segunda-feira, 21 de julho de 2008

Série Grandes Pilotos - Mike Hawthorn


Boa noite amigos do Loucos por F1!!!

Aproveitando a brilhante corrida realizada por Lewis Hamilton no GP da Alemanha, resolvi ressucitar a série Grandes Pilotos e, por que não, trazê-la de volta com o primeiro piloto inglês a ser campeão mundial na Fórmula 1?
Bom, apesar de ter sediado a primeira prova do Campeonato Mundial, a Grã-Bretanha não conseguiu bons resultados com seus pilotos. Nos dois primeiros anos, teve que assistir as disputas entre argentinos e italianos pelos títulos. Só em 1952, os pilotos da ilha começaram a se destacar.
O primeiro a surgir foi John Michael Hawthorn, ou simplesmente, Mike Hawthorn, como ficou conhecido.
No seu primeiro ano, guiando pela equipe inglesa Cooper, disputou cinco provas e terminou em quarto lugar, atrás das feras da equipe de Maranello. Naquela temporada, a Ferrari disputou com 3 pilotos o Mundial. No ano seguinte, ele repetiu a colocação, só que desta vez, já guiando pela Ferrari.
E foi pela equipe italiana, que em 1958, Mike se tornou o primeiro piloto britânico a tornar campeão mundial de Fórmula 1.
Um ano totalmente marcado pela hegemonia dos súditos da rainha. Os quatro primeiros colocados do campeonato vinham da terra governada por Elizabeth II. Mas, também, um ano negro para a categoria, marcado pela morte de três pilotos durante as provas.
Infelizmente, a carreira de Mike terminou rapidamente. Em 1959, ele se envolveu em um acidente de carro e morreu antes do início do Campeonato.

Grande abraço

Deyvison Nascimento

Um comentário:

Daniel Médici disse...

O primeiro inglês a se destacar foi Moss... que era um piloto fora de série, certamente na lista dos que mereciam um título.

Hawthorn também era fantástico, mas apareceu depois no circo.