sábado, 12 de abril de 2008

Juan Pablo Montoya

Caros amantes da Fórmula 1, estamos estreando no Blog um espaço dedicado aos grandes pilotos considerados rápidos que passaram pela categoria e que por alguma razão não conquistaram um título mundial. Para inaugurar o espaço, estaremos conhecendo um pouco mais da carreira do colombiano Juan Pablo Montoya.

Nascido em Bogotá, onde aprendeu desde muito novo as técinicas de Kart ensinadas por seu pai, um arquiteto e fã de automobilismo.

Entre 1984 e 1989 Montoya ganhou muitos títulos locais e nacionais nas catagorias infatil e junior como piloto de Karts. No ano de 1992 ele fez o curso de condutores de alta performance na Skip Barber nos Estados Unidos e no mesmo ano participou da Copa Fórmula Renault na Colombia, onde conseguiu quatro vitórias em oito corridas e cinco pole position.

Em 1993 se tornou campeão da Swift GTI na Colombia, obtendo sete vitórias em oito corridas e mais sete poles. No ano seguinte o colombiano participou da Karting Sudam 125cc conseguindo a primeira posição, ficou em terceiro no campeonato de Barber Saad nos Estados Unidos e conquistou o título da Fórmula N, disputada no México.

No ano de 1995 conseguiu a terceira posição no campeonato inglês de Fórmula Vauxhalle e obteve a vitória nas seis horas de Bogotá. Em 1996 participou da Fómula 3 britânica correndo pela equipe Fortec Motorsport.

Juan Pablo Montoya em um determinado momento de sua vida passou por muitas dificuldades e procurava economizar dinheiro suficiente até para suas necessidades básicas. Quando parecia provável o fim de carreira do jovem piloto, ele ganhou uma oportunidade de correr a Fórmula 3000 na temporada de 1997, terminando assim em terceiro lugar. No ano seguinte fazendo 65 pontos, um recorde na época, conquistou o título da Fórmula 3000 com a equipe Super Nova.

Em 1999 foi convidado a correr na CART para substituir o então campeão Alessandro Zanardi na Chip Ganassi Racing. Logo em seu ano de estréia faturou o campeonato obtendo sete vitórias e sete poles, sagrando-se assim o piloto mais jovem da história a conquistar o título. No ano de 2000 com um carro pouco confiável não conseguiu repetir o feito do ano anterior. Encerrando sua passagem pelos Estados Unidos, conquistou a vitória em sua estréia numa das provas mais tradicionais, as 500 milhas de Indianápolis.

No ano de 2001, Montoya estréia na Fórmula 1 pela equipe BMW Williams. Em sua terceira corrida, mostrando muito arrojo, o colombiano fez uma linda ultrapassagem no então tri-campeão Michael Schumacher. Ele liderava a prova até o momento em que o holandês Jos Verstapen o tirou da corrida após atingi-lo por trás. Mesmo assim, terminou sua primeira temporada na categoria com uma vitória e três poles.

Em 2002, com uma certa experiência da temporada passada, conquistou 50 pontos e ficou somente atrás dos dois pilotos da Ferrari no campeonato mundial. O colombiano, em 2003, lutou pelo título até a penúltima corrida, mas perdeu a disputa e ficou novamente em terceiro lugar, com 82 pontos, duas vitórias e uma pole. O ano de 2004 não foi muito bom para Montoya. Sua equipe, a Williams, mostrava muitos problemas e um carro ruim, acabando assim com suas chances no campeonato.

Na McLaren em 2005, Montoya não obteve muito sucesso. Ele teve muito trabalho com sua equipe para adaptar o carro ao seu estilo de pilotagem e acabou fechando a temporada com três vitórias, 60 pontos e o quarto lugar no mundial. Em julho de 2006 Juan Pablo Montoya anunciou que estaria deixando a Fórmula 1 para correr na Nascar.

Em julho de 2007, ele se tornou o segundo piloto estrangeiro da história a ganhar uma corrida na Nascar.

Junto com sua esposa, Connie Freydell, Montoya criou a Fundação Fórmula Smiles, como parte de sua função como embaixador das Nações Unidas. A fundação tem como principal objetivo ajudar as crianças de bairros probres através de construção ou melhoria nas infra-estruturas e instalações desportivas.
Apesar de sua curta carreira na Fórmula 1, Montoyucho (como é carinhosamente chamado pelas meninas do Octeto) sempre se mostrou um piloto muito rápido e arrojado que merecia estar no selecto grupo dos campeões mundiais.

Abraços!

Leandro Montianele

8 comentários:

Octeto Racing Team disse...

Adorei Leandro!!!

Confesso que não sabia de algumas coisas sobre Montoya ... no Octeto ele é, principalemnte, um querido da Vick!! hehehe
Mas todas nós adoramos o Montoyucho!!! hahahaha

Ele chegou na F1 como "aquele que poderia bater o MS" .... mas não deu!

Uma pena que tenha saído da forma que saiu!!

Mas antes de tudo amo a família dele, Connie e os filhotes: lindos de morrer!!

Adorei o texto!!

Já falei com Deyvison ... o blog de vcs está muito bom!!!!

BJinhosss

Tati

Daniel Leite disse...

Sou fã do Montoya. Ele, por algum tempo, foi o único capaz de se nivelar a Schumacher na categoria. Claramente, nunca foi tão bom quanto o alemão, mas, como foi bem dito aqui, merecia ter levado um título mundial. Azar dele ter corrido no mesmo período que um certo heptacampeão...

Até mais!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Excelente post, tb não sabia muitas coisas acerca deste arrojado piloto.
Mesmo no estilo "win or wall", sempre gostei dele, merecia ter um caneco da F-1.
E o blog continua ótimo, parabéns!!

F1 Trulli disse...

Muito legal, esse texto (completo)
Eu sempre torci tb pra Montoya, porem ele sempre mostrou ser irregular (tipo Massa), determinadas pistas era certeza d q ñ iria bem
+ ainda acho q ele fez falta pra F1 (e tb foi ofuscado na Nascar), + fazer o q...

abraço

Ciro

Alexandre Massi disse...

Mto boa a matéria, leandro!!! parabéns!!! eu particularmente su fã do montoya...abs

kimi_cris disse...

Montoya na Mclaren esteve sempre na sombra de Raikkonen talvez por isso não se tenha mostado muito e não tenha sido campeão.

Net Esportes disse...

Sou bastante fã do Montoya, o cara ganhou as 500 milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco na F-1, se o cara ganhar Daytona 500 da NASCAR ele faz uma "tríplica coroa" !!!!! he he !!!!! e diga-se de passagem, a esposa dele é linda !!

Priscilla Bar disse...

Montoya é bacana.Só que é muito "Kamikaze" nas pistas.Eu gosto do estilo,mas, isso fez com que ele passasse quase desapercebido na F1.DIgo quase pq nao tem como nao notar o Montoya...rs