domingo, 27 de abril de 2008

Acidente e segurança

É sempre muito preocupante quando acontece um acidente como o do piloto da McLaren Heikki Kovalainen. O finlandês escapou em alta velocidade numa curva após o estouro do pneu dianteiro esquerdo de sua McLaren, bateu muito forte e entrou embaixo da barreira de pneus ficando preso ali por alguns minutos até o momento do resgate. Felizmente nada de grave aconteceu.

Acidentes desse nível são sempre assustadores na Fórmula 1 ou em qualquer outra categoria do automobilismo. Ainda mais para nós brasileiros que já sofremos uma perda muito grande de forma trágica.

Mas nos tempos de hoje a Fórmula 1 tem se preocupado cada vez mais com a segurança dos pilotos. A evolução é tanta que já são 14 anos sem mortes na categoria. Umas das grandes poteções que o piloto tem é a chamada célula de sobrevivência. Fabricado com um materiais super resistentes, como kevlar e fibra de carbono, a célula resiste a praticamente tudo.

Quem não se lembra do incrível acidente do polonês Robert Kubica, no GP do Canadá em 2007. Ele bateu muito forte e ficou com o carro totalmente destruído, mas se salvou devido a célula de sobrevivência que se manteve intacta.

Todos nós ficamos apreensivos diante de situações como essas, mas são coisas inevitáveis em um esporte onde se anda no limite extremo da velocidade.

Abraços!

Leandro Montianele

8 comentários:

kimi_cris disse...

Sim isso é verdade mas reparou na frente do MP4-23 ele estava sem a parte da frente.

Marcos Antonio disse...

?Demoraram muit pra tirar o carro do Kovalainen da barreira de pneus,se elke tivesse tido alguma complicação isso seria fatal.ainda bem que não houve nada de grave com o finlandes.
abraços!

F1 Trulli disse...

Alonso perdeu sua grande chance de fazer bonito frente a sua torcida... + a Renault vem forte
Mclaren, um degrau abaixo da Ferrari msm, + ta melhor (Hamilton acompanhou o ritmo)

segurança, Kovalainen demorou para ser removido justamente por questão de segurança (coment d Marcos)...
ñ é muito de se preocupar com a segurança q a F1 proporciona hoje

abraços

Leandrus disse...

Realmente foi preocupante o acidente do finlandês. Mal dava pra ver onde o piloto estava nakele amontoado de pneus...

Ateh!

F1 NA GERAL disse...

É foi bem feio msm...
Foi igualzinho o acidente do hamilton ano passado em nurburgring. Segurança dos carros nota 10.

Speeder76 disse...

De facto foi assustador... mas não tão assustador como foi o que aconteceu ao Stephane Ortelli em Monza, no Le Mans Series. Esse sim, foi assustador!


O Leandro já viu, mas o resto pode ver aqui:


http://youtube.com/watch?v=52wUHuZ7fqI

Anônimo disse...

Apesar de forte eu fiquei menos preocupado com o acidente do Kubica do que com este do Kova..... foi muito assustador o fato dele ter entrado de cabeça nos pneus.. pensei que poderia sofrer lagum problema no pescoço......

http://netesporte.blogspot.com/

F1 Trulli disse...

Toyota... verdade, se Glock ñ marcar pelo menos uns pontinhos vai ficar difícil (ou sust. ele logo)

ah sim e Nelsinho... só rindo, o negócio dele é "aprender com os erros" (vai ter muito o q aprender então) uahuahuahauhau