quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Grande Prêmio do Brasil

O Grande Prêmio do Brasil foi disputado pela primeira vez no dia 30 de Março de 1972. O vencedor da corrida foi o argentino Carlos Reutemann guiando uma Brabham-Ford, seguido pelo sueco Ronnie Peterson e pelo brasileiro Wilson Fittipaldi Jr.

O Autódromo de Interlagos tem o nome oficial do ex-piloto falecido José Carlos Pace e foi inaugurado em 12 de maio de 1940. Até o ano de 1980, era Interlagos que recebia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, mas do ano de 1981 a 1989 a prova passou a ser realizada no Autódromo de Jacarepaguá.

Após uma grande reforma de mudança no antigo traçado, em 1990 Interlagos voltou a sediar o Grande Prêmio do Brasil e permanece presente até os dias de hoje. Neste retorno da Fórmula 1 a São Paulo, o vencedor foi o francês Alain Prost, seguido de Gerhard Berger e Ayrton Senna.

Os brasileiros que venceram o GP Brasil foram Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, o memorável Ayrton Senna e Felipe Massa. Dentre estas vitórias, destaco a primeira de Ayrton Senna no nosso país em 1991. Senna guiou com maestria, superou as dificuldades, a dor e levou sua McLaren com apenas a sexta marcha ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez no Brasil. Momento inesquecível para os amantes da categoria máxima do automobilismo.

Circuito: Interlagos
Corrida: 71 voltas / 305,909 km
Extensão: 4,309 km
.
ÚLTIMAS CORRIDAS

Vencedores
2007 - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1h28min15s270, média de 207,972 km/h
2006 - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1h31min53s751, média de 199,731 km/h
2005 - Juan Pablo Montoya (COL) McLaren - 1h29min20s574, média de 205,439 km/h
2004 - Juan Pablo Montoya (COL) Williams - 1h28min01s451, média de 208,517 km/h

Poles
2007 - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1min11s931, média de 215,656 km/h
2006 - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1min10s680, média de 219,473 km/h
2005 - Fernando Alonso (ESP) Renault - 1min11s988, média de 215,485 km/h
2004 - Rubens Barrichello (BRA) Ferrari - 1min10s646, média de 219,579 km/h
.
Melhores Voltas
2007 - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1min12s445, média de 214,216 km/h
2006 - Michael Schumacher (ALE) Ferrari - 1min12s162, média de 214,999 km/h
2005 - Kimi Raikkonen (FIN) McLaren - 1min12s268, média de 214,651 km/h
2004 - Juan Pablo Montoya (COL) Williams 1min11s473, média de 217,038 km/h

A temporada da Fórmula 1 está chegando ao fim, Hamilton e Massa disputam o título e o inglês leva uma grande vantagem no número de pontos. Em contrapartida o brasileiro corre em casa com o apoio de sua torcida e a pressão toda está em cima de Hamilton que não poderá errar novamente como no ano passado. Independente de quem vença será de forma merecida, mas espero que seja o piloto brasileiro. Que vença o Brasil!

Abraços!

Leandro Montianele

7 comentários:

Daniel Médici disse...

Espero que a vitória venha de forma merecida, como dizes!! Essa é a minha torcida.

Marcelonso disse...

Salve Camaradas,


É verdade Leandro,estamos todos anciosos esperando essa corrida,torço para Felipe vencer,o resto será consequencia,o que tiver que ser será.

abraço

Grid GP disse...

E pensar que essa pista com tanta história pode ter um dos seus momentos mais importantes no domingo!

Abraços!

Fábio Campos

Anônimo disse...

Ontem, em evento de patrocinador, Lewis Hamilton recebeu dois amuletos dos presentes ao evento:

Um gato preto e uma camisa do Vasco, em referência aos "vices" deste time.

hahahahahahahahahahahahaha

Promessa de grande prova para o fim de semana!!! Ainda mais se chover!

Abraços

Daniel Leite disse...

Massa parece dominar o circuito de Interlagos. É favoritíssimo à prova. Caberá a Hamilton não se importar com o domínio do ferrarista para garantir um pódio, ou qualquer outra posição entre os cinco primeiros, para ser campeão.

GiglioF1 disse...

Pessoal,

Vamos pras cabeca!!!!...e vamos nóiiisss..!!

Abraco e como de costume grande post!!!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Montianele:

Na verdade a corrida inaugural de Interlagos foi a de 1973, a de 1972 foi meramente demonstrativa e extra oficial, mas a história do Brasil na F1 como anfitrião é muito rica e recheada de vários momentos importantes.