roubar o pódio de Kimi, mas quando estava de tanque vazio precisando virar forte, acabou sendo limitado por Button que tinha voltado do pit naquele instante. O balanço foi positivo para Massa.

A equipe Red Bull não obteve a performance que muitos esperavam e conquistou apenas um quinto lugar com Mark Webber. O piloto australiano, que largou em oitavo, acabou saindo no lucro com o resultado final.

Nico Rosberg, da Williams, foi um dos poucos pilotos que fizeram ultrapassagem na corrida, mas mesmo assim não passou de um sexto lugar. Fernando Alonso, da Renault, chegou em sétimo e somou mais dois pontos no campeonato. Sebastien Bourdais, depois de muitos calculos, fechou os oito primeiros do GP de Mônaco.

A corrida não foi tão movimentada como gostariamos, nem o safety car precisou ser acionado. Sendo assim, Button dominou até o final sem nenhuma ameaça. A pergunta que não que calar é a seguinte: quem será capaz de parar Jenson Button e Brawn GP? O próximo GP será em território turco daqui a duas semanas, espero algo de novo por lá.

1. Jenson Button (ING/Brawn GP) - 78 voltas em 1h40min44s282
2. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 7s666
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 13s443
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 15s110
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 15s730
6. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 33s586
7. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 37s839
8. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1min03s142
9. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 1min05s040
10. Timo Glock (ALE/Toyota) - a 1 volta
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 1 volta
12. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1 volta
13. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1 volta
14. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 2 voltas

Não completaram

Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
Robert Kubica (POL/BMW)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

Leandro Montianele

8 comentários:

Net Esportes disse...

a corrida de Mônaco era tão legal por ser agitada, aí ficou um tempão como hoje, monótona ..... e olha que nao passado e no retrasado se não me engano tinha voltado a ser agitada ...... mas fazer o que, o Rubinho tava um pouco mais pesado (e ainda parou antes) não sei porque mais pesado mas isso determinou a pole e a vitória do Button (que está cada vez mais com o título na mão)

Fábio Andrade disse...

Trivial a corrida de hoje. Chegou a ser previsível.

Desde ontem eu já duvidava que o Raikkonen pudesse ameaçar o Button. Só não esperava que ele fosse largar tão mal.

A única coisa que me surpreendeu foi a facilidade que o Jenson encontrou para se distanciar do Barrichello.

Felipão disse...

Uma corrida incrível se olhando o desempneho do Button. No mais, me deeeeeeeeeeu um sooooooooono...

Pinheirinho disse...

Jenson Button deu mais um grande passo na sua caminhada rumo ao título mundial de Fórmula 1 deste ano ao vencer neste domingo o Grande Prêmio de Mônaco. Com mais uma atuação impecável o piloto da Brawn dominou a corrida desde o início e acabou à frente do companheiro de equipe Rubinho Barrichello, que terminou mais uma vez na segunda posição. Com este resultado, o inglês ampliou a liderança no Mundial com 51 pontos, 16 a mais do que o brasileiro.
Partindo da pole, Button manteve a liderança na largada, enquanto Barrichello saiu muito bem e passou Raikkonen. As demais posições foram mantidas com Sebastian Vettel, Massa, Rosberg, Heikki Kovalainen e Webber completando o grupo dos oito primeiros.
Já Massa, que andava mais rápido do que Raikkonen, poderia tê-lo superado após a segunda rodada de reabastecimentos, pois pararia depois e teria um carrro mais leve por algumas voltas. Porém, Felipe ficou preso justamente nessas voltas atrás de Button, que havia voltado de sua segunda parada.
Enquanto isso, na frente, os dois carros da Brawn passaram a administrar a dobradinha, com Button ligeiramente mais lento do que Barrichello, mas sempre com mais de dez segundos de vantagem. Sem dificuldades, o inglês coroou mais uma atuação perfeita com a sexta vitória na carreira.
Segundo colocado no Grande Prêmio de Mônaco, Rubinho Barrichello destacou o fato de ter somado mais oito pontos no campeonato. Rubinho contente em marcar uns pontinhos e agora segue em busca da vitória que certamente deve acontecer.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

kimi_cris disse...

Button fez uma corrida à Schumi

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Ron Groo disse...

Voou e se consagrou!
Adorei o GP, como sempre gosto desta corrida.
Pra mim só Monza é maior.

Anselmo Coyote disse...

Leandro,

Nossa leitura sobre a corrida do Massa é um pouco diferente.

Ele atacou as chicanes com as quatro rodas. Aproveitou o quanto pôde, o que lhe permitiu fazer voltas rápidas, e levou só “cartão amarelo”. Ameaçado pelo cartão vermelho, parou e voltou aos tempos normais. Saiu no lucro.

Foi ousado ao tentar passar o Vettel, mas deu um passo maior que a perna. Valeu pela ousadia. Se tivesse dado certo eu aplaudiria. Mas nem deu tempo aos aplausos. Foi extremamente burro ao permitir a ultrapassagem do N. Rosberg. Por burradas muito menores do Hamilton já vi o mundo cair sobre sua cabeça. Perto do que ouvi, Jumento é elogio. Coisas do esporte, coisas de torcedores. Sem essas divergências a coisa não seria tão apaixonante.

Abs.

Felipão disse...

Incrível o Nico... até qdo vai bem, vai mal no final das contas... achei que tinha carro pra ir mais a frente...