sábado, 11 de outubro de 2008

Hamilton é pole no Japão

O inglês Lewis Hamilton deu um passo muito grande para a conquista do título dessa temporada ao cravar a pole position no circuito de Fuji, no Japão. Tudo dava ao entender que o primeiro lugar do grid ficaria com uma das Ferraris, mas Hamilton surpreendeu com uma volta espetacular e conquistou uma pole mais do que merecida. O inglês tem tudo para sair do Japão com uma grande vantagem na disputa pelo campeonato.

Mesmo aparentemente estando mais leve, Raikkonen não conseguiu permanecer a frente de Hamilton e sairá da segunda posição. Ele será a aposta da Ferrari para que o inglês não dispare na frente, mas acho pouco provável que Kimi ofereça algum perigo para a McLaren. O finlandês Heikki Kovalainen conquistou uma grande terceira colocação no grid e poderá ser um grande aliado de seu companheiro de equipe na corrida.

Fernando Alonso, da Renault, confirmando que está em ótima fase, fez o quarto tempo no treino classificatório e brigará por mais um pódio. A vitória em Cingapura parece ter mexido com o brio do piloto bicampeão mundial.

Após dominar todo o treino, Felipe Massa não obteve uma boa performance no Q3 e infelizmente larga apenas na quinta posição. Agora está muito mais difícil para o brasileiro, mas nada é impossível e as coisas podem mudar. Cabe a Massa fazer uma corrida agressiva para tentar se aproximar de Hamilton o quanto antes.

O sempre rápido Robert Kubica, da BMW Sauber, vai largar no sexto lugar. Logo atrás vem Jarno Trulli em sétmo e Timo Glock em oitavo, ambos da Toyota. Sebastian Vettel e Sebastien Bourdais, da STR, completam os dez primeiro colocados do grid de largada para o Grande Prêmio do Japão.

O brasileiro Nelsinho Piquet que pode perder seu lugar para Di Grassi na próxima temporada ficou apenas com o décimo segundo tempo. Sem saber do seu futuro na Fórmula 1 e abordo de um péssimo carro, Rubens Barrichello sai apenas do décimo sétimo lugar.

Esta pode ser a corrida que deixará Hamilton mais próximo do título ou a da recuperação de Massa no campeonato. Nada está definido, mas ninguém pode negar que esta pole deixou o inglês em uma situação muito mais confortável.

Abraços!

Leandro Montianele

2 comentários:

Grid GP disse...

Concordo que a vantagem, até psicológica, de Hamilton é clara!

Mas corridas são corridas... Especialmente nesse ano, acho que tudo pode acontecer.

Abraços. Bom blog, como sempre!

Fábio - GRID GP

F1 NA GERAL disse...

é incrivel como o raikkonen tem decepcionado na segunda metade da temporada. Nem parece o mesmo piloto do ano passado onde arrancou para o título justo na 2ª metade do campeonato.
Mas como disse o fábio esse ano tudo pode acontecer. Vamos torcer.