terça-feira, 19 de maio de 2009

O tradicional GP de Mônaco.

Está chegando o dia da corrida mais tradicional do calendário da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco. Disputado nas ruas do principado, o charmoso GP tem presença constante na categoria desde o ano de 1955. Monte Carlo é um belo circuito que exige um certo preciosismo dos pilotos, pois qualquer erro se torna irreverssível.

É impossível não fazer uma alusão a figura do gênio Ayrton Senna quando se fala de Mônaco. De todos que guiaram naquela pista, Senna continua sendo o maior, mesmo após 15 anos do seu falecimento. Ayrton possui a marca de seis vitórias nas ruas de Monte Carlo, sendo cinco consecutivas com a equipe McLaren ( 1989 à 1993 ). O primeiro triunfo foi conquistado a bordo de uma Lótus no ano de 1987.

Quem não se lembra do GP de Mônaco de 1992? A Williams tinha um carro muito melhor do que o da McLaren, mas após um pit stop demorado de Nigel Mansell, Senna conseguiu pular para a ponta. Daquele momento em diante, o Rei de Mônaco segurou o ímpeto do Leão no braço, pois ele vinha colado tentando ultrapassa-lo de qualquer forma. O final todos sabem. Foi o quinto triunfo do gênio no principado. Simplismente emocionante.

O vencedor de 2008 foi o piloto Lewis Hamilton, da McLaren. Mesmo tendo o pneu traseiro direito estourado após ter tocado no muro, na sexta volta, Hamilton conseguiu se manter entre os primeiros e venceu pela primeira vez em Monte Carlo. Robert Kubica em segundo e Felipe Massa em terceiro lugar completaram o pódio.

Nesta temporada a equipe favorita é a Brawn GP, por tudo que tem feito nas últimas corridas, principalmente com o inglês Jenson Button. Temo que os carros da equipe de Ross Brawn dominem de uma forma que venha deixar a prova muito monótona, ou seja, um saco. Mas de qualquer forma surpresas podem aparecer.

Circuito: Monte Carlo
Corrida: 78 voltas / 260,520 km
Extensão: 3.340 km

Quero fazer aqui um agradecimento ao meu amigo Sávio Machado que mencionou o Loucos por F-1 na coluna "Dica de Leitura" em seu blog. Muito obrigado pelo reconhecimento, Sávio!

Leandro Montianele

13 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

É verdade Leandro, é impossível não fazer alusão a Senna.
Mônaco é especial e será sempre especial em nossa memória.

Valeu o agradecimento por aqui.
O Loucos por F-1 merece e vocês também. Sucesso!! Quero ver vocês firme e forte durante bastante tempo.
Grande abraço para vocês.
Amanhã tem jogo dos bons (hehehe)
SAVIOMACHADO

Felipão disse...

Boa, Leandro

Mônaco = Senna

Imposível não fazer a ligação.

Ruy disse...

Acho que o Rubens tem tudo para sair de Mônaco com a vitória. A seu favor vai contar os anos de experiência em pilotar neste circuito.
Já em relação a equipe e estratégias, aí pode ir por posiições abaixo a tão sonhada vitória do brasileiro.
Valeu Leandro, abraços..

kimi_cris disse...

Estou curioso para ver a influencia do KERS neste circuito

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Bruno disse...

Pegando o embalo do comentário do Kimi Cris, acho que ninguém vai usar o KERS em Monaco.
Impossível não associar duas figuras a Monaco, Senna e Graham Hill. Olha que o Senna deu aquela batida no muro em 88...poderia ser mais uma vitória dele.
Eu comentei lá no blog do Sávio, muito sucesso a vocês.
Abraços.

A corrida só ganha emoção seu o Barrichello pular na frente. Vamos ver se o Ross Brawn continua um gênio das estratégias...como foi na Espanha.

Ron Groo disse...

É o gp mais charmoso que existe.
E em importância só perde, pra mim, para Monza.
Adoro esta corrida.

Marcos Antonio disse...

Grande GP, as vezes tme corridas chatas,mas quando chove vira loteria total!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Que venha Mônaco para ver se com todo seu glamour consegue dar uma lavada nessa politicagem suja que tem tomado conta da nossa querida mas tão maltratada F1.

Grande abraço.

Anônimo disse...

olha, eu não sou tão fã assim de Monaco, msm tendo sua tradição e de ser a "casa" de Senna. Espero uma corrida bem chata pra domingo, mas quem sabe ela terá alguma surpresa este ano. Flws

Henry disse...

Leandro,
No primeiro dia, o favoritismo da BrawnGP vai se confirmando...

Quem ressuscitou hoje foi o KOVA...

1abraço

Uelton Gomes disse...

Não tem como lembra de Senna, igual o Felipão disse no post abaixo Mônaco= Senna.

Abraços

Pinheirinho disse...

No sábado, dia do treino de classificação do GP de Mônaco, Rubinho Barrichello completará 37 anos de vida, 17 deles passados na Fórmula 1. De quase aposentado ao fim de 2008, com a saída da Honda, hoje ele é o vice-líder da categoria correndo pela dominante Brawn GP. Barrichello é vitorioso mesmo convivendo com as críticas, principalmente por ter ficado atrás de seu companheiro de equipe Jenson Button nas cinco corridas disputadas nesta temporada. Rubinho Barrichello é recorde entre todos os pilotos da história da categoria. Se a vitória é seu objetivo, o aniversário será um pódio em nossos corações. Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

F1 Trulli disse...

Senna ainda é o única brasuca a verncer por la

+ tô otimista, afinal alem d ser um circuico q Trulli costuma ir bem é onde ele conseguiu sua 1ª vitória e quem sabe vem a 2ª ^^

Abração
http://f1trulli.blogspot.com/